HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DA AMBLYTOME À HIPÉRBOLE COM GEOGEBRA
DOI:
10.26571/reamec.v12.18733Palavras-chave:
Hipérbole, História da Matemática, GeoGebraResumo
Este artigo explora o desenvolvimento histórico e epistemológico dos métodos de determinação da equação da Hipérbole, desde as noções de Menêcmo com a Amblytome e as contribuições de Apolônio, até a abordagem moderna com o GeoGebra. O foco é apresentar uma trajetória que integra a História da Matemática para apoiar o ensino da Hipérbole, enfatizando conceitos de razão e proporcionalidade em geometria e seu tratamento algébrico. Utilizando o GeoGebra, destacamos a importância de visualizar e compreender as correlações geométricas e algébricas, facilitando a aprendizagem dos alunos ao apresentar a Hipérbole como lugar geométrico. Este trabalho visa fomentar novas discussões sobre a integração da História da Matemática e tecnologias digitais no ensino, promovendo uma abordagem interdisciplinar e inovadora.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
No metrics found.
Referências
BORDALLO, Mirella. As Cônicas na matemática escolar brasileira: história, presente e futuro. 2011. 71f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) –Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.
BORGES, Thays de Souza. Geometria analítica nos livros didáticos: uma análise do modelo epistemológicos dominante para o ensino de cônicas no ensino médio. 2023. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023.
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974.
EECKE, Paul Ver. Les coniques d'apollonius de perge. 1963.
ESTRADA, Maria; SÁ, Carlos; QUEIRÓ, João; COSTA, Maria. História da Matemática. Universidade Aberta, 2000.
HOHENWARTER, Markus. GeoGebra Ein Softwaresystem für dynamische Geometrie und Algebra der Ebene. 2002. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Universidade Paris Lodron de Salzburgo, Salzburgo, 2002.
FUCHS, Karl; HOHENWARTER, Markus. Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system GeoGebra. In: SÁRVÁRI, C. (ed.). Proceedings of Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching Conference. Pecs, Hungria: Universidad de Pecs, 2005 128–
LIMA, Elon. Geometria analítica e álgebra linear. 2 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015.
LOPES, Juracélio. Cônicas e Aplicações. Dissertação. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 170f. 2011.
MONTEIRO, Rubens Marinho. Resgate do Teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o GeoGebra. 2014. 57f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2014.
PRIETO, Juan Luis. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), Caracas, v. 7, n. 14, p. 9-23, 2016.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Métodos Históricos para determinar a equação da Orthotome à Parábola. RPD, Confresa/MT, v. 9, p. e24011, 2024. https://doi.org/10.26571/10.23926/RPD.2024.v9.e24011.id893
SÁNCHEZ, Ivonne C.; MENDES, Iran Abreu; CASTILLO, Luis Andrés. Atividades históricas com GeoGebra para explorar a representação geométrica do cone. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 11, n. 1, e23117, jan./dez., 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. Conexões Históricas e Epistemológicas entre a Oxytome e a Elipse: Implicações para o Ensino de Seções Cônicas. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024003, 2024. https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024003.
SMITH, James. Las Bellezas Geométricas atrás de las Fórmulas Feas, 2013. Disponivel em: www.aprendematematicas.org.mx
URBANEJA, Pedro Miguel. El domínio de las secciones cónicas Apolonio. RBA, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivonne C. Sánchez, Iran Abreu Mendes, Maria Deusa Ferreira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.