ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA À LUZ DE PERSPECTIVAS FORMATIVAS TRANSFORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18161


Palavras-chave:

Educação CTSA, Alfabetização Científica, Ensino de ciências, Problemas socioambientais, Siderurgia

Resumo

No contexto do ensino de Ciências, tem se mostrado relevante a utilização dos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação CTSA com o propósito, entre outras coisas, de favorecer a alfabetização científica dos sujeitos participantes de processos educacionais. Alia-se aqui a uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social pelo enfrentamento às opressões presentes em nossa sociedade atual, o que conduziu à realização de considerações acerca da Alfabetização Científica. Neste texto, faz-se uma reflexão sobre possibilidades de uma ação pedagógica, elaborada a partir dos pressupostos anteriormente apresentados, contribuir para a alfabetização científica de estudantes da educação básica, ao participarem da análise dos impactos socioambientais causados por processos de mineração a uma determinada comunidade. Com a análise, identifica-se que a temática e as estratégias didáticas favorecem o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de diferentes visões da Alfabetização Científica, contudo constata-se necessidade de avanços ao perceber que é essencial a assunção de referenciais teóricos relacionados à Alfabetização Científica que auxiliem na elaboração de propostas didáticas que se coadunem com as demandas atuais da sociedade no que diz respeito à formação dos sujeitos que contribuam para a transformação social.

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Biografia do Autor

  • Katia Dias Ferreira Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - REAMEC) e pós-doutoranda na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). Atuação como docente em cursos de graduação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de 1997 a 2011 e como docente efetiva na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Universitário Sinop (CUS), de 2011 a 2019. Atualmente desenvolve suas atividades como docente efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) na área de ensino de Química. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa e do Comitê de Pesquisa e Inovação ambos do IFMA. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - mestrado profissional, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Universitário Sinop (CUS). Representante da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) no nordeste de 2023 - 2024. Pesquisa na área de Questões sociocientíficas, Educação CTSA, Alfabetização Científica, Tecnologias digitais no ensino de Química, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Química, Formação de professores de Ciências da Natureza/Química.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA À LUZ DE PERSPECTIVAS FORMATIVAS TRANSFORMATIVAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24103, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18161. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18161. Acesso em: 16 abr. 2025.