PRÁTICA DE ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:

Palavras-chave:
Assessoramento Pedagógico em Tecnologia Educacional, Programa de Assessoramento Pedagógico em Tecnologia Educacional, Programa de Formação Continuada em Tecnologia EducacionalResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar um panorama das produções acadêmicas que tratam a respeito do assessoramento pedagógico em tecnologia educacional em programas de formação continuada de professores da educação básica. Foi realizada uma Revisão Integrativa (RI), em dissertações e teses disponíveis no portal da CAPES e BDTD, sem período definido, por meio de um protocolo com base em Mendes e Pereira (2020), em quatro etapas: I – Objetivo e pergunta; II – Busca dos trabalhos; III – Seleção dos trabalhos; e IV – Análise dos trabalhos selecionados. A partir de critérios qualitativos, os trabalhos selecionados foram analisados na perspectiva da Espiral de Creswell (2014), sendo evidenciadas quatro categorias: 1) O assessoramento pedagógico em tecnologia educacional como espaço de formação mútua proporciona a troca de experiências e a partilha de saberes; 2) O Assessoramento Pedagógico em tecnologia educacional como etapa de um programa de formação continuada de professores orienta o planejamento e a implementação de projetos no contexto escolar; 3) O assessoramento pedagógico em tecnologia educacional é importante na criação de redes de formação de professores para compartilhamento de experiências; e 4) O assessoramento pedagógico em tecnologia educacional contribui com a formação continuada e prática pedagógica de professores. Os resultados indicaram a importância da prática de assessoramento pedagógico em tecnologia educacional como estratégia formativa, alinhada às ações dos programas de formação continuada de professores da educação básica, para inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na prática pedagógica do professor com intencionalidade pedagógica.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, Elisandra Miranda. Da escola de lata à cultura digital: o processo integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23814. Acesso em: 03 nov. 2023.
BARROSO, Rita de Cássia Amorim. ProInfo em Sergipe e a política estadual de inserção das TIC na educação: um olhar sobre a formação de professores nos NTE de lagarto e Aracaju. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Tiradentes– UNIT. Aracaju, 2012. Disponível em: https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/1028?show=full. Acesso em 17 out. 2023.
BELINE, Willian. Contradições emergentes entre proposta e implementação da informática na educação paranaense: análise das falas dos assessores pedagógicos. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 2006. 279 f. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2006. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEL_9ead753e3101010b84cbca9567daa259. Acesso em: 13 out. 2023.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CUNHA, Maria Isabel da. Qualidade da graduação: o lugar do Assessoramento Pedagógico como propulsor da inovação e do Desenvolvimento Profissional Docente. Educar em Revista. p. 17-31, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mRk4FCqmx4PdsNgYsWWZh7x/?lang=pt. Acesso em: 08 de maio 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente: formar-se para a mudança e a incerteza São Paulo: Cortez, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2018.
MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PEREIRA, Ana Lucia. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 196-228, 2020.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.
MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignacio et al. A prática de assessoramento educacional. Porto Alegre: Artmed, 2007.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 3ª ed. 1992.
PINHEIRO, Josimara da Silva. Formação continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica. 2021. 276 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão educacional) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, RS. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23375. Acesso em: 18 out. 2023.
RIBEIRO, Giovana de Oliveira. Assessor pedagógico: perspectivas e desafios no assessoramento pedagógico nas escolas indígenas e nos centros municipais de educação escolar indígena de Manaus. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/802. Acesso em: 17 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aldemira de Araújo Câmara, Rosa Oliveira Marins Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.