AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:

Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Química Geral, Química Orgânica, YouTubeResumo
A modernização dos processos educacionais pode estar atrelada ao aparecimento de novas ferramentas. Nesta pesquisa, buscou-se selecionar e avaliar a aprendizagem de conceitos químicos com uso de vídeos da web, com conteúdo de divulgação científica publicado gratuitamente no YouTube, na área de Química. Esses vídeos foram classificados de acordo com 3 grandes áreas da Química: Geral, Físico-Química e Orgânica. Com o objetivo de verificar a eficácia na melhoria da aprendizagem com o uso de vídeos, um teste experimental foi conduzido com estudantes dos cursos superiores do IFTM Campus Uberlândia. Foram utilizados vídeos curtos, exibidos em momentos distintos. Os participantes responderam a um formulário contendo afirmações, em que as verdadeiras deveriam ser marcadas, e a 1 questão aberta. O mesmo formulário foi respondido antes e após a exibição do vídeo. Além disso, a bolsista fez uma mediação e o formulário foi respondido uma terceira vez. As análises realizadas, em número de respostas corretas por pergunta e em número de acertos por estudante, mostraram que os estudantes já tinham algum conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, visto que todos acertaram ao menos dois acertos iniciais. Houve aumento significativo no número de respostas corretas ao longo do processo nos três vídeos analisados, o que aponta para a efetividade na melhoria da aprendizagem de conteúdos da área de Química com o uso de vídeos de divulgação científica e de mediação.
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