ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
10.26571/reamec.v12.16381Palavras-chave:
Atividades Lúdicas, Ensino e Aprendizagem de Física, Jogos EducacionaisResumo
Os jogos educativos são atividades lúdicas que têm como ênfase principal transmitir conhecimentos de maneira eficiente e divertida para os estudantes. São projetados para serem utilizados no contexto educacional e buscam motivar a aprendizagem de forma mais engajada e participativa. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar as produções científicas sobre os jogos no ensino de Física, nos anos de 2017 a 2022. Para isso, optou-se pelo banco de dados de publicação científica - Portal de Periódicos CAPES. Ademais, esta investigação foi desenvolvida em cinco etapas: pré-análise, codificação, descrição do conteúdo, interpretação dos dados e conclusão, conforme orienta a Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Na pré-análise, definiu-se os descritores de busca: jogos no ensino de Física, ensino de Física, ensino e aprendizagem de Física com jogos. Com as delimitações para a escolha dos trabalhos, esta pesquisa selecionou um total de 20 artigos científicos. Na codificação, escolheu-se as categorias: área de conhecimento; ferramentas utilizadas; desempenho das ferramentas no ensino e avanços dos estudantes na disciplina de Física. Na descrição do conteúdo, os artigos foram organizados pela revista na qual foram publicados, o ano, o título e os autores, seguido pelos resultados ordenados pelas categorias elegidas. Em síntese, o estudo indica que o uso de jogos nas aulas de Física pode ser considerado como uma estratégia educacional eficaz para a aprendizagem, visto que estimula a criatividade e o pensamento crítico dos discentes.
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