MATHEMATICAL MODELING AND THE TEACHING OF GEOMETRY: MAPPING OF PAPERS FROM THE XII CNMEM
DOI:
10.26571/reamec.v12.16368Keywords:
Geometry Teaching, Mathematical Modeling, Mapping, XII CNMEMAbstract
Este estudio tiene como objetivo principal mapear los trabajos presentados en los anales de la XII Conferencia Nacional sobre Modelado en la Educación Matemática, con enfoque en el Modelado Matemático y la Enseñanza de la Geometría. Para alcanzar este objetivo, se siguieron las directrices metodológicas propuestas por Randolph para la búsqueda, selección y análisis de los trabajos. En total, se identificaron 64 trabajos en la categoría de comunicación científica, 31 en la categoría de informe de experiencia y 7 en la categoría de póster, todos provenientes de la edición de 2023. Después del análisis, este artículo reunió 18 comunicaciones, 13 informes y 1 póster que abordaron actividades de Modelado Matemático en la enseñanza de Geometría. Los resultados obtenidos indican que, a pesar de los esfuerzos dedicados a la enseñanza de la Geometría a través del Modelado Matemático, aún existen áreas que necesitan mejoras y requieren una exploración más profunda de los conceptos geométricos, la promoción de la interdisciplinariedad, el uso más amplio de la tecnología educativa y la provisión de apoyo pedagógico adecuado.
Downloads
Metrics
References
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
GIRNAT, B.; EICHLER, A. Secondary teachers' beliefs on modelling in Geometry and Stochastics. In: KAISER, G., BLUM, W., BORROMEO FERRI, R., STILLMAN, G. (Ed.). Trends in teaching and learning of mathematical modelling – ICTMA14 Dordrecht: Springer, 2011. p. 75-84. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-007-0910-2_8. Acesso em: 27 jan. 2024.
MENEZES, R. O.; BRAGA, R. M.; ESPÍRITO SANTO, A. O. do. Os usos de tecnologias digitais em atividades de modelagem matemática: uma revisão de literatura. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 280–295, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10052
NAZARÉ, B. G.; SOUZA, E. G. Quais conteúdos matemáticos são abordados em modelagem matemática? In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Anais da IX CNMEM – Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015.
RANDOLPH, J. J. A guide to writing the dissertation literature review. Practical Assessment, Research, and Evaluation, Amherst, v. 14, n. 13, p. 1-13, 2009. https://doi.org/10.7275/b0az-8t74
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rhômulo Oliveira Menezes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.