Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As URLs para as referências foram informadas quando possível. Todas as referências bibliográficas que possuírem link/DOI foram informadas.
  • O texto está de acordo com o Template da Revista e segue as normas apresentadas nas Diretrizes para Autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no Template da Revista e nas Diretrizes para Autores, na página "Sobre" a Revista.
  • As instruções para garantir o anonimato, disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega, foram seguidas. Não colocar nome/nomes de autor/autores e demais informações de possam identificar a autoria do manuscrito que está sendo submetido. Basta apenas informar os nomes dos autores nos Metadados (3º passo do processo de submissão). Excluir identificações nas propriedades do arquivo.
  • Estou ciente e de acordo com as seguintes políticas informadas no site da Revista: (1) Política Livre de Plágio e Autoplágio; (2) Política de direitos autorais; (3) Política de ética e boas práticas na publicação; (4) Política de Acesso Livre; e (5) Política de Privacidade.
  • Estou ciente e de acordo com as Diretrizes para Registro de Conflito de Interesses informadas no site.
  • O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras
  • Estou ciente e de acordo com o Processo de Avaliação pelos pares informado no site da Revista.
  • O manuscrito em submissão atente o Foco e Escopo da Revista.
  • Estou ciente e de acordo com a exigência do cadastro do ORCID, Link do Lattes e demais informações profissionais sobre o/os autor/res deste manuscrito nos METADADOS (3º passo do processo de submissão) e no corpo do manuscrito (conforme Template). (O ORCID pode ser criado rapidamente e gratuitamente no link: https://orcid.org/register). ATENÇÃO: Deve ser informado os e-mails de todos os autores. Estes e-mail devem ser os mesmo cadastrados no ORCID de cada autor. Nos metadados é necessário informar o link do Lattes de todos os autores na opção que pede a URL. Portanto, tanto o ORCID como o Lattes de todos os autores são obrigatórios e devem ser informados nos metadados durante a submissão.
  • Estou ciente e de acordo com o envio dos documentos exigidos nas Diretrizes para Autores caso o manuscrito seja aceito para publicação.

Diretrizes para Autores

Novas políticas editoriais e exigências da Revista 

Antes de submeter o manuscrito sugerimos uma leitura detalhada das novas políticas editoriais e exigências da Revista. As informações estão disponíveis no tópico "Sobre" da Revista:

Documentação Obrigatória para Submissão 

1. Declaração de conflito de interesses: 

Enviar a Declaração de conflito de interesses durante a submissão, no passo “4. Transferência de documentos suplementares”, conforme MODELO disponibilizado pela Revista REAMEC e orientações apresentadas nas Diretrizes para registro de conflito de interesses.

Documentação obrigatória para Publicação  

Caso o manuscrito seja aceito para publicação, o/os autor/autores devem enviar documentos suplementares pelo sistema ou pelo e-mail da Revista REAMEC: revistareamec@gmail.com.

1. Documentação comprobatória de atendimento aos requisitos éticos de pesquisa (quando couber):

O(s) autor(res) deve(m) seguir as diretrizes da Política de Ética e Boas Práticas na Publicação adotadas pela Revista.

O(s) autor(res) deve(m) informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos. O(s) autor(res) deve(m) enviar juntamente com o manuscrito a cópia da certidão e/ou declaração atestando a observância às normas éticas de pesquisa, inclusive cópia da aprovação do protocolo de pesquisa em Comitê de Ética com seres humanos. Os manuscritos que não atenderem estes requisitos não serão aceitos para publicação na Revista REAMEC.  

2. Declaração de atendimento às recomendações dos avaliadores:

Informar as recomendações solicitadas pelos avaliadores ad hoc e que foram atendidas e apresentar os destaques. O artigo revisado (versão final) deve ser enviado acompanhado desta declaração de atendimentos às recomendações dos avaliadores.

3. Declaração de revisão do manuscrito (por um especialista):

Os artigos aprovados deverão passar por revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado, preferencialmente com experiência em revisão de artigos científicos. O artigo revisado deve vir acompanhado de declaração do revisor.

4. Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais;

Enviar a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais assinada pelos autores do manuscrito conforme Modelo disponibilizado pela Revista REAMEC.

