MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE GEOMETRIA: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DA XII CNMEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16368

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Modelagem Matemática, Mapeamento, XII CNMEM

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal mapear os trabalhos apresentados nos anais da XII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, com foco na Modelagem Matemática e no Ensino de Geometria. Para alcançar esse objetivo, foram seguidas as diretrizes metodológicas propostas por Randolph para busca, seleção e análise dos trabalhos. No total, foram identificados 64 trabalhos na categoria comunicação científica, 31 na categoria relato de experiência e 7 na categoria pôster, todos provenientes da edição de 2023. Após a análise, este artigo reuniu 18 comunicações, 13 relatos e 1 pôster que abordaram atividades de Modelagem Matemática no ensino de Geometria. Os resultados obtidos indicam que, apesar dos esforços dedicados ao ensino de Geometria por meio da Modelagem Matemática, ainda existem áreas que necessitam de aprimoramento e demandam uma exploração mais profunda dos conceitos geométricos, a promoção da interdisciplinaridade, a utilização mais ampla da tecnologia educacional e o fornecimento de apoio pedagógico adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rhômulo Oliveira Menezes, Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA), Capanema, Pará, Brasil.

Professor Classe I, Nível A, da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (CAMPUS-X/UEPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará (CUNCAST/UFPA). Especialista em Robótica Educacional pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (Polo Capanema/PA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Bolsa CNPq). Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI/UFPA, Bolsa CAPES entre 2017-2018), com período sanduíche em 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/IE/UFRRJ). Nesse período foi Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (GEPETICEM/UFRRJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática da Universidade Federal do Pará (GEMM/UFPA), desde 2011. Membro suplente do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2019-jul./2022) e Membro titular do Conselho Nacional Fiscal da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão jul./2022-jul./2025) Atuando na pesquisa de temas como Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais voltados para o Ensino de Matemática, e Educação Online.

Referências

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

GIRNAT, B.; EICHLER, A. Secondary teachers' beliefs on modelling in Geometry and Stochastics. In: KAISER, G., BLUM, W., BORROMEO FERRI, R., STILLMAN, G. (Ed.). Trends in teaching and learning of mathematical modelling – ICTMA14 Dordrecht: Springer, 2011. p. 75-84. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-007-0910-2_8. Acesso em: 27 jan. 2024.

MENEZES, R. O.; BRAGA, R. M.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. Os usos de tecnologias digitais em atividades de modelagem matemática: uma revisão de literatura. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 280–295, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10052

NAZARÉ, B. G.; SOUZA, E. G. Quais conteúdos matemáticos são abordados em modelagem matemática? In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Anais da IX CNMEM – Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015.

RANDOLPH, J. J. A guide to writing the dissertation literature review. Practical Assessment, Research, and Evaluation, Amherst, v. 14, n. 13, p. 1-13, 2009. https://doi.org/10.7275/b0az-8t74

Downloads

Publicado

2024-02-06

Como Citar

MENEZES, R. O. MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE GEOMETRIA: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DA XII CNMEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24017, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16368. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16368. Acesso em: 13 jul. 2024.