IDENTIDADE DOCENTE E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17342Palavras-chave:
Licenciatura, Docência, Ensino, Meios de comunicação social, Novas GeraçõesResumo
Esta pesquisa pretendeu descrever as características bibliométricas e qualitativas da literatura brasileira e internacional sobre a aplicação da educação midiática/educação para as mídias em trabalhos voltados à formação de professores de Ciências Biológicas e de que maneira isso pode ser utilizado como instrumento constitutivo da formação da identidade docente. Com objetivos exploratório e descritivo para a pesquisa, nos pautamos nos princípios qualitativos. Através dos procedimentos da revisão sistemática de literatura, feita em bases de dados para coleta de artigos científicos nacionais e internacionais com suporte de protocolo específico para planejamento destes tipos de pesquisa e com apoio do software Start, focalizamos na análise dos resultados que é necessário amadurecer o conhecimento sobre as interações entre educação midiática/educação para as mídias em trabalhos voltados à formação de professores de Ciências Biológicas, uma vez que é muito incipiente o número de autores que trabalham nesta vertente, bem como não há uma tradição de periódicos mais profícuos em relação à temática em estudo, podendo ser um caminho para a busca de novas linhas de investigação. Concluímos que um dos motivos para os pesquisadores não publicarem experiências sobre este tema pode ser não se reconhecerem e reconhecerem os outros como professores que precisam ter em si habilidades midiáticas para poder trabalhar em seus alunos. É possível que não reconheçam estas interações como necessárias para ensinar conteúdos de biologia e que esqueçam que precisam aprimorar mentalidades essenciais para o contexto da informação
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