LINGUAGEM NA HERMENÊUTICA DE MARTIN EGER PARA UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ONTOLÓGICA
DOI:

Palavras-chave:
Hermenêutica Filosófica, Educação em Ciências, Martin EgerResumo
Neste trabalho, buscamos identificar aspectos da linguagem que se mostram nas produções de Martin Eger, responsável por articular a Hermenêutica Filosófica à Educação em Ciências. Em uma escrita ensaística, destacamos a partir do autor a interpretação como parte do processo de superar a distância que há entre o aluno e a ciência que estuda, considerando esta um elemento humano também presente nas Ciências Naturais. Iniciamos por apresentar como a tradição histórica da Hermenêutica se torna uma Hermenêutica Filosófica por intermédio de Hans-Georg Gadamer. Sob influência deste, Martin Eger foi um dos primeiros autores em língua inglesa a sugerir uma aproximação da Hermenêutica Filosófica à Educação em Ciências Naturais. Mostramos como a linguagem na Hermenêutica Filosófica influenciou as produções de Martin Eger, o que o levou a questionar a dupla hermenêutica apenas às Ciências Humanas e propor uma tripla hermenêutica nas Ciências Naturais. Desse movimento emergem analogias como a cascata de interpretações orientadas pelo diálogo hermenêutico nas Ciências Naturais e no educar sobre/a partir delas. O ensaio evidencia que a interpretação e a linguagem desempenham papéis cruciais na Educação em Ciências, promovendo um diálogo hermenêutico entre alunos e ciência.
Downloads
Referências
CARMO, Ana Paula Carvalho; SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. et al. Uma filosofia da educação em ciências no horizonte da hermenêutica filosófica. Prometeica-Revista de Filosofía y Ciencias, São Paulo, n. 27, p. 39-55, 2023. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.14749. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/article/view/14749/10827. Acesso em: 8 nov. 2024.
DAVEY, Nicholas. Unquiet understanding: Gadamer's philosophical hermeneutics. Albany: State University of New York Press, 2012.
EGER, Martin. Hermeneutics and science education: An introduction. Science & Education, London, v. 1, p. 337-348, 1992. https://doi.org/10.1007/BF00430961 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00430961. Acesso em: 12 nov. 2024.
EGER, Martin. Hermeneutics as an approach to science: Part I. Science & Education, London, v. 2, p. 1-29, 1993a. https://doi.org/10.1007/BF00486659. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00486659. Acesso em: 12 nov. 2024.
EGER, Martin. Hermeneutics as an approach to science: Part II. Science & Education, London, v. 2, p. 303-328, 1993b. https://doi.org/10.1007/BF00488169 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00488169. Acesso em: 12 nov. 2024.
EGER, Martin. Language and the double hermeneutic in natural science. In: FEHÉR, M., KISS, O., ROPOLYI, L. (eds.) Hermeneutics and Science: Proceedings of the first conference of the International Society for Hermeneutics and Science. Dordrecht: Springer Netherlands, 1999. p. 265-280. https://doi.org/10.1007/978-94-015-9293-2_21. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-015-9293-2_21. Acesso em: 12 nov. 2024.
FAIRFIELD, Paul (ed.). Education, Dialogue and Hermeneutics. London: Bloomsbury Publishing, 2011.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: Traços fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.
GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. O programa de pesquisa de Martin Eger: princípios da Hermenêutica Filosófica na Educação em Ciências. Educação em Revista, Marília, v. 39, p. 1-19, 2023. https://doi.org/10.1590/0102-469838834. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tRpyKh7rt7HkCnGxtmsyq3S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2024.
GALLAGHER, Shaun. Hermeneutics and education. Albany: SUNY Press, 1992.
GRONDIN, Jean. Understanding as Dialogue: Gadamer. In: GLENDINNING, S. (ed.). The Edinburgh encyclopedia of continental philosophy. Edinburgh: Psychology Press, 1999. p. 222-230.
GRONDIN, Jean. Hermenêutica. Tradutor Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GRONDIN, Jean. The Hermeneutical Circle. In: KEANE, Niall; LAWN, Chris (eds.). The Blackwell companion to hermeneutics. Chichester: John Wiley & Sons, 2016. p. 299-305.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HOGAN, Padraig. Gadamer and the philosophy of education. In: PETERS, M. A. (ed.), Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory, Singapore: Springer, 2016. p. 1-6.
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 101-115, 2003.
LAWN, Chris; KEANE, Niall. The Gadamer Dictionary. London: A&C Black, 2011.
LEIVISKÄ, Anniina. Finitude, Fallibilism and Education towards Non-dogmatism: Gadamer’s hermeneutics in science education. Educational Philosophy and Theory, Sydney, v. 45, n. 5, p. 516-530, 2013. https://doi.org/10.1080/00131857.2012.732012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00131857.2012.732012. Acesso em: 12 nov. 2024.
ORLANDIN, Geane Caroline; SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Linguagem da química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2023. https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30201. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30201/21808. Acesso em: 8 nov. 2024.
RISSER, James. Language and Alterity. In: KEANE, Niall; LAWN, Chris (eds.). The Blackwell companion to hermeneutics. Chichester: John Wiley & Sons, 2016. p. 122-129.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003.
SCHULZ, Roland Martin. On the way to a philosophy of science education. 2010. 279 f. Thesis (Doctor of Philosophy) - Faculty of Education, Simon Fraser University, Burnaby, 2010. Disponível em https://summit.sfu.ca/item/10045 Acesso em: 29 jul, 2024.
SICHELERO, Junior Jonas. Linguagem, hermenêutica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-15, 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WJmGXYz5yfcFHNyhKR7XzCJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2024.
SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Traços da hermenêutica filosófica na educação em ciências: possibilidades à educação química. Alexandria, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 279-304, 2017. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p279. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n2p279. Acesso em: 12 nov. 2024.
SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A tradição de linguagem em Gadamer e o professor de química como tradutor-intérprete. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 268-285, 2018. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n1.7431. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7431. Acesso em: 12 nov. 2024
VESSEY, David. Dialogue, Goodwill, and Community. In: KEANE, Niall; LAWN, Chris (eds.). The Blackwell companion to hermeneutics. Chichester: John Wiley & Sons, 2016. p. 312-319.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéssica Boeira Milane, Robson Simplicio de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.