AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18031


Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Química Geral, Química Orgânica, YouTube

Resumo

A modernização dos processos educacionais pode estar atrelada ao aparecimento de novas ferramentas. Nesta pesquisa, buscou-se selecionar e avaliar a aprendizagem de conceitos químicos com uso de vídeos da web, com conteúdo de divulgação científica publicado gratuitamente no YouTube, na área de Química. Esses vídeos foram classificados de acordo com 3 grandes áreas da Química: Geral, Físico-Química e Orgânica. Com o objetivo de verificar a eficácia na melhoria da aprendizagem com o uso de vídeos, um teste experimental foi conduzido com estudantes dos cursos superiores do IFTM Campus Uberlândia. Foram utilizados vídeos curtos, exibidos em momentos distintos. Os participantes responderam a um formulário contendo afirmações, em que as verdadeiras deveriam ser marcadas, e a 1 questão aberta. O mesmo formulário foi respondido antes e após a exibição do vídeo. Além disso, a bolsista fez uma mediação e o formulário foi respondido uma terceira vez. As análises realizadas, em número de respostas corretas por pergunta e em número de acertos por estudante, mostraram que os estudantes já tinham algum conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, visto que todos acertaram ao menos dois acertos iniciais. Houve aumento significativo no número de respostas corretas ao longo do processo nos três vídeos analisados, o que aponta para a efetividade na melhoria da aprendizagem de conteúdos da área de Química com o uso de vídeos de divulgação científica e de mediação.

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Biografia do Autor

  • Cridiana Andrade Santos, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFMT), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

    Estudante do Curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

  • Cláudia Maria Tomás Melo, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFMT), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

    Possuo graduação pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica, também, pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Atualmente sou professora titular e atuo como docente, no Instituto Federal do Triângulo- Campus Uberlândia, ministrando aulas para o curso de Tecnologia em alimentos, curso Técnico em Meio Ambiente, Curso de Especialização em Controle de Qualidade em processos Alimentícios e no curso de mestrado tecnológico em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Realizo pesquisas na área de análises físico química de água, alimentos e efluentes, com base no controle de qualidade alimentício e ambiental, visando a química verde com um planeta mais sustentável.

  • Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFMT), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

    Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996/1999) e Bacharela em Tradução (2023, En-Pt-br). Mestra em Química (Orgânica) pela mesma universidade (2001). Especialista em Educação pela faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2008) e em Revisão de textos em língua portuguesa pela UNIUBE (2024). Doutora em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - campus Uberlândia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em análise química de material vegetal, composição centesimal de alimentos e crescimento de plantas. Tem experiência também na formação de professores especialistas em Ensino de Ciências e Matemática, em atividades para desenvolvimento do Clube de Ciências do IFTM campus Uberlândia, além de atuar na área acadêmica editorial.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24097, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18031. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18031. Acesso em: 16 abr. 2025.