JARDIM BOTÂNICO ESCOLAR: UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.15969

Palavras-chave:

Etnobotânica, Comunidade Escolar, Conservação, Biodiversidade

Resumo

Os jardins botânicos, de grande importância no contexto da preservação das espécies de flora e fauna no ambiente escolar, promovem a valorização dessas áreas no processo de ensino e aprendizagem. Objetivamos implantar o jardim na Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá para a realização de práticas relacionadas à Botânica e Etnobotânica, no Ensino Médio. Estratégia metodológica de intervenção pedagógica do tipo pesquisa de campo na escola foi a ferramenta utilizada para a coleta de dados. No total participaram oitenta familiares dos alunos com registros do conhecimento e do valor de usos (NF%) das plantas residenciais, sendo a maioria medicinais, frutíferas, alimentícias e ornamentais, representantes da flora mato-grossense. As plantas doadas pelos familiares compuseram a variedade florística implantada na escola e a participação das famílias e comunidade escolar nas atividades reforça a valorização da cultura, da flora e da educação ambiental nas sociedades em geral. Portanto, investir na biodiversidade vegetal aliada às estratégias pedagógicas adequadas promovem além da socialização os conhecimentos científico, cultural e biológico com a implantação e o manejo da unidade denominada Jardim Botânico Escolar.

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Biografia do Autor

Eliani Antunes da Silva Lima, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Mestre em Ciências Florestais e Ambientais UFMT/Cuiabá (2023). Especialista em Educação Ambiental, pelas Faculdades Integradas Matogrossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE (2009). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). É Professora de Biologia, na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (desde 2007), foi Coordenadora Pedagógica durante o ano de 2017 a 2020 e orientadora em 2021. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Etnobotânica.

Maria Corette Pasa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Pós doc Etnobotânica e Etnofarmacobotânica na Cultura de Comunidades Afrodescendentes - Brasil / Europa / África. Pós doc Unidades de Paisagens na Rota Bioceânica do Pacífico ao Atlântico: passado e presente. Doutora em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar - São Paulo. Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT - MT. Professora Titular do Departamento de Botânica e Ecologia - Instituto de Biociências, UFMT. Consultora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Editora-chefe dos Periódicos FLOVET - Flora, Vegetação e Etnobotânica, UFMT e BIODIVERSIDADE, UFMT. Membro de DGPs com certificação nacional. Credenciada nos PPG em Ciências Florestais e Ambientais na Linha de Pesquisa - Uso e Gestão dos Recursos Naturais - Mestrado e no PPGECM/REAMEC - Rede da Amazônia Legal Brasileira - Doutorado. Atua nas áreas de Etnobotânica, Etnoecologia e Etnofarmacobotânica. Membro da Sociedade Ítalo Latinoamericano em Etnomedicina, inclusive África e Ásia - SILAE.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

LIMA, E. A. da S.; PASA, M. C. JARDIM BOTÂNICO ESCOLAR: UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24039, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.15969. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15969. Acesso em: 30 jun. 2024.