UM ESTUDO SOBRE AS FONTES DE ATITUDES EM RELAÇÃO À GEOMETRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.19061


Palavras-chave:

Atitudes, Geometria, Fontes, Ensino Médio

Resumo

A Psicologia da Educação Matemática, campo teórico desta pesquisa, é uma área interdisciplinar que tem como objetivo o estudo dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática sob a ótica dos aspectos cognitivos e afetivos. Entre os aspectos afetivos, destacamos as atitudes que possem forte influências sobre a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as fontes de atitudes de alunos do Ensino Médio em relação à Geometria. Participaram do estudo um total de 201 estudantes de uma escola técnica de uma cidade do interior de São Paulo, que responderam a uma escala de fonte de atitudes em relação à Geometria (EF), elaborada e validada para esse estudo. A análise estatística indicou uma boa confiabilidade da escala (Alfa de Cronbach igual a 0,744). As fontes de atitudes investigadas foram: experiências diretas, experiências vicárias, persuasão social/verbal e materiais didáticos. O delineamento metodológico pautou-se na pesquisa exploratória. A análise dos dados mostrou, de forma geral, que as fontes que mais interferem no desenvolvimento das atitudes foram as experiências diretas e o uso de diferentes recursos didáticos pelo professor. Quanto às outras fontes, a persuasão social/verbal, os resultados mostraram que as pessoas que estão mais próximas dos participantes da pesquisa, como os amigos, professores e pais, exercem mais influências do que as pessoas que não possuem vínculos com os alunos, no desenvolvimento das atitudes em relação à Geometria. As experiências vicárias tiveram pouca influência nas atitudes, quando comparada às outras fontes.

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Biografia do Autor

  • Ana Sheila do Couto Trindade Moraco, ETEC Joaquim Ferreira do Amaral, Jaú, São Paulo, Brasil.

    Possui graduação com Licenciatura Plena em Educação Artística - Unar- Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2009), graduação com Licenciatura Plena em Pedagogia - Unar- Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2009), graduação com Bacharel em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação com Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Claretianas de Batatais (2000), graduação com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Grupo Soed (ISSED- Instituto Superior de Educação Elvira Dayrelli / FAVED ) (2016). Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva - (Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell - Grupo Soed)-(2016) , Pós Graduação em Mídias na Educação - Universidade Federal de São Jõao Del - Rey (2014). Mestrado em Educação Para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Atualmente é Doutoranda do programa de Educação para Ciência e Matemática - Unesp Bauru. Professora Ensino Médio e Técnico c do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza da Escola Joaquim Ferreira do Amaral e Urias Ferreira. Professora no Ensino Médio integrado ao Técnico nas disciplinas de Estudos Avançados de Matemática, Estudos Avançados de Ciência da Natureza, Laboratório de Investigação Cienfífica, Laborarório de Processo Criativo, Arte, Física e Biologia.

  • Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Educação (área de Concentração em Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (área de Concentração em Educação Matemática), pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos e Solução de Problemas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, solução de problemas, educação continuada, atitudes, crenças de autoeficácia e ensino e avaliação em matemática. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo - Triênio 2008-2010 e 2011-2013. Foi coordenador do curso de Pedagogia PARFOR (UNESP/CAPES) de 2011-2014. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP - Bauru. Realizou estágios de pós-doutorado de curta duração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal e na Université Claude Bernard Lyon 1. École Supérieure du Professorat et de l Éducation de lAcadémie de Lyon. É líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática . Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru (2021-2025). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Atuou como orientador do Programa Residência Pedagógica de Matemática da CAPES/UNESP/Bauru e como vice-coordenador do Grupo de Trabalho em Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Em 2022 realizou missão acadêmico-científica na Université Claude Bernard, Lyon 1, França pelo Programa CAPES/PRINT.

  • Euro Marques Júnior, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Carlos, São Paulo, Brasil

    Diretor do Núcleo Regional da SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) e Professor Universitário no IFSP de São Carlos e na FATEC de Bauru. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1999), MBA em Marketing pela FGV (2003), Especialização em Gestão de Organizações Públicas pela Unesp (2007), Mestrado em Engenharia de Produção pela Unesp (2011), e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2015). Completou estudos de Pós-Doutorado na Unesp na área de Gestão do Conhecimento e Cadeias de Suprimentos em 2020.Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Gestão da Qualidade, Clima Organizacional, Organizações Públicas, Informática e Estatística.

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

UM ESTUDO SOBRE AS FONTES DE ATITUDES EM RELAÇÃO À GEOMETRIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v12.19061. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19061. Acesso em: 16 abr. 2025.