APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE O SOCIOCONSTRUTIVISMO VYGOTSKIANO E O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16723


Palavras-chave:

Socioconstrutivismo, Conhecimento Especializado, Aprendizagem, Modelos Teóricos

Resumo

O Socioconstrutivismo é uma abordagem teórica fundamentada na ideia de que o conhecimento é construído socialmente por meio da interação entre os indivíduos e o ambiente, desempenhando um papel fundamental na compreensão das características de aprendizagem no âmbito educacional. Por este atributo, aproxima-se a teoria Socioconstrutivista de Vygotsky à teoria do Conhecimento Especializado de Professores, que se refere à compreensão única e profunda de que os professores têm (ou devem ter) sobre o conteúdo que ensinam e sobre como ensiná-lo eficazmente aos discentes. Este tipo de conhecimento vai além do conhecimento acadêmico do conteúdo e inclui uma série de elementos que são essenciais para uma prática educativa. Alguns desses elementos compõem o Conhecimento das Características de Aprendizagem dos modelos teóricos do Conhecimento Especializado de Professores de Matemática e das Ciências (Biologia e Física). São esses elementos que foram apropriados para se aproximar as duas teorias, a fim de se embasar epistemologicamente as propostas dos paradigmas dos conhecimentos necessários à profissão docente. Posto isso, a aproximação entre as teorias permitiu identificar elementos das Características de Aprendizagem dos três modelos teóricos do Conhecimento Especializado presentes no Socioconstrutivismo Vygotskiano, destacando-se, principalmente, a congruência de elementos que potencializam a aprendizagem, como os conhecimentos sobre os processos cognitivos, as potencialidades positivas e negativas, a compreensão e construção de significados a partir das informações apresentadas, o uso de estratégias pedagógicas para atender às necessidades dos discentes, oportunizando, assim, o alcance de um nível mais avançado de conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Marcela Marques, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina-Muriaé, MG, no ano de 2007. Pós-graduação Lato sensu em Gestão, Auditoria, Perícia Judicial Ambiental; e em Direito Agrário e Ambiental; cursando Pós-graduação Lato sensu em Ecologia de Ecossistemas. Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Pesquisadora do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group / Grupo de Pesquisa Conhecimento Especializado de Professores; Experiência em docência na Educação Básica; Ensino Superior e em Pós-Graduação em Docência do Ensino Médio. Membro representante do Brasil do Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental sobre Interações Animais no âmbito Pedagógico. Possui também experiência profissional em Licenciamento Ambiental; Coordenação e Elaboração de Programas Ambientais; Projeto de Reabilitação, Monitoramento e Soltura de Animais Silvestres; Monitoramento e Resgate de Fauna e Flora de Empreendimentos; Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro; Projeto Socioambiental; Consultoria Ambiental e Coordenação de Equipe. Atualmente é Professora de Biologia na Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso.

  • Irene Cristina de' Mello, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP). Foi coordenadora Institucional do PIBID, Prodocência/Capes. Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Foi Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) (2020-2023). Foi Editora Adjunta da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (ReSBEnQ) e Consultora Especial do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (2020-2023). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior (desde 2017). É membro do Conselho Consultivo da SBEnQ (gestão 2023-2025) e Coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ) desde 2003.

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE O SOCIOCONSTRUTIVISMO VYGOTSKIANO E O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24033, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16723. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16723. Acesso em: 27 mar. 2025.