Documentos obrigatórios

Novas Políticas Editoriais e Exigências da Revista 

Antes de submeter o manuscrito sugerimos uma leitura detalhada das novas políticas editoriais e exigências da Revista. As informações estão disponíveis no tópico "Sobre" da Revista:

Documentação obrigatória para submissão 

1. Declaração de conflito de interesses: 

Enviar a Declaração de conflito de interesses durante a submissão, no passo “4. Transferência de documentos suplementares”, conforme MODELO disponibilizado pela Revista REAMEC e orientações apresentadas nas Diretrizes para registro de conflito de interesses.

Documentação obrigatória para publicação 

Caso o manuscrito seja aceito para publicação, o/os autor/autores devem enviar documentos suplementares pelo sistema ou pelo e-mail da Revista REAMEC: revistareamec@gmail.com.

1. Documentação comprobatória de atendimento aos requisitos éticos de pesquisa (quando couber):

O(s) autor(res) deve(m) seguir as diretrizes da Política de Ética e Boas Práticas na Publicação adotadas pela Revista

O(s) autor(res) deve(m) informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. O(s) autor(res) deve(m) enviar juntamente com o manuscrito a cópia da certidão e/ou declaração atestando a observância às normas éticas de pesquisa, inclusive cópia da aprovação do protocolo de pesquisa em Comitê de Ética com seres humanos. Os manuscritos que não atenderem estes requisitos não serão aceitos para publicação na Revista REAMEC.  

2. Declaração de atendimento às recomendações dos avaliadores:

Informar as recomendações solicitadas pelos avaliadores ad hoc e que foram atendidas e apresentar os destaques. O artigo revisado (versão final) deve ser enviado acompanhado desta declaração de atendimentos às recomendações dos avaliadores.

3. Declaração de revisão do manuscrito (por um especialista):

Os artigos aprovados deverão passar por revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado, preferencialmente com experiência em revisão de artigos científicos. O artigo revisado deve vir acompanhado de declaração do revisor.

4. Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais;

Enviar a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais assinada pelos autores do manuscrito conforme Modelo disponibilizado pela Revista REAMEC.

Documentação Extra - Publicação da Tradução do Texto em Inglês ou Espanhol

1. Declaração de tradução
Caso seja de interesse dos autores, os manuscritos aprovados na língua portuguesa poderão ser publicados em inglês ou espanhol, no mesmo ambiente da versão original. Para isso, é necessário passar por uma revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado na língua escolhida (inglês e/ou espanhol), preferencialmente que este profissional tenha experiência em tradução e revisão de artigos científicos. O artigo revisado e traduzido deve ser enviado acompanhado de declaração do revisor e tradutor. Dessa forma, a produção científica terá mais visibilidade internacional. Por enquanto essa tradução para o inglês é opcional. No entanto, a expectativa e perspectiva é que a partir de 2022 TODOS os manuscritos sejam publicados, também, em inglês, atendendo, assim, uma das principais exigências de indexadores internacionais e de boas práticas na divulgando de pesquisa científica.