EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: POSSIBILIDADES EM UMA ATIVIDADE INTENCIONAL ACERCA DE EMPRÉSTIMO
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Palavras-chave:
Educação Financeira nas Escolas, Matemática Financeira, EmpréstimoResumo
Este artigo objetiva levantar questões e discutir a relevância do raciocínio financeiro crítico (RFC) no ensino e na aprendizagem da educação financeira, nas escolas (EFE), e os elementos necessários para compor uma atividade intencional que privilegie esse raciocínio, com vieses sociológico, cultural e atitudinal. Para tal, discutimos o lugar de ressalto da memorização e das técnicas, no ensino, em detrimento das ações de refletir, questionar e pensar. Também, discutir sobre o lugar de destaque que a sequência "exemplos definição, resultados exemplos fórmulas, técnicas aplicações exercícios” têm ocupado nas aulas de matemática básica. Ao abordarmos a relevância do exercício do RFC, na resolução de questões financeiras, direcionamos nosso olhar para discussões quanto ao processo de elaboração de uma atividade intencional que estimule e potencialize esse raciocínio, tendo como base pressupostos da metodologia de pesquisa qualitativa. As conclusões indicam quais elementos são necessários para o estímulo à mobilização do raciocínio: elaborar atividades intencionais, com foco na mobilização do RFC; enumerar quais elementos são necessários para compor tais atividades; priorizar situações do cotidiano, segundo o aspecto transdisciplinar; fazer uso de tecnologia e estar em consonância com as tendências da EFE.
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