CONTEXTO E CONCRETIZAÇÃO DE ENUNCIADOS: IMPLICAÇÕES PARA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Palavras-chave:
Concretização de enunciados, Produção acadêmica, Continuidade, Educação Matemática, MatemáticaResumo
Este artigo, de natureza teórica, trata de uma discussão sobre contextualização e enunciado, assim como suas implicações para atividades de pesquisa e para a produção acadêmica, principalmente a escrita de teses e dissertações. Tem por objetivo situar, em uma perspectiva crítica, os conceitos de contextualização e enunciado no âmbito da pesquisa em sala de aula, considerando-se a concretização dos enunciados e as relações de continuidade das ações ocorridas no ambiente de pesquisa. Partimos da ideia de que toda atividade é contextualizada, restando analisar se o contexto é adequado conforme as dimensões do que se propõe na atividade. Outro pressuposto, é que o contexto é sempre circunstanciado, assim, o estabelece uma relação entre o enunciado, tal qual pensado por seu locutor, e a sua concretização. Ou seja, depende das condições enunciativas dessa concretização. Temos Bakhtin como referencial teórico no que se refere aos constructos teóricos advindos da Linguística, caminhando para uma discussão principalmente a partir da concretização de enunciados em Educação Matemática, mas não limitando-se a este campo de investigação. Concluímos que o contexto também implica em uma relação entre o discurso e a ação política envolvidos. Desta forma, cabe ao pesquisador, em sua produção textual, inclusive na composição de teses e dissertações, uma circunspeção nas descrições das condições enunciativas e no tratamento e análise dos dados de sua pesquisa, em especial, um cuidado e um respeito aos participantes da pesquisa.
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