ENSINO DA ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: ESTUDO EM PARAUAPEBAS/PA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18778

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Ensino de matemática por atividades experimentais, Ensino da Adição de números inteiros

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de números relativos que teve a seguinte questão orientadora: que efeito o desenvolvimento de uma sequência didática baseada em atividades experimentais traz para o ensino da adição de números inteiros relativos em turma do 7º ano do ensino fundamental? E   objetivou analisar os efeitos do desenvolvimento de uma sequência didática baseada em atividades experimentais para o ensino da adição de números inteiros relativos em turma do 7º ano do ensino fundamental. A parte experimental foi realizada em uma turma do 7º ano, com 18 estudantes, de uma escola da rede pública municipal de Parauapebas, no estado do Pará, durante o ano de 2023. Para análise dos resultados foram utilizadas as seguintes categorias:1) validade das conclusões, 2) satisfação da participação, 3) desempenho nos diagnósticos de cálculo de adição com números inteiros, 4) o tempo de realização das atividades 5) associação estatística entre o desempenho no diagnóstico final e as seguintes variáveis: a) frequência de estudo de matemática fora da escola, b) auxílio em atividades extraclasse, c) interesse nas aulas de matemática, d) gosto pela matemática, e) notas em matemática.  Os resultados apontaram que a maioria das conclusões elaboradas durante as atividades foi válida, o tempo de realização das atividades teve uma queda notória, a maioria dos participantes gostaram de realizar as atividades desenvolvidas, o desempenho no diagnóstico final teve um percentual de acerto elevado e que os participantes conseguiram realizar as atividades e que os fatores analisados não apresentaram associação com o resultado do diagnóstico final.

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Biografia do Autor

Maria Rosângela Silva Barros, Rede Municipal de Ensino (SEMED), Parauapebas, Pará, Brasil

Possui graduação em Graduação em Matemática ( PROEB) pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Especialização em Metodologia do ensino da matemática e física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Cursando Mestrado Profissional em Matemática UEPA .

Roberto Paulo Bibas Fialho, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela União das Escolas Superiores do Pará (1989), graduação em Educação Artística do 1º Grau pela Universidade Federal do Pará (1993), graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1998). É artista plástico e especialista em educação pela UNAMA (1994) e em design de móveis pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2006). Desenvolve atividades como professor adjunto na Universidade do Estado do Pará e professor titular da Faculdade de Estudos Avançados do Estado do Pará - FEAPA, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia científica, educação matemática, psicologia e composição visual, arquitetura e design gráfico. Desenvolveu tese doutoral intitulada "A MATEMÁTICA DO SENSÍVEL PELAS MÃOS DO ARTESÃO: Marcas da aprendizagem matemática e da cultura material dos ceramistas de Icoaraci" (2013), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), pertencente à Universidade Federal do Pará. Atuou como coordenador de TCC no Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da UEPA do ano 2013 a 2018, onde atualmente integra o colegiado deste curso. É também membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, do CCSE/UEPA, ministrando a disciplina Metodologia da Pesquisa em Ensino de Matemática e atuando como colaborador na disciplina Modelagem Matemática.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

BARROS, M. R. S.; FIALHO, R. P. B. .; SÁ, P. F. de. ENSINO DA ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: ESTUDO EM PARAUAPEBAS/PA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24089, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18778. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18778. Acesso em: 12 fev. 2025.

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