TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DOCUMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16833

Palavras-chave:

Mapeamento Documental, Matemática, Metodologias Ativas, TDIC

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar as tendências metodológicas que integram as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) às Metodologias Ativas (MA) para o Ensino de Matemática na Educação Básica, especificamente nos anos iniciais. Construímos o aporte teórico com base nos temas TDIC no Ensino de Matemática e MA. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa a partir da técnica de mapeamento, que considerou a base de dados do Portal de Periódicos da CAPES como local para a seleção de artigos. Os resultados da análise dos artigos permitiram identificar que as tendências metodológicas adotadas na integração das TDIC em Matemática são o ensino híbrido e a aprendizagem colaborativa, por meio de projetos, do lúdico, de jogos ou da proposta STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

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Biografia do Autor

Antoniel Neves Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2020) e especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Educação Ethikos. Tem experiência na área de Educação,como professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais e finais. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Marlúbia Corrêa de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus de Caxias do Sul (IFRS), Caxias do Sul, RS, Brasil

Atualmente é Professora Visitante no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus de Caxias do Sul e Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - 2019) - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus-BA), onde foi Professora Visitante Adjunto no período de 2019 até 2024. Pós-doutorado em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso (2022) - Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal / Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS; 2014-2018); Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SEPQ). Vice líder no Grupo de Pesquisa - Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM). Organizadora, até o momento de 10 livros, sendo: 2 sobre Métodos de Análise em Pesquisa Qualitativa; 2 sobre Ensino de Ciências e Matemática com uso de tecnologias em sala de aula; 1 sobre Análise de Discurso e Análise de Conteúdo; 1 Teorias da Análise do Discurso; 1 sobre ensino de estatística na Educação Básica, e 3 livros sobre o Uso de Tecnologias Digitais na Educação respectivamente, (I) do Brasil e Portugal; (II) Brasil e Espanha e Better Together III: O uso de tecnologias digitais na educação da Ibero-América.

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP (2014) com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação (2007) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia, lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCEX), atuando como professora na graduação e como permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), na Linha 1 -  Formação de Professores em Educação em Ciências e Matemática, e também no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Matemática (GPTDEM) certificado pela UESC e CNPQ. Compõe o banco de avaliadores (Basis) do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do INEP/MEC e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) para Educação Básica. Foi coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UESC com vigência de abril/2020 a abril/2022. Foi Coordenadora do Institucional do Programa Institucional de Residencia Pedagógica de fevereiro/2018 a março/2019 na UESC. Foi coordenadora da área de Matemática no PIBID entre os anos de 2016 a 2018, e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Robótica Educacional, Comunidade de Pratica; Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino a Distância. Mãe do Davi Augusto de 4 anos

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

CRUZ, A. N. .; PAULA, M. C. de .; SILVA, F. dos S. . TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DOCUMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24043, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16833. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16833. Acesso em: 21 out. 2024.