ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
10.26571/reamec.v12.17241Palavras-chave:
Educação Matemática na EJA, Aprendizagem Significativa, Revisão Sistemática de Literatura (RSL)Resumo
Neste artigo, aborda-se o estado atual do ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na promoção da Aprendizagem Significativa, conforme a concepção de David Ausubel, identificando métodos que incentivem uma aprendizagem contextualizada. A metodologia empregada é qualitativa, consistindo em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e na análise de documentos acadêmicos publicados entre 2019 e 2023. Na pesquisa, os artigos foram agrupados em duas categorias principais: desafios no ensino de Matemática na EJA e Aprendizagem Significativa. Os resultados revelaram que a pandemia de Covid-19 acentuou as dificuldades, exigiu adaptações pedagógicas e a atualização constante dos professores. Propõe-se que a Aprendizagem Significativa, ao conectar novos conceitos aos conhecimentos prévios dos estudantes, torna-se essencial para superar os desafios do ensino tradicional, assim como a integração de jogos educativos e a contextualização do currículo são fundamentais para aumentar o engajamento e desenvolver habilidades matemáticas. Na conclusão, enfatizam-se a importância de abordagens pedagógicas inovadoras, a formação contínua dos docentes, e um ambiente educacional estimulante para melhorar o ensino de Matemática na EJA.
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