Documentação Extra - Publicação da Tradução do Texto em Inglês e/ou Espanhol 

1. Declaração de tradução

Caso seja de interesse dos autores, os manuscritos aprovados na língua portuguesa poderão ser publicados em inglês ou espanhol, no mesmo ambiente da versão original. Para isso, é necessário passar por uma revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado na língua escolhida (inglês e/ou espanhol), preferencialmente que este profissional tenha experiência em tradução e revisão de artigos científicos. O artigo revisado e traduzido deve ser enviado acompanhado de declaração do revisor e tradutor. Dessa forma, a produção científica terá mais visibilidade internacional. Por enquanto essa tradução para o inglês é opcional. No entanto, a expectativa e perspectiva é que a partir de 2022 TODOS os manuscritos sejam publicados, também, em inglês, atendendo, assim, uma das principais exigências de indexadores internacionais e de boas práticas na divulgando de pesquisa científica.

Normas para Submissão / Orientações gerais para autores 

A Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática, e que não estejam simultaneamente submetidos a outros periódicos ou órgãos editoriais. 

A avaliação dos trabalhos será realizada por membros do Comitê Científico Editorial e/ou por pareceristas ad hoc. Eventuais sugestões de modificações por parte da editora serão elaboradas com o consenso dos autores. Os textos expressam opiniões de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista dos Editores da Revista REAMEC ou do Comitê Editorial.

Tipos de Trabalhos Científicos

A Revista REAMEC: Rede Amazônica de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática aceita colaborações inéditas dos seguintes tipos:

1. Artigo científico (pesquisa): documento oriundo de pesquisa científica. O artigo deverá ser fundamentado em experiências de pesquisa, resultado de experimentos, e deverá conter resultados, metodologia, análise e conclusão de pesquisa científica.

2. Artigo de revisão bibliográfica: na revisão bibliográfica, ou revisão da literatura, faz-se uma análise crítica, meticulosa e ampla das publicações correntes em uma determinada área do conhecimento. De um modo geral, a revisão bibliográfica é realizada como parte inicial de um estudo científico, seja da graduação ou pós-graduação, sendo parte fundamental em uma monografia, dissertação ou numa tese. Os objetivos de uma revisão bibliográfica são:

  • verificar se textos relacionados ao assunto a ser estudado já foram publicados;
  • conhecer a forma como esse assunto foi abordado e analisado em estudos anteriores;
  • saber quais são as variáveis do problema em questão.

A revisão bibliográfica é fundamentada em avaliação crítica que resume, analisa e discute informações já publicadas, devendo ter conclusões.

3. Estudo de caso: descrição, exame e julgamento de caso relevante que possa suscitar novas abordagens e/ou discussões. As fases deste tipo de estudo compreendem: estabelecimento dos objetivos, abordagem do problema, coleta de dados (observação, amostragem), análise dos resultados e discussão dos dados significativos. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado que possa gerar alguma inovação, tendo como objeto do estudo uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, uma técnica, um recurso ou ferramenta, etc.

Modelo - Português 

Os artigos em língua portuguesa submetidos à Revista REAMEC, obrigatoriamente, precisam se adequar a este Template para serem avaliados. Caso contrário, serão arquivados.
Acessar

Platilla - Español 

Los artículos en español enviados a REAMEC deben adaptarse a esta plantilla para ser evaluados. De lo contrario, se archivarán.
Acceso

Template - English  

English articles submitted to the REAMEC journal must conform to this Template to be evaluated. Otherwise, they will be archived.
Access

Tempo médio de avaliação e publicação  

Até 4 meses entre o envio do texto e a decisão editorial. Para os manuscritos aprovados, o tempo médio é de até 6 meses entre a submissão e a publicação.

Normas para formatação do manuscrito 

As Diretrizes apresentadas abaixo são as mesmas informadas no Template. 

1 INTRODUÇÃO (Deve iniciar na segunda página)

O texto de Introdução tem a função de apresentar o tema da pesquisa, o problema que será discutido, a justificativa e o(s) objetivo(s) do estudo.

Orientações para formatação:

a) Todos os autores devem possuir o Registro ORCID iD, pois este é exigência dos indexadores desta Revista (Link para registro: https://orcid.org/register); O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: revistareamec@gmail.com.

b) É obrigatório inserir as seguintes informações sobre cada autor (em nota de rodapé na primeira página), pois é exigência dos indexadores da Revista: Titulação e nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Função que desempenha e Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. Endereço para correspondência: Rua/Av., número, complemento, bairro, cidade, estado, país, CEP: xxxxx-xxx. E-mail: autor@xxx.com. Cada artigo deve incluir o nome completo da instituição de trabalho do autor ou autores, ou, quando apropriado, uma declaração de trabalhador independente. Obs.: Na menção à afiliação dos autores, o uso do nome completo da instituição é obrigatório. Cada afiliação deve incluir a cidade e o país da instituição. Se você não tem afiliação, deve indicar "trabalhador independente", "pesquisador independente" ou equivalente. Cada autor deve ter sua afiliação institucional e deve ser fácil de reconhecer em todos os casos.

