ARDUINO INTEGRADO AO ENSINO DE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
10.26571/reamec.v12.17642Palavras-chave:
Arduino, Ensino de Física, Revisão Sistemática de Literatura, Robótica educacionalResumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o Arduino no ensino de física, utilizando artigos científicos indexados nas plataformas CAPES, SciELO e Redalyc, no período de 2018 a 2023. O objetivo desta pesquisa foi conduzir uma análise crítica da contribuição dos estudos na área acadêmica e científica no contexto nacional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, fundamentados nos conceitos técnicos e científicos da RSL, com processos e dados apresentados em quadros e gráficos. Os estudos analisados evidenciaram contribuições significativas no uso de equipamentos digitais em abordagens experimentais, destacando-se pela utilização de materiais de baixo custo. No entanto, foi observada uma baixa incidência da robótica educacional como estratégia de ensino nesta amostra. Espera-se que este estudo contribua para o campo acadêmico e científico, auxiliando professores e pesquisadores acerca das estratégias de ensino envolvendo Arduino e o ensino de física.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
No metrics found.
Referências
ADMIRAL, T. D. Aula experimental remota: determinado do coeficiente de restituído utilizando Arduino. Revista de Enseñanza de la Física, v. 34, n. 1, p. 81-90, 2022. ISSN 0326-7091.
http://dx.doi.org/10.55767/2451.6007.v34.n1.37937.
ADMIRAL, T. D. Experimento de difração luminosa utilizando coleta de dados totalmente automatizada por Arduino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200139, 2020.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0139.
ALVES, P. V. et al. Uso do Arduíno como um sistema alternativo para medir radiação solar global e práticas educacionais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20190304, 2020.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0304.
ANDRADE, T. G. M. de. et al. A robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 317-330, 2018.
https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.317-330.
APOCALYPSE, S. M.; JORENTE, M. J. V. O método design thinking e a pesquisa em ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 27, p. 1-21, 2022.
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87281.
ARAÚJO, A. C. S. et al. Ensino de Cosmologia frente à abordagem curricular pedagógica encontrada em artigos científicos. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 11, n.1, e23035, jan./dez., 2023.
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14995.
ARDUINO. O que é Arduino, 2018. Disponível em: https://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction. Acesso em: 5 abr. 2024.
BARROS, A. F. de. O uso das tecnologias na educação como ferramentas de aprendizado. 2019. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_o_uso_da_tecnologia_como_ferramenta_aprendizado_1.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
BARROS, T. R.; DIAS, W. S. Práticas experimentais de Física a distância: Desenvolvimento de uma aplicação com Arduino para a realização do Experimento de Millikan remotamente. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, p. e20190049, 2019.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0049.
BUSS, C. da S.; MACKEDANZ, L. F. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 122–131, 2017.
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.122-131.481.
CARDOSO, J. M.; ZANNIN, M. Proposta experimental para análise das variáveis de estado dos gases com Arduino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, p. e20190028, 2019.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0028.
CARVALHO NETO, J. T. de.; APOLINÁRIO, F. R.; SOARES, A. A. de. Sistema photogate de seis canais analógicos para laboratórios didáticos de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 40, n. 1, e1504, 2018.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0166.
CASTILHO, W. S.; OLIVEIRA, D. L.; DUTRA, M. V. G. O ensino de física aliado a recursos educacionais digitais (red): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. Revista Observatório, [S. l.], v. 7, n. 2, p. a2pt, 2021.
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt.
CORDOVA, H. P. et al. Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, e2505, 2018.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0299.
CORRALLO, M. V.; JUNQUEIRA, A. de. C.; SCHULER, T. E. Ciclo de modelagem associado à automatização de experimentos com o Arduino: uma proposta para formação continuada de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 634-659, 2018.
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p634.
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.
DERMEVAL, D.; COELHO, J. A. P de M.; BITTENCOURT, I. I. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano (orgs.). Metodologia de pesquisa científica em informática na educação: abordagem quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.
DUMINELLI, G. P. F.; AYLON, L. B. R.; GOMES, L. C. A robótica educacional em aulas de física do ensino médio como um recurso para melhorar o pensamento crítico dos alunos. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 3, n. 2, p. 126-138, 2022.
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66356.
DWORAKOWSKI, L. A.; DORNELES, P. F.; HARTMANN, A. M. Estudo de gráficos da cinemática através do jogo batalha naval e de atividades robóticas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 532-549, 2018.
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p532.
FIELD´S, K. A. P.; RIBEIRO, K. D. F.; SOUZA, R. A. Utilização de metodologias ativas apoiadas em tecnologias digitais para o ensino de química: um relato de experiência. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21052, 2021.
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11890.
GALVÃO, I. C. M.; ASSIS, A. Atividade experimental investigativa no ensino de física e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 14-26, 2019.
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1570.
LIMA, G. T. de; MARSON, P. G.; SANTOS, H D. Desenvolvimento de uma Microbalança de Cristal de Quartzo (MCQ) experimental como ferramenta para o ensino de física moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210153, 2021.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0153.
SILVA, M. B. da; MELLO, G. J. . ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24006, 2024.
