PLATAFORMAS DIGITAIS E O PLANEJAMENTO EM CIÊNCIAS: SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES UNIDOCENTES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17446

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, TPACK, Anos Iniciais, Ensino de Ciências, Saberes Docentes

Resumo

Plataformas digitais de ensino têm ganhado popularidade em sua utilização nos últimos anos, e na mesma velocidade, as lacunas acerca dessa área de pesquisa. O escopo deste artigo é analisar os conhecimentos docentes acerca dessas plataformas, num curso de formação continuada de plataforma digitais, tendo como referencial de análise o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) com foco no Ensino de Ciências, buscando construtos teóricos na área de Formação de Professores, Plataformas Digitais de Ensino, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A pesquisa foi delineada a partir de um curso sobre plataformas digitais de ensino de Ciências para professores unidocentes que lecionam nos anos iniciais. Para esse artigo utilizou-se os questionários de concepções prévias acerca de plataformas digitais, bem como o plano de aula elaborado durante o curso e entrevista após o curso. Como resultados foram encontradas evoluções nos conhecimentos sobre plataformas digitais de ensino de Ciências da professora unidocente, bem como foi possível identificar possíveis lacunas nas formações dessa professora para trabalhar com as Tecnologias Digitais, indicando a sua potencialidade no processo de Ensino. Percebe-se ainda que o local de trabalho da professora influenciou nas suas escolhas pedagógicas e estratégias para a utilização dessas tecnologias.

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Biografia do Autor

Claudio Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela UFABC. Várias especializações na Área Educacional, destacando Mídias na Educação - UFJF, Informática na Educação - IFSULDEMINAS e Tutoria à Distância - UFMS. Graduado em Pedagogia, Letras - Português, História, Biologia, Matemática e Direito. Atuo como Tutor no Curso de Especialização "Ciência é 10" pela CAPES / UAB / Universidade Federal do ABC - UFABC. Sou Prof.Pesquisador na Extensão e Pesquisa, CEP e Coordenação de Área - Formação de Professores - UNIBTA / UFBRA. Parecerista em Periódicos científicos. Associado da ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância. Participo do grupo de pesquisa GEPECIM - UNIFESP e PECME - UFABC.Minhas pesquisas são voltadas para Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, Plataformas Digitais de Ensino, TPACK e Ludicidade.

Leonardo André Testoni , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de Educação: Psicologia da Educação. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo e Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. Especialista em Química Forense e Perito Forense nomeado pelo Conselho Regional de Química - IV Região (núm. 04166209). Atuou como Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-científica de São Paulo. Atuou como pesquisador do Laboratório de Ensino de Física (LAPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Matemática/ Educação, com ênfase em Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, História e Filosofia das Ciências e Matemática e Articulação Pedagógica entre Matemática e Física.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

LOCATELLI, C. W. .; TESTONI , L. A. . PLATAFORMAS DIGITAIS E O PLANEJAMENTO EM CIÊNCIAS: SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES UNIDOCENTES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24065, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17446. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17446. Acesso em: 6 dez. 2024.