SEQUÊNCIA DIDÁTICA E QUEIMADAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE TERMOQUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17571


Palavras-chave:

Queimadas, Ensino de Química, Mapa Mental, Sequência Didática

Resumo

A contextualização no ensino de Química é uma ferramenta valorosa para proporcionar uma aprendizagem significativa e relevante aos estudantes. A utilização de temas socioambientais para contextualizar os conceitos químicos, além de contribuir para a compreensão do conteúdo, promove uma formação crítica ao estudante, oportunizando a conscientização de questões ambientais presentes em seu contexto. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar uma sequência didática alinhada à realidade dos estudantes, abordando o conteúdo de termoquímica por meio do tema das queimadas. Para a estruturação da sequência didática, utilizamos como princípio os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (2000). Os participantes foram 12 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Mirante da Serra – RO. Os resultados obtidos demonstraram que houve assimilação dos conceitos estudados ao longo da sequência didática pelos estudantes, como também evidenciou a capacidade de associação dos termos e conceitos químicos com o tema das queimadas.

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Biografia do Autor

  • Taynara Bonfim Riquiere, Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2020). Possui Especialização em Ensino de Braille e Tecnologias Assistivas pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante - FAVENI (2021); Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2022); Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023); Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2024). Cursou Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza (PPGECN) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2024). Atualmente cursa Doutorado em Química Analítica no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Fabiano Pereira do Amaral, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil.

    Vice-Diretor NCET (2023), Professor Adjunto III na Universidade Federal de Rôndonia - UNIR. Graduação em Ciências com Habilitação em Química (2004) pela Universidade Metodista de Piracicaba, (Unimep), Mestrado em Agronomia com ênfase em Bioquímica Vegetal (2008) na Faculdade de Ciências Agrárias do Campus do Lageado, (Unesp) - Botucatu, Doutorado em Química com ênfase em Química Orgânica (2012) no Instituto de Química de Araraquara (Unesp) e na Università Degli Studi de Salerno - Itália, Pós Doutorado no Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista na (Unesp). Fui Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Vice-Chefe do Departamento de Educação. Professor do quadro permanente dos programas de Pós-Graduação em: Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, UNISANTA - Santos e do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, UNIR. Ministra aulas na graduação nos cursos de: Educação do Campo, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Pedagogia, física e Química na Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência em Química de Produtos Naturais atuando principalmente no isolamento e identificação de metabólitos secundários de média e alta polaridade com as técnicas de HPLC-UV, HPLC-ESI-MSn, RMN, CG, IV e UV.

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E QUEIMADAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE TERMOQUÍMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24063, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17571. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17571. Acesso em: 21 abr. 2025.