PISA 2003 E 2012: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17474


Palavras-chave:

Pisa, Matemática, Avaliação, Competências, Estudo comparado

Resumo

Este texto apresenta uma análise comparativa de desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional para Avaliação de Alunos (Pisa), de 2003 e 2012, em termos de resultados em Matemática, bem como a descrição das relações entre os resultados desses anos. A escolha dos anos de análise (2003-2012) se deve ao domínio principal avaliado dentro dos ciclos em Matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e exploratória e o método de pesquisa foi a análise descritiva e comparativa com foco nas edições. Os resultados evidenciaram que as proficiências médias em Matemática dos estudantes brasileiros têm aumentado com o tempo. No entanto, estamos longe de alcançar a média de proficiência exigida pela OCDE. Apenas 20% dos estudantes brasileiros estão no nível 2, considerado pela OCDE como o mínimo aceitável de proficiência, e uma inexpressiva parcela de estudantes alcançaram os níveis mais elevados da escala em Matemática, que expressa o desafio significativo que enfrentamos em elevar os padrões de educação e promover um ensino mais eficaz e abrangente. Conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas voltadas para as possíveis causas do baixo desempenho dos estudantes brasileiros no Pisa e de indicativos de superação desses resultados, além de precisar de ensino que proporcione a esses estudantes o desenvolvimento de habilidades Matemática.

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Biografia do Autor

  • Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2020). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (2023). Especialista em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora pela Faculdade Mário Quintana (2023). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022). Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pela Universidade de Brasília (2018). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UniProjeção (2016). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário UniProjeção (2020). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID Matemática UniProjeção; 2) Atuou como Educador Social Voluntário pela SEEDF (2014) em escolas públicas do Distrito Federal; 3) Atuou na Educação Infantil em Matemática pelo projeto "O Círculo da Matemática no Brasil" (2016); 4) Atuou como Professor Regente: Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do Distrito Federal (2017-2021); 5) Atuou como Professor Regente de Matemática na Secretaria de Estado e Educação de Goiás (2022-2024); 6) É membro do grupo "Dzeta Investigações em Educação Matemática" (UnB); e 7) É membro dos projetos de pesquisa: a) Educação Matemática e Práticas Sociais da Matemática em Perspectivas Consolidadas e em Consolidação: Formação Docente, Diversidade, Diferença e Inclusão (2024); b) Atendimento Hospitalar e/ou Domiciliar de Estudantes/Pacientes: Desenvolvimento de Sistemas e/ou Produtos Integrados Online em Saúde e Educação (2022); c) Ensino Presencial e Ensino Remoto Emergencial: Apoios Educacionais, Sociais e Tecnológicos para Usuários das Redes Públicas de Ensino do Distrito Federal e Entorno (2021-2023); e d) Do Ensino Presencial ao Ensino Remoto Emergencial em Função da Covid-19: Apoios Educacionais, Sociais e Tecnológicos para Professores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (2020-2021).

  • Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática (UNICLAR, 2000); Licenciatura em Ciências (UEG, 1996); Licenciatura em Matemática (UNOESTE, 1999) e Licenciatura em Pedagogia (ISF, 2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas (MTC/FE); está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação - EduMat, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha EduMat, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação Especial. Desde 2023 é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP; desde 2023 é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Socioeducação (FE/UnB); desde 2022 é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu e foi Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas - MTC/FE por três mandatos. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". É pesquisador e Consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, onde coordena/coordenou três projetos financiados. Secretário Geral e membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional (2019 - 2022), onde ocupou o cargo de Primeiro Secretário e compôs a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador ad hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador ad doc da FAPDF e de revistas na área de Educação Matemática, Educação e Inclusão.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

PISA 2003 E 2012: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24073, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17474. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17474. Acesso em: 16 abr. 2025.