LUZ SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRADA: ADVERSIDADES E ESTRATÉGIAS NO ENSINO TÉCNICO-MÉDIO
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Palavras-chave:
Matemática, Interdisciplinaridade, Curriculo, Tecnologias digitaisResumo
O ensino técnico integrado ao médio tem sido um tópico de interesse crescente na educação brasileira. Esta modalidade de ensino busca integrar a educação propedêutica com a educação profissional, proporcionando aos alunos uma formação humana que integra trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Este artigo apresenta um encaminhamento de estudo com o objetivo de refletir os desafios e possibilidades na implementação do currículo integrado baseado na interdisciplinaridade e na perspectiva das tecnologias digitais de modo a articular a matemática com conhecimentos específicos no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Por meio de questionário e entrevistas com professores de matemática de Institutos Federais da região Norte, foram identificadas diversas dificuldades, como a falta de formação continuada adequada para trabalhar com projetos interdisciplinares, a resistência de alguns docentes em integrar conteúdos de diferentes áreas e a persistência de currículos fragmentados. No entanto, os participantes também destacaram vantagens significativas, como o potencial das atividades colaborativas, o sucesso de projetos integradores que aproximam a matemática dos contextos técnicos e a oportunidade de desenvolver nos alunos uma compreensão mais ampla e aplicada dos conteúdos. Através de uma análise crítica, buscamos entender as lacunas existentes entre a teoria e a prática da integração e interdisciplinaridade, propondo possíveis soluções para uma estrutura educacional verdadeiramente integrativa e que garanta uma formação humana completa e integral.
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