c) É obrigatório inserir todas as informações sobre os autores nos METADADOS DA REVISTA (página que o artigo foi submetido), disponibilizando os links do ORCID, do Lattes e demais informações.

d) O número de páginas deve oscilar entre 12 (mínimo) e 20 (máximo) para os trabalhos - artigos científicos, revisões bibliográficas, estudos de caso.

e) A configuração da página deve ter margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm;

f) A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12;

g) Espaçamento entre linhas 1,5 cm, com recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento antes e depois dos parágrafos;

h) Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico, ou seja, não utilizar negrito e/ou sublinhado ou outro destaque;

i) As notas de rodapé devem ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre lihas simples e justificado. Sugerimos que as notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser enumeradas por algarismos arábicos.;

j) Siglas e abreviações devem ser utilizadas logo após suas significações e entre parênteses. Exemplo: O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) é destinado à formação de doutores pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) de Instituições de Ensino Superior (IES) da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC);

k) Um espaço antes e um espaço depois de cada tópico ou subtópico;

l) Os tópicos devem ser escritos em letras maiúsculas, alinhados à esquerda e em negrito;

m) A numeração dos tópicos do artigo é sequencial e segue as determinações da norma NB-69 da ABNT (NBR 6024);

n) Os subtópicos devem ser escritos apenas com inicial maiúscula, alinhados à esquerda e em negrito;

o) Resumo, Abstract/Resumen e Referências não recebem numeração. Resumo e Abstract/Resumen devem ser centralizados e as Referências alinhadas à esquerda, também escritas em negrito e caixa alta;

p) As citações devem ser indicadas no texto, informando o sobrenome do autor citado, em caixa alta dentro dos parênteses ou caixa alta e baixa quando fizerem parte do texto, o ano e a página onde se encontra a informação na obra consultada;

q) Nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas. Caso esteja entre parênteses devem ser grafados em letra maiúscula. Por exemplo: Silva (2017) ou (SILVA, 2017).

r) Citações diretas com mais de três linhas devem ser feitas seguindo as normas da ABNT, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Veja exemplos no corpo do texto do Template. Observem que o número da página da citação deve vir junto com o ano, antes ou após o texto citado. As citações diretas com, no máximo, três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas (“ ”). Exemplo: “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas” (GODINO et al., 2017, p.133). Ou ainda, de acordo com Godino et al. (2007, p. 133) “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas”.

s) Sugerimos evitar a citação de citação (apud) e utilizar, sempre que possível, a citação da obra original (ou tradução);

t) Todas as citações diretas ou indiretas devem ser incorporadas ao texto e constar nas referências.

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO (Quantos tópicos e subtópicos forem necessários)

Os referencias teóricos servem de fundamentação para o estudo e são usados na análise dos resultados apresentados posteriormente. Deve ser dada preferência para publicações recentes, de periódicos especializados/conceituados, de livros, dissertações, teses ou ainda de trabalhos apresentados em eventos da área.

As citações serão dispostas de acordo com as normas técnicas ABNT/NBR 10523 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

3 METODOLOGIA (Percursos/caminhos da pesquisa realizada)

É interessante apresentar, sempre que possível (de acordo com as bases teóricas-metodológicas-epistemológicas) uma fundamentação teórica sobre os pressupostos metodológicas da pesquisa realizada: abordagem, tipo, sujeito, lócus, instrumentos, procedimentos e técnicas utilizados, contexto, ambiente, entre outros elementos necessários.

Diálogos, entrevistas, conversas, exemplos de exercícios e outros instrumentos provenientes dos dados coletados devem seguir a formatação: fonte Times New Roman, tamanho 10, itálico, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Entre parênteses colocar a fonte, em letra 10. Caso queiram, podem ser organizados dentro de quadros. Veja exemplos no corpo do texto do Template.

As figuras e quadros devem ficar o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Todo o conteúdo das figuras deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Sempre mencionar a fonte.

Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento.

Os quadros apresentam informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo do quadro deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Sempre mencionar a fonte. Veja exemplos no corpo do texto do Template.

As tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deverá vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título da tabela deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, e deve ser separado da respectiva numeração por um “–” (hífen). Sempre mencionar a fonte.

Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.

O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, deve ser grafado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. Veja exemplos no corpo do texto do Template.

Quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens. A utilização de expressões como “a Tabela acima” ou a “Figura abaixo” não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada.

