CONTEXTO E CONCRETIZAÇÃO DE ENUNCIADOS: IMPLICAÇÕES PARA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.18621


Palavras-chave:

Concretização de enunciados, Produção acadêmica, Continuidade, Educação Matemática, Matemática

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, trata de uma discussão sobre contextualização e enunciado, assim como suas implicações para atividades de pesquisa e para a produção acadêmica, principalmente a escrita de teses e dissertações. Tem por objetivo situar, em uma perspectiva crítica, os conceitos de contextualização e enunciado no âmbito da pesquisa em sala de aula, considerando-se a concretização dos enunciados e as relações de continuidade das ações ocorridas no ambiente de pesquisa. Partimos da ideia de que toda atividade é contextualizada, restando analisar se o contexto é adequado conforme as dimensões do que se propõe na atividade. Outro pressuposto, é que o contexto é sempre circunstanciado, assim, o estabelece uma relação entre o enunciado, tal qual pensado por seu locutor, e a sua concretização. Ou seja, depende das condições enunciativas dessa concretização. Temos Bakhtin como referencial teórico no que se refere aos constructos teóricos advindos da Linguística, caminhando  para uma discussão principalmente a partir da concretização de enunciados em Educação Matemática, mas não limitando-se a este campo de investigação. Concluímos que o contexto também implica em uma relação entre o discurso e a ação política envolvidos. Desta forma, cabe ao pesquisador, em sua produção textual, inclusive na composição de teses e dissertações, uma circunspeção nas descrições das condições enunciativas e no tratamento e análise dos dados de sua pesquisa, em especial, um cuidado e um respeito aos participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

  • José Joelson Pimentel de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil

    Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, linha de pesquisa Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação, área de concentração Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP); Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professor do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB). Coordenador do PPGECEM-UEPB no período 2016-2021. Diretor do CCHE-UEPB no período 2010-2014. Membro dos Conselhos Superiores da UEPB (Consepe, 2021-atual; Consuni, 2010-2014). Editor da Coleção Caroá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente na formação de professores que ensinam matemática, em especial com temáticas que incluem leitura e escrita em Educação Matemática.

  • Grygena dos Santos Targino Rodrigues, Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Colaboradora do LEEMAT, Campina Grande, Paraíba, Brasil

    Doutora e Mestra em Letras, Licenciada em Letras - Espanhol. Possui experiência nas áreas de Letras, Artes e Educação, com formação de professores, em níveis de graduação e pós-graduação, e no ensino de Espanhol para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. É professora formadora do Projeto Conexão Mundo da SEECT-PB.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

CONTEXTO E CONCRETIZAÇÃO DE ENUNCIADOS: IMPLICAÇÕES PARA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24088, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18621. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18621. Acesso em: 16 abr. 2025.