O ENSINO DE ESTEREOISOMERIA NO NÍVEL MÉDIO UTILIZANDO O MÉTODO JIGSAW

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16446

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Estereoisômeros, Habilidades Visuoespaciais, Método Jigsaw

Resumo

Para o estudo de estereoisômeros no nível médio, acredita-se que seja necessária a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e sociais cooperativas. Para tanto, uma Sequência Didática utilizando o método Jigsaw, foi desenvolvida para uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da periferia de Fortaleza-CE. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva dos estudantes. Ela é aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações e de habilidades. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, questionários e gravações de vídeos.  A estratégia didática foi desenvolvida nas etapas de: atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; aplicação de questionário avaliativo. Também foram analisadas respostas provenientes de: uma avaliação pedagógica coletiva, questionários de processamento de grupo e de opiniões (escala Likert). Com a aplicação do método Jigsaw, percebeu-se que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de estereoisomeria.

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Biografia do Autor

Marcelo Max Borges Calixto, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2009). Especialista em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2016) e Mestre em Química pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede (PROFQUI) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará desde 2010. Atuou como Supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2018, foi Coordenador do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) das escolas em que leciona. No presente momento atua como Professor Coordenador de Área (PCA) em Ciências da Natureza e é Professor Preceptor do Programa de Residência Pedagógica (PRP) pela UFC.

Marcia Teixeira Barroso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Ciências / Química pela Universidade Federal de Alagoas (1992) e Doutora em Ciências / Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é docente titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente em: química orgânica, ensino de química, ensino de ciências e divulgação científica. Realizou dois Estágios Pós Doutorais em Paris-França, nos anos de 2002 e de 2012. Coordenou os cursos de Química e Química do Petróleo da UFRN, entre os anos de 2008 e 2011. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-PPGECNM da UFRN entre 2015 e 2016. Entre os anos de 2017 e 2021 coordenou no polo UFRN, o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI e também foi membro do primeiro Comitê Gestor Nacional.

Nedja Suely Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Possui graduação em Química Bacharelado e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Química Analítica no Instituto de Química em Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP. É professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desenvolve suas atividades no Instituto de Química. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Técnicas Termoanalíticas (TG-DTG, DSC e DTA). É membro efetivo do programa de Pós-Graduação (PROFQUI) ? Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Atualmente é conselheira do Conselho Regional de Química (CRQ) - XV Região.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

CALIXTO, M. M. B.; BARROSO, M. T.; FERNANDES, N. S. . O ENSINO DE ESTEREOISOMERIA NO NÍVEL MÉDIO UTILIZANDO O MÉTODO JIGSAW. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24035, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16446. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16446. Acesso em: 30 jun. 2024.