ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17241

Palavras-chave:

Educação Matemática na EJA, Aprendizagem Significativa, Revisão Sistemática de Literatura (RSL)

Resumo

Neste artigo, aborda-se o estado atual do ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na promoção da Aprendizagem Significativa, conforme a concepção de David Ausubel, identificando métodos que incentivem uma aprendizagem contextualizada. A metodologia empregada é qualitativa, consistindo em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e na análise de documentos acadêmicos publicados entre 2019 e 2023. Na pesquisa, os artigos foram agrupados em duas categorias principais: desafios no ensino de Matemática na EJA e Aprendizagem Significativa. Os resultados revelaram que a pandemia de Covid-19 acentuou as dificuldades, exigiu adaptações pedagógicas e a atualização constante dos professores. Propõe-se que a Aprendizagem Significativa, ao conectar novos conceitos aos conhecimentos prévios dos estudantes, torna-se essencial para superar os desafios do ensino tradicional, assim como a integração de jogos educativos e a contextualização do currículo são fundamentais para aumentar o engajamento e desenvolver habilidades matemáticas. Na conclusão, enfatizam-se a importância de abordagens pedagógicas inovadoras, a formação contínua dos docentes, e um ambiente educacional estimulante para melhorar o ensino de Matemática na EJA.

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Biografia do Autor

Uanderson Rosário Torquato, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Educação física pela Universidade Norte do Paraná (2021), graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz(2023), especialização em Neuroeducação pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica(2024) e especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOMOTRICIDADE pela FACULDADE UNYPUBLICA(2023).

Flaviana dos Santos Silva , Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP (2014) com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação (2007) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia, lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCEX), atuando como professora na graduação e como permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), na Linha 1 -  Formação de Professores em Educação em Ciências e Matemática, e também no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Matemática (GPTDEM) certificado pela UESC e CNPQ. Compõe o banco de avaliadores (Basis) do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do INEP/MEC e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) para Educação Básica. Foi coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UESC com vigência de abril/2020 a abril/2022. Foi Coordenadora do Institucional do Programa Institucional de Residencia Pedagógica de fevereiro/2018 a março/2019 na UESC. Foi coordenadora da área de Matemática no PIBID entre os anos de 2016 a 2018, e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Robótica Educacional, Comunidade de Pratica; Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino a Distância. Mãe do Davi Augusto de 4 anos.

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

TORQUATO, U. R. .; SILVA , F. dos S. ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24057, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17241. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17241. Acesso em: 21 out. 2024.