MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE GEOMETRIA: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DA XII CNMEM
DOI:
10.26571/reamec.v12.16368Palavras-chave:
Ensino de Geometria, Modelagem Matemática, Mapeamento, XII CNMEMResumo
Este estudo tem como objetivo principal mapear os trabalhos apresentados nos anais da XII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, com foco na Modelagem Matemática e no Ensino de Geometria. Para alcançar esse objetivo, foram seguidas as diretrizes metodológicas propostas por Randolph para busca, seleção e análise dos trabalhos. No total, foram identificados 64 trabalhos na categoria comunicação científica, 31 na categoria relato de experiência e 7 na categoria pôster, todos provenientes da edição de 2023. Após a análise, este artigo reuniu 18 comunicações, 13 relatos e 1 pôster que abordaram atividades de Modelagem Matemática no ensino de Geometria. Os resultados obtidos indicam que, apesar dos esforços dedicados ao ensino de Geometria por meio da Modelagem Matemática, ainda existem áreas que necessitam de aprimoramento e demandam uma exploração mais profunda dos conceitos geométricos, a promoção da interdisciplinaridade, a utilização mais ampla da tecnologia educacional e o fornecimento de apoio pedagógico adequado.
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