O JOGO DIGITAL “PROBABILIDADE EM AÇÃO”: MOTIVAÇÃO, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17397

Palavras-chave:

Jogo digital educacional, Engenharia de software, Ensino de probabilidade, Ensino Fundamental

Resumo

Partiu-se da contribuição da engenharia de software na construção e inclusão de jogos educacionais digitais para as práticas de ensino e aprendizagem de probabilidade. Apresenta-se a avaliação do jogo digital “Probabilidade em Ação” realizado por 29 alunos (10 e 11 anos) de duas turmas de uma escola pública do município de Barueri, São Paulo, Brasil, segundo o modelo de qualidade de jogos educacionais, considerando três subcomponentes (motivação, experiência do usuário e aprendizagem) e 11 dimensões (atenção; relevância; confiança; satisfação; imersão; interação social; desafio; diversão; competência; aprendizado de curto e longo prazo). Os resultados obtidos por meio da análise das respostas dos alunos caracterizam-se como positivas, além de se configurar como opção para apoiar o processo de ensino e aprendizagem da probabilidade para o Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ailton Paulo Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Latto Sensu em Geomática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da UFTM, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto FAPEMIG: Tendências da pesquisa sobre Educação Estatística no Brasil e FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística.

Nilceia Datori Barbosa, Rede Municipal de Ensino de Santo André, Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutora e mestra em ensino de matemática pelo programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui especialização em Ciências e Tecnologia, pela mesma Universidade, e especializações em Educação Infantil e Ensino Lúdico pela Faculdade de Educação São Luís Jaboticabal - FESL. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Conchas/SP e em Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Possui habilitação plena em Piano pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos/SP e curso técnico com habilitação específica de Magistério - CEFAM. Atualmente exerce a docência na Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Santo André/SP. Em relação à Educação Musical já atuou como docente e musicista. Quanto às atuações na área da matemática, participou como membro de equipe de cursos de extensão voltado à formação de professores pela Universidade Federal do ABC e também já atuou como assistente pedagógica na Secretaria da Educação de Santo André em projeto voltado aos processos de ensino e de aprendizagem da matemática com ênfase na formação de professores.

Referências

ALSINA, Á. Desarrollo de competencias matemáticas con recursos lúdico-manipulativos para niños y niñas de 6 a 12 años. Madrid: Narcea Ediciones., 2011

ALVES, H. C. Utilização de contos de fadas e atividades simbólicas na compreensão de crianças vítimas de violência. 2007. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil, 2007.

ARAÚJO, N. M. S.; RIBEIRO, F. R.; SANTOS, S. F. Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 7. n. 1, p. 4-23, 2012. https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000100002

BARGAGLIOTTI, A. et al. Pre-K–12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education II (GAISE II) - A Framework for Statistics and Data Science Education Writing Committee. Alexandria/VA: ASA, 2020. Disponível em: https://www.amstat.org/docs/default-source/amstat-documents/gaiseprek-12_full.pdf. Acesso em: 31. mar. 2024.

BENNETT, D. J. Aleatoriedade. Trad. de W. Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31. mar. 2024.

BROM, C.; PREUSS, M.; KLEMENT, D. Are educational computer micro-games engaging and effective for knowledge acquisition at high schools: A quasi-experimental study. Computers and Education, v. 57, n. 3, p. 1971-1988, 2011. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.04.007

BRYANT, P.; NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review (summary report). London: Nuffield Foundation, 2012. Disponível em: https://www.nuffieldfoundation.org/wp-content/uploads/2019/12/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

CASSETTARI, F. T. Estudo de caso: uso de um quiz game para revisão de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 2015. 110f. Trabalho de Conclusão (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2015.

CALVILLO-GÁMEZ, E. H. On the core elements of the experience of playing video games Thesis (Doctoral in Philosophy) - UCL Interaction Centre Department of Computer Science, London, United Kingdom, 2009.

DEVELLIS, R. F.; THORPE, C. T. Scale development: theory and applications. Sage Publications Inc, 2003.

