ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL V

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17487


Palavras-chave:

Educação Infantil, Conhecimento Matemático, Sequência Didática

Resumo

A Educação Infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve respeitar dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras. Abordar conceitos matemáticos, nesse nível de ensino, mostra que é preciso buscar estratégias para direcionar o trabalho dos professores, principalmente, no que diz respeito à aprendizagem mais significativa e contextualizada. Este estudo compreende as estratégias para o ensino da matemática na Educação Infantil V e apresenta uma proposta para este de forma mais atrativa e clara para crianças do Ensino Básico. Foi aplicada e analisada uma estratégia para a aprendizagem dos conceitos de quantidade na Educação Infantil, utilizando a modelagem matemática, envolvendo brincadeiras com massa de modelar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, para coleta de dados, lançou mão de pesquisas documental, bibliográfica e participativa. A partir de uma sequência didática para a Educação Infantil, elaborada com massa de modelar e relacionando conceitos matemáticos, os dados foram coletados. Apontamentos no diário de campo também auxiliaram a análise dos resultados. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Fortaleza, no Ceará, com estudantes de uma turma do Ensino Infantil V. Concluiu-se que a matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, quando ensinada de maneira apropriada. Ao longo desta pesquisa, constatou-se a importância de abordagens que buscam superar possíveis resistências ao aprendizado dessa disciplina, as quais podem prejudicar, significativamente, o desempenho acadêmico das crianças. Diante disso, espera-se oportunizar ampliação de saberes discente, desde a educação infantil, preparando esse sujeito para o protagonismo crítico, autônomo e letrado no mundo da matemática.

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Biografia do Autor

  • Ana Angélica Nunes Paiva, Secretaria Municipal de Fortaleza (SME), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Cursando mestrado no Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil, orientada pela Professora Dra. Arlete Beatriz Becker Ritt.

  • Arlete Beatriz Becker-Ritt, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Professora Titular ULBRA . Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020). Especialista ESG e Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (2024). Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: urease, soja, toxicidade, expressão heteróloga, proteína, ensino de ciências, ensino de química. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS. Docente nos cursos de Medicina e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Presidente da Comissão Interna de Biossegurança - ULBRA/Canoas (nomeada em 2013). Coordenadora Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, CEP-ULBRA (2013-2016; 2019).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL V. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24107, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17487. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17487. Acesso em: 16 abr. 2025.