ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17727


Palavras-chave:

Formação Inicial, Currículo, Teoria e Prática, Desenvolvimento Profissional, Matemática

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir os aspectos teóricos e práticos do processo de formação inicial do professor de Matemática e a contribuição desses saberes para o desenvolvimento profissional do docente. O desenvolvimento desse trabalho se justifica pela possibilidade de problematizar aspectos do processo de formação inicial de professores de matemática e refletir sobre os múltiplos diálogos formativos que se desencadeiam no contexto do curso de Licenciatura em Matemática. A proposta deste estudo está ancorada em pressupostos da pesquisa qualitativa, com caráter analítico-descritivo dividindo-se em dois momentos, onde no primeiro pretende-se realizar uma revisão bibliográfica, utilizando-se de um recorte temporal compreendido entre os últimos dez anos e no segundo momento, uma análise documental, compreendendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal. Nota-se que ao tratar de formação de professores é necessário pensar-se na importância de estabelecer o diálogo entre disciplinas pedagógicas e disciplinas específicas, de modo que se possa contribuir para a constituição de um profissional capaz de refletir sobre sua prática. Por fim, evidencia-se a necessidade de uma reorganização dos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

  • Francilene de Souza Pastoura, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga, Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Única (Ipatinga-MG). Pós-graduada em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza. Tutora Externa do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020-2024). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) (2016-2018). Bolsista do Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Integrante do Programa Estudante Voluntário em Iniciação a Pesquisa (2017-2018). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro.

  • Francisco José de Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Formação de formadores de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24081, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17727. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17727. Acesso em: 16 abr. 2025.