ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
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Palavras-chave:
Formação Inicial, Currículo, Teoria e Prática, Desenvolvimento Profissional, MatemáticaResumo
O presente estudo tem por objetivo discutir os aspectos teóricos e práticos do processo de formação inicial do professor de Matemática e a contribuição desses saberes para o desenvolvimento profissional do docente. O desenvolvimento desse trabalho se justifica pela possibilidade de problematizar aspectos do processo de formação inicial de professores de matemática e refletir sobre os múltiplos diálogos formativos que se desencadeiam no contexto do curso de Licenciatura em Matemática. A proposta deste estudo está ancorada em pressupostos da pesquisa qualitativa, com caráter analítico-descritivo dividindo-se em dois momentos, onde no primeiro pretende-se realizar uma revisão bibliográfica, utilizando-se de um recorte temporal compreendido entre os últimos dez anos e no segundo momento, uma análise documental, compreendendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal. Nota-se que ao tratar de formação de professores é necessário pensar-se na importância de estabelecer o diálogo entre disciplinas pedagógicas e disciplinas específicas, de modo que se possa contribuir para a constituição de um profissional capaz de refletir sobre sua prática. Por fim, evidencia-se a necessidade de uma reorganização dos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática.
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