PRÁTICA DE ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17893


Palavras-chave:

Assessoramento Pedagógico em Tecnologia Educacional, Programa de Assessoramento Pedagógico em Tecnologia Educacional, Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar um panorama das produções acadêmicas que tratam a respeito do assessoramento pedagógico em tecnologia educacional em programas de formação continuada de professores da educação básica.  Foi realizada uma Revisão Integrativa (RI), em dissertações e teses disponíveis no portal da CAPES e BDTD, sem período definido, por meio de um protocolo com base em Mendes e Pereira (2020), em quatro etapas:  I – Objetivo e pergunta; II – Busca dos trabalhos; III – Seleção dos trabalhos; e IV – Análise dos trabalhos selecionados.  A partir de critérios qualitativos, os trabalhos selecionados foram analisados na perspectiva da Espiral de Creswell (2014), sendo evidenciadas quatro categorias: 1) O assessoramento pedagógico em tecnologia educacional como espaço de formação mútua proporciona a troca de experiências e a partilha de saberes; 2) O Assessoramento Pedagógico em tecnologia educacional como etapa de um programa de formação continuada de professores orienta o planejamento e a implementação de projetos no contexto escolar; 3) O assessoramento pedagógico em tecnologia educacional é importante na criação de redes de formação de professores para compartilhamento de experiências; e 4) O assessoramento pedagógico em tecnologia educacional contribui com a formação continuada e prática pedagógica de professores. Os resultados indicaram a importância da prática de assessoramento pedagógico em tecnologia educacional como estratégia formativa, alinhada às ações dos programas de formação continuada de professores da educação básica, para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na prática pedagógica do professor com intencionalidade pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Aldemira de Araújo Câmara, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMEC), Amazonas, Brasil
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Mestra em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui as seguintes especializações (lato sensu): Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como Professora e Pedagoga da Educação Básica. Pesquisadora bolsista no Projeto SEL Kernels for Local Needs in Amazonas Region of Brazil (Harvard Graduate School of Education/ EASEL Lab, Fundação Lemann e FAEPI). Experiência profissional na área de Educação, atuando nas seguintes áreas: Educação, Supervisão e Orientação Escolar, Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação Especial, Alfabetização, Gestão Escolar, Educação a Distância e Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus, Amzonas, Brasil

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas ? IFAM. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Especialista em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia ? UNIR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora permanente dos cursos de mestrado e doutorado em Ensino Tecnológico do IFAM, onde também atuou, na graduação, nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e na coordenação do Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas; na pós-graduação, nos cursos de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado em Ensino de Física e na coordenação do Mestrado em Ensino Tecnológico. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Ciências, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Científica e Ensino Tecnológico.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PRÁTICA DE ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24096, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17893. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17893. Acesso em: 16 abr. 2025.