ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS SOLOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16679

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino por Investigação, Sequência de Ensino Investigativo, Formação de Rochas

Resumo

A abordagem Ensino por Investigação pode ser utilizada no ensino de ciências para apresentar aos discentes saberes diversos, a partir de questionamentos relacionados ao cotidiano do aluno. O professor mediador auxilia o aluno por meio dos seus próprios questionamentos. O ensino acerca da formação das rochas é uma temática inserida no currículo do ensino de ciências e a problemática foi: como o ensino por investigação auxiliou no processo de ensino de ciências sobre a formação geológica a um aluno do quinto ano do ensino fundamental? Esta pesquisa de abordagem qualitativa, foi construída a partir da proposta de atividade experimental denominada “Formação das Gemas” através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) apresentada a um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I, com a seguinte questão norteadora: o que determina ou causa as diferentes características de formação das rochas? Após a realização da atividade, observou-se que sua compreensão sobre o tema mudou, a partir da mediação docente em meio a abordagem investigativa. O aluno observou e identificou a teoria que mais faria sentido e criou uma outra ou hipótese para responder aos questionamentos do docente. A forma de ensinar acerca da formação das rochas é uma temática inserida no currículo do ensino de ciências e o Ensino por Investigação poderá ser utilizado como abordagem alternativa nas aulas de ciências. 

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Biografia do Autor

Dion Leno Benchimol Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pelo IFPA - Campus Tucuruí (2019), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2016), Tecnólogo em Gestão de Pública pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2020), Pós-Graduado nível de Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Fac. Jardins (2018), Pós-Graduado em nível de Especialização em Educação do Campo - UNIMINAS (2019), Pós-graduado nível de Especialização em Gestão e Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior Faculdade de São Vicente Unibr (2021), Pós-graduado em nível de Especialização em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, pelo IFPA - Campus Tucuruí, Licenciado em Pedagogia - UNOPAR (2022), Mestrando em Educação em Ciência e Matemática, PPGECM pela UNIFESSPA. Pós-graduando em nível de Especialização em Ciências Biológicas e suas Tecnologias no Ensino - UFPI (2024). Orientador voluntário do Curso de pós-graduação Informatica na educação do IFMA/UAB (2023-2024).

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Castanhal, Pará, Brasil.

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA), Doutorado em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru) , Pós-Doutorados (Universidade do Porto; UNESP/Campus Bauru e pela UTFPR). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências e do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Claudio Emidio Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Marabá, Pará, Brasil.

Sou formado em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Rio Claro), (1993) com mestrado em Ciências Biológicas - Biologia Ambiental, pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi (1998) e Doutor em Educação com o tema em Educação Escolar Indígena, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal do Pará (2017).Atuo principalmente nas seguintes áreas: EDUCAÇÃO - Práticas e metodologias do Ensino de Ciências, Química e Biologia; Formação de Professores; Formação de Professores Indígenas; Produção de Materiais Didático-Pedagógicos para uso no Ensino de Ciências, Química e Biologia, na escola (indígena e não indígena); Povos indígenas na América Latina e suas lutas por território, educação e identidade.BIOLOGIA - Etnobiologia; Etnozoologia; Etnoecologia; Conhecimento tradicional indígena como forma de conhecer o mundo; Caça e manejo de fauna com populações indígenas;Atualmente sou professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Professor do Magistério Superior, no Instituto de Ciências Exatas - ICE, Faculdade de Química - Faquim, trabalhando nos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Naturais.Atuo no MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM-UNIFESSPA, como professor credenciado. Também atuo no MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena - PPGEEI/UEPA-UFPA-UNIFESSPA-UFOPA, (mestrado em rede) como professor credenciado.Participo como pesquisador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TEORIAS EPSTEMOLÓGICAS E MÉTODOS DA EDUCAÇÃO - EPSTEM-UFPA, no projeto "Conhecimento Filosófico e Formação Epistemológica em Programas de Pós-Graduação em Educação da Amazônia Paraense".Coordeno o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA DA AMAZÔNIA - GEPECAM.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

SILVA, D. L. B.; MALHEIRO, J. M. da S. .; SILVA, C. E. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DOS SOLOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24032, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16679. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16679. Acesso em: 5 maio. 2024.