ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16381

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas, Ensino e Aprendizagem de Física, Jogos Educacionais

Resumo

Os jogos educativos são atividades lúdicas que têm como ênfase principal transmitir conhecimentos de maneira eficiente e divertida para os estudantes. São projetados para serem utilizados no contexto educacional e buscam motivar a aprendizagem de forma mais engajada e participativa. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar as produções científicas sobre os jogos no ensino de Física, nos anos de 2017 a 2022. Para isso, optou-se pelo banco de dados de publicação científica - Portal de Periódicos CAPES. Ademais, esta investigação foi desenvolvida em cinco etapas: pré-análise, codificação, descrição do conteúdo, interpretação dos dados e conclusão, conforme orienta a Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Na pré-análise, definiu-se os descritores de busca: jogos no ensino de Física, ensino de Física, ensino e aprendizagem de Física com jogos. Com as delimitações para a escolha dos trabalhos, esta pesquisa selecionou um total de 20 artigos científicos. Na codificação, escolheu-se as categorias: área de conhecimento; ferramentas utilizadas; desempenho das ferramentas no ensino e avanços dos estudantes na disciplina de Física. Na descrição do conteúdo, os artigos foram organizados pela revista na qual foram publicados, o ano, o título e os autores, seguido pelos resultados ordenados pelas categorias elegidas. Em síntese, o estudo indica que o uso de jogos nas aulas de Física pode ser considerado como uma estratégia educacional eficaz para a aprendizagem, visto que estimula a criatividade e o pensamento crítico dos discentes.

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Biografia do Autor

Marciele Borges da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui Graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa (2022). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - Faveni (2023). Capacitação em Gestão Escolar (2023). Mestranda em Ensino - Linha de Pesquisa: Ensino de Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias, PPGEN -Programa de Pós-graduação em Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Cuiabá- Octayde Jorge da Silva, orientada pelo Dr. Geison Jader Mello. Bolsista da CAPES no programa de Pós Graduação - Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT). Está no 5º Semestre da Faculdade de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua espanhola - UNEMAT. Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2019). Atuou no Programa Residência Pedagógica do IFMT/CAPES, como residente no núcleo do curso de Licenciatura em Física do Campus Confresa do IFMT(2020-2022). Desenvolve pesquisas principalmente nas temáticas: Ensino de Física; Metodologias ativa de aprendizagem; Ensino e Aprendizagem; Salas de Fuga Educativas (Educational Escape Rooms); Abordagem STEAM. Participa do grupo de pesquisa STEAM (IFMT).

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

SILVA, M. B. da; MELLO, G. J. . ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24006, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16381. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16381. Acesso em: 16 out. 2024.