Publicação da Seção Especial: “ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA”, na Revista REAMEC (2023)

2023-12-27

Prezados/as leitores/as, autores/as e avaliadores/as,

É com imenso prazer que anunciamos a publicação da Seção Especial: “ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA”, na Revista REAMEC, v. 11, n. 1, jan./dez., 2023. Esta seção, que contribui na celebração de uma década da revista, tem como editora convidada a Profa. Dra. Daysi Julissa García-Cuéllar, pesquisadora da Universidad de Lima (ULIMA, Peru).

Esta edição da Revista REAMEC, intitulada “Ensino e aprendizagem da Geometria com o GeoGebra”, é uma iniciativa do Colóquio GeoGebra da Comunidade GeoGebra Latino-Americana, que é um espaço de compartilhamento acadêmico onde pesquisadores, professores e criadores de recursos se encontram para trocar ideias e compartilhar os avanços no uso do GeoGebra na região. Esta edição, composta por sete artigos, apresenta pesquisas e propostas pedagógicas em que o GeoGebra serve como um meio para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos.

Convidamos todos a explorar os artigos publicados por meio do QR code disponível no Card ou visitando o site da Revista REAMEC.

Não deixe de conferir!

#REAMEC2023 #EducaçãoMatemática #GeoGebra #InovaçãoPedagógica #Amazônia

Agradecemos por compartilhar e disseminar o conhecimento!

Cordialmente,
Equipe Editorial da REAMEC
Link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/view/767

________________________

Apresentação (Peru)
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA
Daysi Julissa García-Cuéllar
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16880

Artigo 1 (Peru)
RECONFIGURAÇÃO DE FIGURAS PARA O CÁLCULO DE ÁREAS COM A FERRAMENTA POLÍGONO RÍGIDO DO GEOGEBRA
Daysi Julissa García-Cuéllar, Mihály André Martínez-Miraval
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16860

Artigo 2 (México)
FIGURAS FEITAS COM GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Alberto Guadarrama, Fernando Becerril
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16861

Artigo 3 (Brasil)
ABORDANDO PROPRIEDADES CONCEITUAIS E FIGURAIS DE OBJETOS GEOMÉTRICOS EM CONSTRUÇÕES NO GEOGOEBRA
Camila Maria Koftun, Maria Ivete Basniak 
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16862

Artigo 4 (Costa Rica)
ESTUDO DE QUADRILÁTEROS BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E NO USO DO GEOGEBRA
William Enrique Poveda
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16863

Artigo 5 (Argentina)
DESENHO DE UM CAMINHO DE ESTUDO E PESQUISA QUE COMBINA FOTOGRAFIA, GEOGEBRA E FUNÇÕES MATEMÁTICAS
Karina Amalia Rizzo, Viviana Angélica Costa
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16864

Artigo 6 (Espanha)
DESENHO DE TAREFAS COM REALIDADE AUMENTADA EM GEOMETRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Camilo Sua, Angel Gutiérrez
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16865

Artigo 7 (Brasil)
ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE
Ivonne C. Sánchez, Iran Abreu Mendes, Luis Andrés Castillo 
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866

________________________