EXPERIMENTO DE YOUNG: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO GANHO DE HAKE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16700


Palavras-chave:

Experimento de Young, Experimentação, Física Moderna

Resumo

A pesquisa aqui apresentada refere-se a uma aplicação do experimento de Fenda Dupla através da Experimentação e do método tradicional de ensino, com o propósito de investigar se o uso de experimentos é capaz de oferecer contributos ao ensino de um conteúdo considerado de difícil compreensão, em comparação ao método tradicional de ensino. É uma pesquisa aplicada, de cunho quali-quantitativa, e o procedimento técnico é o experimental. Para a análise e a comparação dos dados quantitativos, foi utilizado o ganho de Hake, e, para os dados qualitativos oriundos das perguntas subjetivas, utilizou-se análise de texto fundamentada em pesquisadores da área. À vista disso, os resultados mostram que, ao se utilizar a Experimentação, o ganho de aprendizagem é maior, se comparado ao método tradicional de ensino. Acredita-se na importância desta pesquisa por proporcionar subsídios para novas aplicações, pois, além de fornecer uma aprendizagem significativa, o aluno poderá compreender conteúdos relacionados a tecnologias atuais.

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Biografia do Autor

  • Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE (2021), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela UFPI (2022), atual mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Bolsista em projeto de extensão CAPES (2018) e projetos de iniciação científica PRPI (2021). Proficiente em língua espanhola, pesquisadora do PGECM/IFCE e bolsista FUNCAP, atua nas seguintes áreas: Ensino de Física, Ensino de Cosmologia, Física e Meio Ambiente.

  • Davy Mororó Ximenes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (ênfase em Física) pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará e graduado em Física (licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Tem experiência na área de Física, atuando principalmente no ensino de física.

  • Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

EXPERIMENTO DE YOUNG: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO GANHO DE HAKE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24058, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16700. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16700. Acesso em: 16 abr. 2025.