MAPEAMENTO DE PRAXEOLOGIAS EM PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16825

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação., Educação Matemática, Ensino de equações do primeiro grau, Pensamento algébrico

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma revisão de literatura do tipo descritiva e analítica em teses e dissertações brasileiras, que abordaram praxeologias em livros didáticos, documentos, ou em concepções de professores e alunos sobre as equações, técnicas e erros advindos da resolução de problemas de equações. Para tanto, foi realizado um levantamento nos repositórios dos programas de pós-graduação em Educação e em Educação Matemática, a saber, o Banco de teses e dissertações da CAPES e os repositórios de programas de pós-graduação da área. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 11 estudos que nos permitiram a verificação de algumas características do campo na atualidade e de como ele vem se constituindo nos últimos anos. Os trabalhos apontam para o diagnóstico da ênfase no ensino que prioriza regras para a resolução de equações. Apesar disso, há indicações nos trabalhos analisados que sugerem o uso de significados em detrimento das regras e um dos instrumentos mais citados e que auxilia nessa percepção é balança de dois pratos. Grande parte dos trabalhos aponta para a utilização de recursos manipulativos, bem como o uso da resolução de problemas e da história da matemática como subsídios didáticos. Outro fator importante observado foi que há uma regularidade em relação aos teóricos utilizados como base para os estudos, o que traz a percepção de que existe um campo ligeiramente estabelecido sobre esta temática.

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Biografia do Autor

Hugo Carlos Machado Silva, Secretaria de Educação Estadual do Pará (SEDUC), Belém, Pará, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará (PPGEd UEPA), Mestre em Educação (PPGEd UEPA), graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2009 - 2012) e em Engenharia de Produção pela Faculdade Estácio Belém (2017-2021). Possui experiências em ensino, pesquisa e extensão enriquecidas por atividades acadêmicas interinstitucionais, atua como pesquisador no grupo GRADIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL, vinculado ao Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) desenvolvendo pesquisas sobre Modelagem, otimização e simulação computacional de sistemas e processos. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática e educação especial e otimização de processos via modelagem matemática. Atualmente é docente da faculdade Estácio Castanhal, atuando como coordenador de projetos de extensão e lecionando nos cursos de licenciaturas, gestão de negócios e engenharias, bem como atua como professor efetivo da Secretaria de Educação estadual do Pará, na educação básica nos níveis fundamental e médio.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

SILVA, H. C. M.; SÁ, P. F. de . MAPEAMENTO DE PRAXEOLOGIAS EM PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24044, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16825. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16825. Acesso em: 30 ago. 2024.