EXPERIMENTO DE YOUNG: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO GANHO DE HAKE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16700

Palavras-chave:

Experimento de Young, Experimentação, Física Moderna

Resumo

A pesquisa aqui apresentada refere-se a uma aplicação do experimento de Fenda Dupla através da Experimentação e do método tradicional de ensino, com o propósito de investigar se o uso de experimentos é capaz de oferecer contributos ao ensino de um conteúdo considerado de difícil compreensão, em comparação ao método tradicional de ensino. É uma pesquisa aplicada, de cunho quali-quantitativa, e o procedimento técnico é o experimental. Para a análise e a comparação dos dados quantitativos, foi utilizado o ganho de Hake, e, para os dados qualitativos oriundos das perguntas subjetivas, utilizou-se análise de texto fundamentada em pesquisadores da área. À vista disso, os resultados mostram que, ao se utilizar a Experimentação, o ganho de aprendizagem é maior, se comparado ao método tradicional de ensino. Acredita-se na importância desta pesquisa por proporcionar subsídios para novas aplicações, pois, além de fornecer uma aprendizagem significativa, o aluno poderá compreender conteúdos relacionados a tecnologias atuais.

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Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE (2021), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela UFPI (2022), atual mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Bolsista em projeto de extensão CAPES (2018) e projetos de iniciação científica PRPI (2021). Proficiente em língua espanhola, pesquisadora do PGECM/IFCE e bolsista FUNCAP, atua nas seguintes áreas: Ensino de Física, Ensino de Cosmologia, Física e Meio Ambiente.

Davy Mororó Ximenes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (ênfase em Física) pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará e graduado em Física (licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Tem experiência na área de Física, atuando principalmente no ensino de física.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; XIMENES, D. M.; ROMEU, M. C. EXPERIMENTO DE YOUNG: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO GANHO DE HAKE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24058, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16700. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16700. Acesso em: 21 out. 2024.