TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E O APRENDIZADO DE TEORIA DOS NÚMEROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2002-2023)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17437

Palavras-chave:

Teoria dos Números, Revisão Sistemática, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este estudo é fruto de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática com o objetivo de entender as tendências das pesquisas sobre o ensino e o aprendizado de Teoria dos Números publicadas no período de 2002 a 2023. As informações para este estudo foram obtidas por meio de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados, como o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos da CAPES e o Google Acadêmico, através da leitura de Dissertações, Teses e artigos. A metodologia é baseada na proposta de revisão sistemática de Vosgerau e Romanowski (2014) e na análise de conteúdo de Bardin (1977). Durante a seleção dos trabalhos foram elaboradas quatro categorias: a formação de professores; o currículo da Educação Básica; estratégias metodológicas na Educação Básica e as dificuldades dos graduandos. Dentre os resultados, destacam-se a limitação de estudos sobre formação de professores, mostrando a importância de uma ampliação de pesquisas que discutam a relevância dessa disciplina na formação docente; a necessidade de maior relação entre a Teoria dos Números na licenciatura e a aplicada na Educação Básica, tendo em vista sua relevância para o aprendizado de outros conteúdos matemáticos; a utilização de várias metodologias de ensino, como por exemplo, as metodologias ativas e as tendências em Educação Matemática; por fim, as dificuldades dos licenciandos em Teoria dos Números, dentre elas a decomposição de fatores primos e o uso adequado da linguagem matemática.

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Biografia do Autor

Hebison Almeida dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Paragominas, Pará, Brasil.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorando em Educação em ciências e Matemática (REAMEC-UFPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Paragominas, Pará, Brasil

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (2016). Sou professor efetivo do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente venho pesquisando a respeito das influências da linguagem no ensino/aprendizado da Matemática e dedico-me à leitura das obras do filósofo Ludwig Wittgenstein. Tenho pesquisado também a respeito das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica à Educação Matemática.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

SANTOS, H. A. dos .; SILVA, P. V. da. TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE O ENSINO E O APRENDIZADO DE TEORIA DOS NÚMEROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (2002-2023) . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24049, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17437. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17437. Acesso em: 13 set. 2024.