ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18400


Palavras-chave:

Ensino de matemática, Trigonometria no triângulo, Atividades experimentais, Sequência didática

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), intencionando responder à seguinte questão: quais os possíveis efeitos da aplicação de um conjunto de atividades experimentais para o ensino de relações trigonométricas no triângulo retângulo quando desenvolvidas junto a alunos do 2º ano do ensino médio? O objetivo que norteou o processo investigativo foi: analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada em atividades experimentais sobre o processo de ensino e aprendizagem e do desempenho na resolução de problemas trigonométricos no triângulo retângulo de uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A experimentação foi realizada numa escola da rede estadual de ensino do município de Parauapebas, PA, com 40 discentes. Os resultados revelaram que, inicialmente, os alunos apresentaram um desempenho insatisfatório, com uma média de acertos muito baixa no pré-teste. Após a aplicação das atividades, a média de acertos subiu para 85,71%, evidenciando efeito favorável da abordagem experimental. A análise estatística confirmou que a intervenção não apenas melhorou o desempenho acadêmico, mas também reduziu a influência de fatores externos, como condições socioeconômicas, na aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Cláudio Lima da Silva, da Rede Estadual de Ensino do Pará (SEDUC), Parauapebas, Pará, Brasil

    Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2023). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2013). Licenciatura em Letras: Português e Inglês pelas Faculdades Integrada da Terra de Brasília (FTB/USP, 2009). Pós-Graduação em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (FTED, 2014). Pós-Graduação em Método de Ensino de Matemática pela Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FADESA, 2015). Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA, 2017). Atuou como Tutor Presencial no curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2018-2019), pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), e como Professor Horista, na mesma instituição, ministrando a disciplina Matemática Discreta no curso de Engenharia de Software, campus Parauapebas, 2023. Atualmente é Professor de Matemática, pertencente ao quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino (SEMED) - Parauapebas/PA e Rede Estadual de Ensino (SEDUC/PA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Educação Matemática; Sequência Didática e Ensino de Matemática por Atividades Experimentais.

  • Ana Kely Martins da Silva, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (1992), É especialista em Metodologia da Educação Superior pela PUC/ MG. Mestrado Em Ciências da Educação Docência Universitária - IPLAC (2000) . Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). E pós doutorado em Educação com ênfase em Psicologia cognitiva pela Universidade de Flores- Buenos Aires (2020).É professora adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 1994. É Diretora do Desenvolvimento de Ensino da UEPA (desde outubro de 2023) Nesta IES atuou como Diretora de Pesquisa (2001- 2006); Coordenadora de Curso de especialização em Currículo e Avaliação da Aprendizagem; Chefe do Departamento de Educação Geral; Assessora Pedagógica do PROGESTÃO. Atualmente atua como docente nos cursos de licenciatura e no Mestrado Profissional de Matemática. Foi concursada (atualmente aposentada) da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de 1991 até 2024, onde atuou como: professora dos anos iniciais; gestora escolar; coordenadora pedagógica; formadora do ISEBE; técnica do Conselho Municipal de Educação e técnica da SEMEC/ SEDE. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Universidade e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político- pedagógico, educação superior, gestão escolar, planejamento, avaliação da aprendizagem e currículo. Integra o grupo de pesquisa: Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática.

  • Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

  • Francisco Hermes Santos da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

    É Doutor em Educação na área de Educação Matemática pela UNICAMP (1999), Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará ( 1993). Atualmente é docente sem vínculo empregatício da Universidade Estadual do Pará no Programa de pós-graduação em Mestrado profissional em Ensino de matemática ; tem vínculo como docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Program de Pós-Graduação em educação em Ciências e Matemática - PPGECM, pólo UFPA do program em REDE de Formação da Amazônia - REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Teorias de Aprendizagem, atuando principalmente nos temas: educação matemática, aprendizagem significativa e obstáculos didáticos.

Referências

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24087, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18400. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18400. Acesso em: 21 abr. 2025.

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