FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA NORMAL CATARINENSE (1880-1935)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18238

Palavras-chave:

Escola normal, Física, Formação de Professores

Resumo

Nesta pesquisa, abordou-se a formação de professores na escola normal de Santa Catarina no período de 1880 a 1935, com o objetivo de se compreender como as disciplinas científicas, em particular a Física, estavam inseridas no currículo dessa escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa histórica, baseada nos estudos propostos por Le Goff (1990), e é de caráter bibliográfico e documental. As consultas foram realizadas em documentos oficiais, coleções de Leis e Decretos da Província de Santa Catarina e posteriormente do Estado de Santa Catarina, Regulamento da Instrução Pública e Programas de Ensino. Foi possível observar que os currículos e os programas de ensino da Escola Normal Catarinense valorizavam o conhecimento científico, a cultura literária, a formação geral e enciclopédica, com ênfase em conteúdos morais e cívicos laicos. O ensino de ciências, na escola normal, aos poucos foi ganhando espaço nas reformas educacionais que ocorreram entre 1880 a 1935, embora a disciplina de Física permanecesse atrelada à disciplina de Química e História Natural.

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Biografia do Autor

Silvete Coradi Guerini, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em física licenciatura (1995), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2021-2022). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM (stricto sensu)/UFMA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estados Eletrônico, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura eletrônica de nanomateriais, teoria do funcional da densidade. Também atuando na área de Ensino de Ciências e Matemática, nas linhas de pesquisas: I- Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática; II Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

David Antônio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2022). Atualmente é Tesoureiro (Mandato 2022-2026) Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

José Francisco Custódio Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Física (1999), Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Teologia pela UNIGRAN (2019). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catariana (2005-2010). Foi Sub-Coordenador (2014-2016) e Coordenador (2016-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Foi Coeditor (2014-2020) e atualmente é Editor Adjunto do periódico "Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia". É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do Departamento de Física e Coordenador de Área do Subprojeto Física do PIBID. Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Natureza da Ciência, Motivação e Sentimento de Realidade.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

GUERINI, S. C. .; COSTA, D. A. da .; CUSTÓDIO FILHO, J. F. FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA NORMAL CATARINENSE (1880-1935). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24086, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18238. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18238. Acesso em: 6 fev. 2025.

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