DONAGHY, L. Level Up Construct 3: become a game developer, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/levelup.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

ESTRADA, A. Análisis de las Actitudes y Conocimientos Estadísticos Elementales en la Formación del Profesorado. 2002. 365f. Tesis (Doctorado en Didáctica de la Matemática) - Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, España, 2002.

FRANKLIN, C. et al. Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics (GAISE) Education: A Pre-K-12 Curriculum Framework. Alexandria, VA: American Statistical Association, 2007. Disponível em: http://www.amstat.org/education/gaise/. Acesso em: 31 mar. 2024.

FRYKHOLM, J. A. Eenie, Meenie, Minie, Moe ... Building on Intuitive Notions of Chance. Teaching Children Mathematics, New York, v. 8, n. 2, p. 112-117, 2001. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?p=AONE&u=googlescholar&id=GALE|A79587014&v=2.1&it=r&asid=50d209c3. Acesso em: 31 mar. 2024.

GEE, J. P. Deep learning properties of good video games: how far can they go? In: RITTERFELD, U.; CODY, M.; VORDERER, P. (Ed.). Serious games: mechanisms and effects. New York: Routledge, 2009. p. 67-82. https://doi.org/10.4324/9780203891650

GEE, J. P.; MORGRIDGE. T. Being a lion and being a soldier learning and games. In: FACER, K.; JOINER, R.; STANTON, D.; REID, J.; HULL, R.; KIRK, D. (Ed.). Savannah: Mobile gaming and learning? Wiley Online Library, 2007. p. 1027-1041. https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2004.00105.x

GEORGE, D.; MALLERY, P. Using SPSS for Windows Step by Step: a simple guide and reference. London: Pearson Education, 2019.

GÓNGORA, L. C. V. Alternativas didácticas para enseñar probabilidad. In: Conferência Interamericana de Educación Matemática - CIAEM-IACME, 13., 2011. Anais... Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, 2011.

HAIR, J. F., BLACK, W. C., BABIN, B. J., ANDERSON, R. E. AND TATHAM, R. L. Multivariate Data Analysis. Pearson Prentice Hall, 2009.

HAYS, R. T. The effectiveness of instructional games: a literature review and discussion. Orlando: Naval Air Warfare Center Training System Division, 2005.

HERNÁNDEZ, R. et al. Metodología de la Investigación. México D.F.: McGraw-Hill, 2014.

KELLER, J. M. Motivational design for learning and performance: the arcs model approach. Springer, 2009.

KIM, H. Y. Statistical notes for clinical researchers: assessing normal distribution using skewness and kurtosis. Restorative Dentistry Endodontics, v. 38, n. 1, 52-54, 2013. http://dx.doi.org/10.5395/rde.2013.38.1.52

KRÜGER, F. L.; CRUZ, D. M. Os jogos eletrônicos de simulação e a criança. In: Congresso Brasileiro da Comunicação, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 24., 2001. Anais... Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2001.

LEALDINO, P. F. Jogo digital educativo para o ensino de matemática. 2013. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil, 2013.

LINEHAN, C.; KIRMAN, B.; LAWSON, S.; CHAN, G. (2011). Practical, appropriate, empirically validated guidelines for designing educational games. In: Proceedings of the annual conference on Human factors in computing systems - CHI’11, 2011. Proceedings… New York, USA: ACM Press, 2011. https://doi.org/10.1145/1978942.1979229

LONDOÑO, E. Desentrañando la lógica interna del constructivismo social de Vygotsky. (Pensamiento), (palabra) y obra, Colômbia, v. 4, n. 4, p. 76-82, 2010.

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística. São Paulo: Edusp, 2005.

MITAMURA, T.; SUZUKI, Y.; OOHORI, T. Serious Games for Learning Programming Languages. In: IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics. Proceedings… Seoul, Korea, 2012. p. 1812-1817. https://sci-hub.st/10.1109/icsmc.2012.6378001. Acesso em: 31 mar. 2024.

MOITA, F. M. G. S. C. Games: contexto curricular juvenil. 2006. 173f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil, 2006.

MOODY, D.; SINDRE, G. Evaluating the effectiveness of learning interventions: an information systems case study. In: European Conference on Information Systems (ECIS), 11., 2003. Proceedings… Naples, Italy, 2003.