As tabelas devem ser apresentadas segundo a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Normas de Apresentação Tabular, 1993. Toda a tabela deve conter um título indicando a natureza e abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos, sem abreviações, por extenso, de forma clara e concisa. Deve ter um número (algarismo arábico, crescente) sempre que o documento apresentar duas ou mais tabelas. A moldura não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Deve conter dados numéricos inscritos nas suas células, para informar a quantificação de um fato específico observado. Recomenda-se que seja elaborada de forma a ser apresentada em uma única página e que apresente uniformidade gráfica (fonte, corpo, uso de maiúsculas e minúsculas).

4 ANÁLISES E RESULTADOS

Desenvolver a partir do referencial teórico-metodológico, considerando as exigências científicas para garantir a originalidade, cientificidade, rigor, precisão.

5 CONSIDERAÇÕES

Salientar as conclusões e/ou posições do autor frente aos frutos do estudo, geralmente confeccionada por meio da exploração dos objetivos alcançados e da discussão do problema discutido.

AGRADECIMENTOS

Devem obedecer às mesmas normas usadas no corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5.

REFERÊNCIAS

As referências completas devem ser apresentadas de acordo com as normas técnicas NB-66 (NBR 6023) da ABNT e somente das citações feitas no corpo do texto, não de outras obras consultadas; devem aparecer em ordem alfabética e não numeradas ou com marcadores de texto. Utilizar fonte 12, sem parágrafo, alinhado a esquerda, espaçamento simples e espaço entre cada referência. Sempre que possível é obrigatório inserir os links para acessar as referências disponibilizadas na internet para que os avaliadores e leitores possam consultar imediatamente após (ou durante) a leitura do artigo, principalmente quando se refere à artigo online (em periódicos ou anais de eventos), livro e/ou capítulo de livro em ebook, teses e dissertações.

Para a melhor compreensão e visualização, a seguir são transcritos exemplos de referências de diversos tipos de materiais.

Exemplos:

Livros com 1 autor:
WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1988.

Livros com 2 autores:
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 7. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

Livros com 3 autores:
CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

Livros com mais de 3 autores:
FRANÇA, Júnia Lessa; [Informar todos os autores]. Manual para normalização de publicações técnico- científicas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1990.

Livros com organizadores, coordenadores:
OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

CYRINO, M. C. de C. T. (Org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Matemática: perspectivas e desafios. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
BORBA, M. C. ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Capítulo de livro (Ebook):
BARBOSA, J. C. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. In: OLIVEIRA, A. M. P. de.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8543. Acesso em: 20 jan. 2020.

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo expressos por professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT. 2016. 162 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amazonas, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2016. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/c3b8e3c09269ed7b2a534c6c8c160faa.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. 

Trabalhos de eventos:
ALVARADO PRADA, L. E. A. Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008. In: IX Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais do IX ANDEP SUL – Seminário Nacional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3179/482. Acesso em: 20 jan. 2020.

Artigos de revistas/periódicos:
MARTINS, Endrigo Antunes et al. Crenças de autoeficácia e atitudes de alunos da Educação Básica: possíveis indicativos de desmotivações para a resolução de questões “matematizadas” de ciências naturais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 05-27, jul/dez, 2019. ISSN 2318-6674. Disponível em: https://dev.setec.ufmt.br/periodicos/index.php/reamec/article/view/8346. Acesso em: 20 jan. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p05-27.i8346.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; FERREIRA, A. C.; LOPES, C. A. E.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista. v. 36, 2002, p. 137-160. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1098. Acesso em: 20 jan. 2020.

SANTOS, L. C.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 19, n. 2, set. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/31505. Acesso em: 20 jan. 2020.

Leis, decretos, portarias, etc.:
BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302, de 06 de novembro de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: 2002c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25 mai. 2019.

OBS.: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem obedecer à Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei 9.610/1998).

OBS.: O Comitê Científico Editorial da Revista REAMEC: Rede Amazônica de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e a opinião do autor.

NORMAS:

Os artigos devem ser apresentados em conformidade com as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

a)  Apresentação de Artigos em Publicações Periódicas, NBR 6022/03;
b)  Resumos, NBR 6028/03 (Máximo de 200 palavras);
c)  Referências, NBR 6023/02;
d)  Citações, NBR 10520/02;
e)  Numeração Progressiva das Seções de um Documento, NBR 6024/03.

ATENÇÃO: o tempo decorrido entre a recepção e publicação do artigo é de no máximo 6 (seis) meses.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Atualizado em: 06/04/2020.