ESTUDIO SOBRE LAS FUENTES DE LAS ACTITUDES HACIA LA GEOMETRÍA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.19061


Palabras clave:

Actitudes, Geometría, Fuentes, Escuela Secundaria

Resumen

La Psicología de la Educación Matemática, campo teórico de esta investigación, es un área interdisciplinaria que tiene como objetivo el estudio de los procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas desde la perspectiva de los aspectos cognitivos y afectivos. Entre los aspectos afectivos, destacamos las actitudes que tienen una fuerte influencia en el aprendizaje de los estudiantes. Esta investigación tuvo como principal objetivo investigar las fuentes de actitudes de los alumnos de Educación Secundaria con relación a la Geometría. Participaron en el estudio un total de 201 estudiantes de una escuela técnica de una ciudad del interior de São Paulo, quienes respondieron a una escala de fuentes de actitudes en relación con la Geometría (EF), elaborada y validada para este estudio. El análisis estadístico indicó una buena confiabilidad de la escala (Alfa de Cronbach igual a 0,744). Las fuentes de actitudes investigadas fueron: experiencias directas, experiencias vicarias, persuasión social/verbal y materiales de enseñanza. El análisis de los datos mostró, en general, que las fuentes que más influyen en el desarrollo de las actitudes fueron las experiencias directas y el uso de diferentes recursos didácticos por parte del profesor. En cuanto a las otras fuentes, la persuasión social/verbal, los resultados mostraron que las personas más cercanas a los participantes de la investigación, como amigos, profesores y padres, ejercen más influencia que las personas que no tienen vínculos con los estudiantes, en el desarrollo de las actitudes hacia la Geometría. Las experiencias vicarias tuvieron poca influencia en las actitudes en comparación con las otras fuentes.

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Biografía del autor/a

  • Ana Sheila do Couto Trindade Moraco, ETEC Joaquim Ferreira do Amaral, Jaú, São Paulo, Brasil.

    Possui graduação com Licenciatura Plena em Educação Artística - Unar- Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2009), graduação com Licenciatura Plena em Pedagogia - Unar- Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2009), graduação com Bacharel em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação com Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Claretianas de Batatais (2000), graduação com Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Grupo Soed (ISSED- Instituto Superior de Educação Elvira Dayrelli / FAVED ) (2016). Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva - (Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell - Grupo Soed)-(2016) , Pós Graduação em Mídias na Educação - Universidade Federal de São Jõao Del - Rey (2014). Mestrado em Educação Para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Atualmente é Doutoranda do programa de Educação para Ciência e Matemática - Unesp Bauru. Professora Ensino Médio e Técnico c do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza da Escola Joaquim Ferreira do Amaral e Urias Ferreira. Professora no Ensino Médio integrado ao Técnico nas disciplinas de Estudos Avançados de Matemática, Estudos Avançados de Ciência da Natureza, Laboratório de Investigação Cienfífica, Laborarório de Processo Criativo, Arte, Física e Biologia.

  • Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Educação (área de Concentração em Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (área de Concentração em Educação Matemática), pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos e Solução de Problemas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, solução de problemas, educação continuada, atitudes, crenças de autoeficácia e ensino e avaliação em matemática. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo - Triênio 2008-2010 e 2011-2013. Foi coordenador do curso de Pedagogia PARFOR (UNESP/CAPES) de 2011-2014. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP - Bauru. Realizou estágios de pós-doutorado de curta duração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal e na Université Claude Bernard Lyon 1. École Supérieure du Professorat et de l Éducation de lAcadémie de Lyon. É líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática . Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru (2021-2025). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Atuou como orientador do Programa Residência Pedagógica de Matemática da CAPES/UNESP/Bauru e como vice-coordenador do Grupo de Trabalho em Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Em 2022 realizou missão acadêmico-científica na Université Claude Bernard, Lyon 1, França pelo Programa CAPES/PRINT.

  • Euro Marques Júnior, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Carlos, São Paulo, Brasil

    Diretor do Núcleo Regional da SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) e Professor Universitário no IFSP de São Carlos e na FATEC de Bauru. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1999), MBA em Marketing pela FGV (2003), Especialização em Gestão de Organizações Públicas pela Unesp (2007), Mestrado em Engenharia de Produção pela Unesp (2011), e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2015). Completou estudos de Pós-Doutorado na Unesp na área de Gestão do Conhecimento e Cadeias de Suprimentos em 2020.Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Gestão da Qualidade, Clima Organizacional, Organizações Públicas, Informática e Estatística.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

MORACO, Ana Sheila do Couto Trindade; PIROLA, Nelson Antonio; MARQUES JÚNIOR, Euro. ESTUDIO SOBRE LAS FUENTES DE LAS ACTITUDES HACIA LA GEOMETRÍA. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 12, p. e24110, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.19061. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19061. Acesso em: 16 dec. 2025.