NAVARRO, E.; VAN DER HOEK, A. Comprehensive evaluation of an educational software engineering simulation environment. In: Conference on Software Engineering Education & Training - CSEET '07, 20,. 2007. Proceedings… Dublin, 2007. p. 195-202. https://doi.org/10.1109/CSEET.2007.14

NUNNALLY, J. C. Psychometric Theory. McGraw-Hill Book, 1978.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e Educação. São Paulo: Vozes, 2003.

PETRI, G.; WANGENHEIM, C. G.; BORGATTO, A. F. Qualidade de jogos digitais e não digitais utilizados para o ensino de engenharia de software no brasil. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 7, n. 14, p. 9-29, 2018. https://doi.org/10.5753/RBIE.2019.27.03.52

POELS, K. Y.; KORT, D.; IJSSELSTEIJN, W. It is always a lot of fun!: exploring dimensions of digital game experience using focus group methodology. In: KAPRALOS, B.; KATCHABAW, M.; RAJNOVICH, J. (Eds.). Proceedings of the Conference on Future Play, Toronto, Canada: ACM, 2007. p. 83-89. https://doi.org/10.1145/1328202.1328218

PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. Porto Alegre: AMGH, 2016.

RICCI, M. M. F.; SANTOS, M. H. Utilización de los juegos digitales en la Educación. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, Americana, v. 4, n. 2, p. 163-167, 2016. Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/122. Acesso em: 31 mar. 2024.

SANTOS, A. A. A. et al. Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, Brasil, 2010. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Diretrizes.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

SANTOS, R.; SANTOS, P.; WERNER, C. M. L.; TRAVASSOS, G. Utilizando experimentação para apoiar a pesquisa em educação em engenharia de software no Brasil. In Fórum de Educação em Engenharia de Software (SBES 2008 – FEES), 1., 2008. Anais... Campinas, 2008. https://doi.org/10.13140/2.1.2946.4002

SAVI, R.; WANGENHEIM, C. G. V.; BORGATTO, A. F. A model for the evaluation of educational games for teaching software engineering. In: Brazilian Symposium on Software Engineering, 25. 2011. Anais… São Paulo, Brazil, 2011. p. 194-203. https://doi.org/10.1109/SBES.2011.27

SIENA, M. C. de S. O uso de jogos digitais como ferramenta auxiliar no ensino da matemática e o protótipo do game sinapses. 2018. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - PROFMAT, Sociedade Brasileira de Matemática, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística – IME, Brasil, 2018.

SIJTSMA, K. On the use, the misuse, and the very limited usefulness of Cronbach’s Alpha. Psychometrika, v. 74, p. 107-120, 2009. https://doi.org/10.1007/s11336-008-9101-0

TAKATALO, J.; HÄKKINEN, J.; KAISTINEN, J.; NYMAN, G. Presence, involvement, and flow in digital games. In: BERNHAUPT, Regina (Ed.). Evaluating user experience in games: concepts and methods. Springer, 2010. p. 23-46. https://doi.org/10.1007/978-1-84882-963-3_3

TORRA, M. Más material manipulable para enseñar matemáticas en educación infantil. Revista Educación matemática en la infancia, Madrid, v. 5, n. 1, p. 59-64, 2016.

TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais. In: MOREIRA, José Antônio; VIEIRA, Cristina Pereira (Orgs.). E-Learning no ensino superior. CINEP/IPC, 2017.

TULLIS, T.; ALBERT, B. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Elsevier: Morgan Kaufmann, 2008.

VÁSQUEZ, C.; ALSINA, Á. Enseñanza de la probabilidad en educación primaria. Un desafío para la formación inicial y continua del profesorado. Números: Revista de didáctica de las matemáticas, v. 85, p. 5-23, 2014. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/3677/1/V%C3%A1squez2014Ense%C3%B1anzaNumeros85.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; DATORI BARBOSA, N. O JOGO DIGITAL “PROBABILIDADE EM AÇÃO”: MOTIVAÇÃO, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E APRENDIZAGEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24048, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17397. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17397. Acesso em: 28 set. 2024.