LUZ SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRADA: ADVERSIDADES E ESTRATÉGIAS NO ENSINO TÉCNICO-MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17919


Palavras-chave:

Matemática, Interdisciplinaridade, Curriculo, Tecnologias digitais

Resumo

O ensino técnico integrado ao médio tem sido um tópico de interesse crescente na educação brasileira. Esta modalidade de ensino busca integrar a educação propedêutica com a educação profissional, proporcionando aos alunos uma formação humana que integra trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Este artigo apresenta um encaminhamento de estudo com o objetivo de refletir os desafios e possibilidades na implementação do currículo integrado baseado na interdisciplinaridade e na perspectiva das tecnologias digitais de modo a articular a matemática com conhecimentos específicos no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Por meio de questionário e entrevistas com professores de matemática de Institutos Federais da região Norte, foram identificadas diversas dificuldades, como a falta de formação continuada adequada para trabalhar com projetos interdisciplinares, a resistência de alguns docentes em integrar conteúdos de diferentes áreas e a persistência de currículos fragmentados. No entanto, os participantes também destacaram vantagens significativas, como o potencial das atividades colaborativas, o sucesso de projetos integradores que aproximam a matemática dos contextos técnicos e a oportunidade de desenvolver nos alunos uma compreensão mais ampla e aplicada dos conteúdos. Através de uma análise crítica, buscamos entender as lacunas existentes entre a teoria e a prática da integração e interdisciplinaridade, propondo possíveis soluções para uma estrutura educacional verdadeiramente integrativa e que garanta uma formação humana completa e integral.

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Biografia do Autor

  • José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia Doutorado em Educação em Rede PPGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) Associação em Rede intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de matemática, com ênfase no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, etnomatemática e formação/desenvolvimento profissional de professores de matemática.

  • Leticia Sanches Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Tupã, São Paulo, Brasil

    Bacharel (2010) e Mestra (2013) em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José do Rio Preto. Doutora (2017) em Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus São José do Rio Preto/Rio Claro. Pós-doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) (2024). Atualmente é professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no IFSP - Campus Tupã/SP. Tem experiência em Topologia Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Invariantes Algébricos e Teoria de Coincidência. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia, atuando na linha de pesquisa: formação de professores em uma perspectiva interdisciplinar.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

LUZ SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRADA: ADVERSIDADES E ESTRATÉGIAS NO ENSINO TÉCNICO-MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24082, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17919. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17919. Acesso em: 16 abr. 2025.