ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA À LUZ DE PERSPECTIVAS FORMATIVAS TRANSFORMATIVAS
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Palavras-chave:
Educação CTSA, Alfabetização Científica, Ensino de ciências, Problemas socioambientais, SiderurgiaResumo
No contexto do ensino de Ciências, tem se mostrado relevante a utilização dos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação CTSA com o propósito, entre outras coisas, de favorecer a alfabetização científica dos sujeitos participantes de processos educacionais. Alia-se aqui a uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social pelo enfrentamento às opressões presentes em nossa sociedade atual, o que conduziu à realização de considerações acerca da Alfabetização Científica. Neste texto, faz-se uma reflexão sobre possibilidades de uma ação pedagógica, elaborada a partir dos pressupostos anteriormente apresentados, contribuir para a alfabetização científica de estudantes da educação básica, ao participarem da análise dos impactos socioambientais causados por processos de mineração a uma determinada comunidade. Com a análise, identifica-se que a temática e as estratégias didáticas favorecem o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de diferentes visões da Alfabetização Científica, contudo constata-se necessidade de avanços ao perceber que é essencial a assunção de referenciais teóricos relacionados à Alfabetização Científica que auxiliem na elaboração de propostas didáticas que se coadunem com as demandas atuais da sociedade no que diz respeito à formação dos sujeitos que contribuam para a transformação social.
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