ARDUINO INTEGRADO AO ENSINO DE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17642

Palavras-chave:

Arduino, Ensino de Física, Revisão Sistemática de Literatura, Robótica educacional

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o Arduino no ensino de física, utilizando artigos científicos indexados nas plataformas CAPES, SciELO e Redalyc, no período de 2018 a 2023. O objetivo desta pesquisa foi conduzir uma análise crítica da contribuição dos estudos na área acadêmica e científica no contexto nacional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, fundamentados nos conceitos técnicos e científicos da RSL, com processos e dados apresentados em quadros e gráficos. Os estudos analisados evidenciaram contribuições significativas no uso de equipamentos digitais em abordagens experimentais, destacando-se pela utilização de materiais de baixo custo. No entanto, foi observada uma baixa incidência da robótica educacional como estratégia de ensino nesta amostra. Espera-se que este estudo contribua para o campo acadêmico e científico, auxiliando professores e pesquisadores acerca das estratégias de ensino envolvendo Arduino e o ensino de física.

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Biografia do Autor

Wefiton Sousa Rocha, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui curso técnico em Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019), graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2023). Atualmente é mestrando em Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com estudo na área do Ensino de Física. Atuando como professor de Matemática no Colégio Alamar. Possui experiência nas áreas de Física e Matemática no ensino básico.

Sthephany de Castro Ruivo, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE, Campus Fortaleza. Atua como professora de física, astronomia e desenvolvedor de conteúdo astronômico no Planetário Rubens de Azevedo, Fortaleza/CE.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Tecnologia da Comunicação e Informação em EaD na linha Tecnologia na Escola pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua nas áreas da Educação com ênfase em Tecnologia educacional, Currículo e Práticas inovadoras. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) - Grupo Pesquisa em Educação e Práticas Pedagógicas Inovadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Editora-chefe da Revista Conexões Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

ROCHA, W. S. .; RUIVO, S. de C. .; ROMEU, M. C. .; ALMEIDA, A. C. F. de . ARDUINO INTEGRADO AO ENSINO DE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24070, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17642. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17642. Acesso em: 21 out. 2024.