ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL V
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Palavras-chave:
Educação Infantil, Conhecimento Matemático, Sequência DidáticaResumo
A Educação Infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve respeitar dois eixos estruturantes: interações e brincadeiras. Abordar conceitos matemáticos, nesse nível de ensino, mostra que é preciso buscar estratégias para direcionar o trabalho dos professores, principalmente, no que diz respeito à aprendizagem mais significativa e contextualizada. Este estudo compreende as estratégias para o ensino da matemática na Educação Infantil V e apresenta uma proposta para este de forma mais atrativa e clara para crianças do Ensino Básico. Foi aplicada e analisada uma estratégia para a aprendizagem dos conceitos de quantidade na Educação Infantil, utilizando a modelagem matemática, envolvendo brincadeiras com massa de modelar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, para coleta de dados, lançou mão de pesquisas documental, bibliográfica e participativa. A partir de uma sequência didática para a Educação Infantil, elaborada com massa de modelar e relacionando conceitos matemáticos, os dados foram coletados. Apontamentos no diário de campo também auxiliaram a análise dos resultados. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Fortaleza, no Ceará, com estudantes de uma turma do Ensino Infantil V. Concluiu-se que a matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, quando ensinada de maneira apropriada. Ao longo desta pesquisa, constatou-se a importância de abordagens que buscam superar possíveis resistências ao aprendizado dessa disciplina, as quais podem prejudicar, significativamente, o desempenho acadêmico das crianças. Diante disso, espera-se oportunizar ampliação de saberes discente, desde a educação infantil, preparando esse sujeito para o protagonismo crítico, autônomo e letrado no mundo da matemática.
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