APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE O SOCIOCONSTRUTIVISMO VYGOTSKIANO E O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
10.26571/reamec.v12.16723Palavras-chave:
Socioconstrutivismo, Conhecimento Especializado, Aprendizagem, Modelos TeóricosResumo
O Socioconstrutivismo é uma abordagem teórica fundamentada na ideia de que o conhecimento é construído socialmente por meio da interação entre os indivíduos e o ambiente, desempenhando um papel fundamental na compreensão das características de aprendizagem no âmbito educacional. Por este atributo, aproxima-se a teoria Socioconstrutivista de Vygotsky à teoria do Conhecimento Especializado de Professores, que se refere à compreensão única e profunda de que os professores têm (ou devem ter) sobre o conteúdo que ensinam e sobre como ensiná-lo eficazmente aos discentes. Este tipo de conhecimento vai além do conhecimento acadêmico do conteúdo e inclui uma série de elementos que são essenciais para uma prática educativa. Alguns desses elementos compõem o Conhecimento das Características de Aprendizagem dos modelos teóricos do Conhecimento Especializado de Professores de Matemática e das Ciências (Biologia e Física). São esses elementos que foram apropriados para se aproximar as duas teorias, a fim de se embasar epistemologicamente as propostas dos paradigmas dos conhecimentos necessários à profissão docente. Posto isso, a aproximação entre as teorias permitiu identificar elementos das Características de Aprendizagem dos três modelos teóricos do Conhecimento Especializado presentes no Socioconstrutivismo Vygotskiano, destacando-se, principalmente, a congruência de elementos que potencializam a aprendizagem, como os conhecimentos sobre os processos cognitivos, as potencialidades positivas e negativas, a compreensão e construção de significados a partir das informações apresentadas, o uso de estratégias pedagógicas para atender às necessidades dos discentes, oportunizando, assim, o alcance de um nível mais avançado de conhecimento.
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