ESTADO DA ARTE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DOI:
10.26571/reamec.v12.17795Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Universidade Federal de Rondônia, Programas de Pós-Graduação, PesquisasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o estado da arte das pesquisas que versam sobre temas da/na Educação Matemática Inclusiva de quatro Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como parte de um estudo que integra o projeto Educação Matemática na Amazônia Legal Brasileira: um mapeamento das pesquisas produzidas no período de 1992 a 2022 como subsídio para políticas públicas, o qual conta com financiamento pelo edital CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Universal. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, alicerçada nos pressupostos de um estado da arte de abordagem qualitativa, a partir do levantamento de trabalhos científicos disponíveis nos portais dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia: Educação, Educação Escolar, Educação Matemática, e o Ensino de Ciências da Natureza. A partir do refinamento, detectou-se 14 Dissertações que se dedicam à Educação Matemática Inclusiva. As pesquisas encontradas foram organizadas em três categorias: "Políticas e Formação de professores na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”, “Metodologias e Práticas Pedagógicas na Educação Matemática Inclusiva” e “Profissionais da Educação Matemática Inclusiva”. Como resultado, evidencia-se a escassez de Teses e Dissertações que tematizem a Educação Matemática Inclusiva, mais precisamente voltada às pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. O incentivo ao desenvolvimento de pesquisas dessa natureza certamente proporcionará melhorias nas condições de ensino e aprendizagem nos processos educacionais.
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