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16381
MAQUERA, A. G. et al. Protótipo detector de faíscas para partículas alfa: uma proposta educacional sem uso de fontes radioativas. Revista Ciências & Ideias, p. 225-241, 2022.
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1716.
MARTINS, W. V. A.; RODRIGUES, C. G.; ANDRADE, E. V. O ensino sobre força de empuxo auxiliado por experimentos de fácil acesso. Revista Mais Educação, v. 5, n. 1, p. 1.082-1.092, 2022.
https://doi.org/10.51778/2595-9611.v5i1.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451.
MOREIRA, M. P. C. et al. Contribuições do Arduino no ensino de física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, 2018.
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p721.
MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F. Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 65-85, set./dez. 2018.
http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n3.7591.
MOURA, F. A. de; GOMES, T. J. de S.; MARIA, A. C. C. de; MOURA, S. R. Ensino de termometria e tecnologias de inovação: realidade e possibilidades de uma prática educacional usando Arduino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019.
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.459.
NASCIMENTO, J. F.; BORGES, V. E. S.; NASCIMENTO, R. M. M. F. Descrição temporal de forças de colisão: um modelo didático para laboratório de física assistido por sistema embarcado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, 2018.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0219.
OKOLI, C. et al. Técnica e introdução: guia para realizar uma revisão sistemática de literatura. EaD em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, 2019.
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
OLIVEIRA, I. N. de et al. Construção de uma maquete experimental automatizada para o estudo da polarização da luz e comprovação experimental da Lei de Malus com o auxílio da plataforma Arduíno. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200247, 2020.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0247.
OLIVEIRA, I. N. de et al. Estudo das propriedades do Diodo Emissor de Luz (LED) para a determinação da constante de Planck numa maquete automatizada com o auxílio da plataforma Arduíno. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20190105, 2019.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0105.
OLIVEIRA, I. N. et al. Construção de uma maquete experimental automatizada para a determinação da constante de Planck com o auxílio da plataforma Arduíno. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 828-848, 2020.
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p828.
ORTUNES, L.; SOUSA, F. A. de. Abordagem de ensino e as novas tecnologias de informação: uma aproximação da realidade do aluno. Revista Espaço Acadêmico, v. 18, n. 205, p. 62-75, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/40227. Acesso em: 14 abr. 2024.
PASINATO, L. B.; TRENTIN, M. A. S. A robótica na escola: promovendo o raciocínio lógico e articulando a tecnologia na educação básica por meio de um desafio relâmpago. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e094420-e094420, 2020.
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.944.
PEREIRA, P. D. M.; SILVA, M. S. da. Construção de um kit experimental com Arduino para ensino de oscilações em tempo real. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210186, 2021.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0186.
RODRIGUES, I. L. et al. Uma proposta de sequência didática com o uso de experimentação para a construção de conceitos de eletromagnetismo no ensino médio. Conexões - Ciência e Tecnologia, v. 15, p. 021017, 2021.
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2123.
SANTOS, R. C.; SILVA, M. D. F. da. A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 3, 2020.
http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v13n3.10965.
SILVA, D. S. M. da. et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, p. e058, 2022.
https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210018.
SILVA, J. B. da. et al. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018.
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.780-791.838.
SILVA, M. L da; LIMA, I. B.; PONTES, E. A. S. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 21, n. 8, p. 9038–9050, 2023.
https://doi.org/10.55905/oelv21n8-066.
SILVA, O. H. M. da.; SCHMIDT, L. F.; LABURÚ, C. E. Proposta de atividade experimental para estudos de frequências de um marcador de tempo usando Arduino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 446-458, 2021.
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73810.
SILVEIRA, M. V. da.; BARTHEM, R. B.; SANTOS, A. C. dos. Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, p. e20180084, 2018.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0084.
SOARES, A. A. et al. Polaridade magnética e sensor Hall: uma proposta de experimento para os ensinos fundamental e médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210185, 2021.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0185.
SOARES, R G.; AMORIM, H. S de. Um marégrafo ultrassônico baseado na placa Arduino para investigação do fenômeno das marés. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 925-943, 2020.
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p925.
SOUSA JÚNIOR, I. V. de et al. Física experimental com Arduino: ondas em uma corda tensionada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200177, 2020.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0177.
SOUSA, J. R. de; SANTOS, S. C. M. dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, jul.-dez. 2020.
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.
SOUZA JÚNIOR, D. B. de; ARAÚJO, J. W. B. de.; KAKUNO, E. M. Velocidade do som em metais pelo método do tempo de voo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200164, 2020.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0164.
SOUZA, C. J. M. de et al. Demonstração e análise da interferência acústica utilizando um “tubo de Quincke” e a plataforma Arduino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210191, 2021.
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0191.
SOUZA, L. G. de.; COSTA, D. R. S. da.; ESMERALDO, N. F. de. A.; SILVA, P. C. L. da. O uso do Arduino para o estudo de circuitos do tipo rc. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S. l.], v. 15, p. e021009, 2021.
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1914.
SZMOSKI, R. M. et al. Desenvolvimento de um aparato experimental de baixo custo para o estudo de objetos em queda: análise do movimento de magnetos em tubos verticalmente orientados. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 1, e1505, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wefiton Sousa Rocha, Sthephany de Castro Ruivo, Mairton Cavalcante Romeu, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.