IDENTIDADE DOCENTE E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17342


Palavras-chave:

Licenciatura, Docência, Ensino, Meios de comunicação social, Novas Gerações

Resumo

Esta pesquisa pretendeu descrever as características bibliométricas e qualitativas da literatura brasileira e internacional sobre a aplicação da educação midiática/educação para as mídias em trabalhos voltados à formação de professores de Ciências Biológicas e de que maneira isso pode ser utilizado como instrumento constitutivo da formação da identidade docente. Com objetivos exploratório e descritivo para a pesquisa, nos pautamos nos princípios qualitativos. Através dos procedimentos da revisão sistemática de literatura, feita em bases de dados para coleta de artigos científicos nacionais e internacionais com suporte de protocolo específico para planejamento destes tipos de pesquisa e com apoio do software Start, focalizamos na análise dos resultados que é necessário amadurecer o conhecimento sobre as interações entre educação midiática/educação para as mídias em trabalhos voltados à formação de professores de Ciências Biológicas, uma vez que é muito incipiente o número de autores que trabalham nesta vertente, bem como não há uma tradição de periódicos mais profícuos em relação à temática em estudo, podendo ser um caminho para a busca de novas linhas de investigação. Concluímos que um dos motivos para os pesquisadores não publicarem experiências sobre este tema pode ser não se reconhecerem e reconhecerem os outros como professores que precisam ter em si habilidades midiáticas para poder trabalhar em seus alunos. É possível que não reconheçam estas interações como necessárias para ensinar conteúdos de biologia e que esqueçam que precisam aprimorar mentalidades essenciais para o contexto da informação

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Biografia do Autor

  • Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

    Possuo graduação em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual da Paraíba (2002), Especialização em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais (2017), Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA (2007), Especialização em Saúde Pública (2005), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (2017) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Rede REAMEC na área de ensino de ciências e matemática. Atualmente sou docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR, pertencendo ao Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e suas Tecnologias, atuando na linha de pesquisa: O Ensino da Matemática e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) . Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação e em ensino de ciências e matemática, atuando na abordagem qualitativa com foco na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com o objeto formação de professores.

  • Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil

    Graduada em Biologia Marinha (Bacharelado) pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza (FAMATH), Mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora Livre-Docência pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professora Titular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC) da UERR. Docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática UEA-UFMT-UFPA (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (FEMARH). Desenvolve pesquisas e produtos educacionais na área de Ensino de Ciências (46 - Capes), sendo: Educação em Ciências; Formação Inicial e Continuada de Professores; Espaços não Formais; Educação Ambiental; Alfabetização Científica; e Metodologias para o Ensino de Ciências. Possui experiência em gestão pública tendo ocupado cargos de direção e assessoramento, como: Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UERR; Coordenação do Curso Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas PARFOR/UERR;Coordenação do PPG Ensino de Ciências e Matemática/UERR; Reitora da Universidade Estadual de Roraima; Representante Estadual da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC).

  • Ricardo Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

    Professor Adjunto na área de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e lotado no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Insikiran (UFRR). Possui Graduação e Mestrado em Química, Doutorado em Biotecnologia; e Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Participação nos Grupos de Pesquisas Oleoquímicos e Alternativas Tecnológicas para Áreas de Savana em Roraima. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação: PRONAT e Pesquisador Associado Programa de Pós-Graduação Bionorte. (

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

SANTOS, Virgínia Marne da Silva Araújo dos; CASTRO, Patrícia Macedo de; SANTOS, Ricardo Carvalho dos. IDENTIDADE DOCENTE E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 12, p. e24062, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17342. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17342. Acesso em: 5 dez. 2025.