PLATAFORMAS DIGITAIS E O PLANEJAMENTO EM CIÊNCIAS: SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES UNIDOCENTES
DOI:
10.26571/reamec.v12.17446Palavras-chave:
Plataformas Digitais, TPACK, Anos Iniciais, Ensino de Ciências, Saberes DocentesResumo
Plataformas digitais de ensino têm ganhado popularidade em sua utilização nos últimos anos, e na mesma velocidade, as lacunas acerca dessa área de pesquisa. O escopo deste artigo é analisar os conhecimentos docentes acerca dessas plataformas, num curso de formação continuada de plataforma digitais, tendo como referencial de análise o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) com foco no Ensino de Ciências, buscando construtos teóricos na área de Formação de Professores, Plataformas Digitais de Ensino, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa foi delineada a partir de um curso sobre plataformas digitais de ensino de Ciências para professores unidocentes que lecionam nos anos iniciais. Para esse artigo utilizou-se os questionários de concepções prévias acerca de plataformas digitais, bem como o plano de aula elaborado durante o curso e entrevista após o curso. Como resultados foram encontradas evoluções nos conhecimentos sobre plataformas digitais de ensino de Ciências da professora unidocente, bem como foi possível identificar possíveis lacunas nas formações dessa professora para trabalhar com as Tecnologias Digitais, indicando a sua potencialidade no processo de Ensino. Percebe-se ainda que o local de trabalho da professora influenciou nas suas escolhas pedagógicas e estratégias para a utilização dessas tecnologias.
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