METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: OS DESAFIOS DA PRÁTICA NA PERSPECTIVA DOCENTE
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Palavras-chave:
Ciências Naturais, Desafios docentes, Ensino e aprendizagem, Ensino Fundamental, Metodologia ativaResumo
As metodologias ativas de ensino são estratégias pedagógicas cujo objetivo central é promover o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. No contexto do ensino de Ciências, essas metodologias são promissoras, pois contribuem para uma formação integral e científica dos estudantes. No entanto, apesar de suas contribuições, a aplicação das metodologias ativas não está isenta de desafios. Diante disso, este artigo faz parte de uma investigação realizada em uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os desafios associados à utilização de metodologias ativas no ensino de Ciências, a partir da perspectiva dos professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Rio Grande. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas, envolvendo a participação de 29 professores de Ciências. A análise de dados foi conduzida utilizando a metodologia da Análise Temática e revelou uma série de obstáculos em relação à aplicação de metodologias ativas, tais como a falta de motivação dos estudantes, conhecimento dos professores e limitações de tempo e recursos. Portanto, apesar do potencial enriquecedor das metodologias ativas para o ensino de Ciências, sua implementação requer conhecimento e adaptação dos professores para superar os desafios da prática, os quais podem ser abordados a partir de diferentes perspectivas formativas e pedagógicas.
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