Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista REAMEC se dispõe a publicar artigos científicos originais, redigidos em português, inglês ou espanhol, que sejam fruto de pesquisas científicas voltadas à expansão do conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática. Ademais, é importante que esses artigos não estejam sendo simultaneamente considerados para publicação por outros periódicos ou entidades editoriais. A revista tem um interesse particular em divulgar pesquisas realizadas na Região Amazônica, embora também acolha trabalhos provenientes de outras instituições nacionais e internacionais de diversas regiões geográficas.
Objetivo
Divulgar pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, considerando o contexto da Região Amazônica.
Metas a curto prazo - 2020 a 2025
1ª. Realizar a indexação da Revista REAMEC na AmeliCA e Redalyc.
2ª. Inserir a Revista REAMEC no Latindex.
3ª. Efetuar a indexação da Revista REAMEC no SciELO Educação (Brasil).
4ª. Expandir a equipe de avaliadores ad hoc para 400 membros.
5ª. Associar as palavras-chave a um vocabulário controlado.
6ª. Manter o registro ORCID de todos os autores e avaliadores.
7ª. Buscar fontes de financiamento.
8ª. Aprimorar a profissionalização do processo de editoração.
9ª. Almejar maior viabilidade e visibilidade nacional e internacional para a Revista REAMEC.
10ª. Implementar e incorporar práticas editoriais da ciência aberta.
Metas a longo prazo - 2026 a 2030
11ª. Estabelecer a vinculação da Revista REAMEC ao Web of Science.
12ª. Estabelecer a vinculação da Revista REAMEC ao Scopus.
13ª. Registrar a Revista REAMEC em sistemas de métricas.
14ª. Buscar fontes de financiamento.
15ª. Aperfeiçoar a profissionalização do processo de editoração.
16ª. Almejar maior viabilidade e visibilidade tanto nacional quanto internacional.
17ª. Vincular a outras bases de dados, indexadores de métricas, indexadores com metadados.
18ª. Excelência em qualidade editorial.
19ª. Liderança como revista de ciência aberta.
20ª. Sustentabilidade financeira e independência
Missão
Promover a disseminação de conhecimento científico com excelência e inovação no campo do Ensino de Ciências e Matemática, visando contribuir para o avanço do desenvolvimento educacional e socioambiental na Região Amazônica.
Visão
Alcançar reconhecimento internacional, até 2030, como referência de excelência na disseminação de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática na Região Amazônica.
Valores
- Valorização da Região Amazônica
- Responsabilidade social
- Ciência aberta
- Criatividade e inovação
- Rigor científico e ética na pesquisa
- Compromisso com os padrões internacionais
Cobertura/abrangência temática
A área de Ensino de Ciências e Matemática é considerada multidisciplinar e interdisciplinar, abrangendo a investigação de fenômenos relacionados aos diversos processos de ensino, aprendizagem e formação de professores nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia. Esses estudos são realizados em diferentes níveis e modalidades educacionais, abrangendo desde os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, bem como o Ensino Superior, em contextos formais, não formais e informais.
Público-alvo
a) Docentes e estudantes de cursos de Graduação em Matemática, Física, Química, Biologia e Pedagogia;
b) Pesquisadores (docentes e estudantes) de programas de pós-graduação em Ensino/Educação em Ciências e Matemática, assim como de outros programas na área de Ensino reconhecidos pela CAPES; e
c) Professores que atuam no Ensino Básico e no Ensino Superior, lecionando Matemática, Física, Química e Biologia.
Periodicidade
A partir de 2023, a Revista REAMEC passou a adotar a publicação contínua, permitindo a disponibilização imediata dos artigos após o processo de revisão e aceitação, agilizando assim a divulgação dos resultados de pesquisa.
Conselho Científico Consultivo (Nacional e Internacional)
O objetivo deste conselho é fornecer orientações aos Editores da Revista REAMEC, visando assegurar a qualidade dos trabalhos publicados em língua portuguesa (Conselho Nacional), inglesa e espanhola (Conselho Internacional), bem como garantir o cumprimento das exigências necessárias para o registro e a manutenção das indexações nacionais e internacionais que contribuem para a disseminação da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os editores são responsáveis por buscar a consulta e solicitar orientações aos conselheiros. Os conselheiros estão disponíveis para oferecer orientações, sugestões e análises, em conformidade com os padrões internacionais da pesquisa científica na área.
Comitê Científico Assessor (Nacional e Internacional)
O objetivo deste comitê é fornecer assessoria aos Editores da Revista REAMEC, visando garantir a qualidade dos trabalhos publicados nas línguas portuguesa (Comitê Nacional), inglesa e espanhola (Comitê Internacional), bem como assegurar o cumprimento das exigências necessárias para o registro e a manutenção das indexações nacionais e internacionais que contribuem para a disseminação da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os editores são responsáveis por acionar os membros deste comitê, solicitando orientações e conselhos sobre decisões relacionadas à revista, em conformidade com os padrões internacionais da pesquisa científica na área.
Avaliadores/Revisores
A Revista REAMEC possui uma Equipe de Avaliadores/Revisores cadastrados em seu sistema. Aproximadamente 85% dos avaliadores são externos à UFTM. Até dezembro de 2022, havia 240 pesquisadores cadastrados, sendo que cerca de 95% possuem título de doutorado e são especialistas nas áreas de Educação/Ensino em/de Ciências e Matemática, com enfoque específico em Educação, Matemática e Educação em Ciências. Todos os avaliadores estão vinculados a Instituições de Ensino Superior, atuando tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. A meta é contar com aproximadamente 400 avaliadores ativos até final de 2025, a fim de agilizar os processos de avaliação e proporcionar aos autores um retorno em até 4 meses, considerando o aumento significativo da demanda e do interesse pela Revista REAMEC nos últimos anos. Ao final de cada avaliação, o editor responsável envia imediatamente uma declaração de avaliação e agradecimento ao avaliador pelo parecer enviado.
Novos avaliadores
Para ser um avaliador/revisor no contexto da “segunda opção” de submissão à Revista, o pesquisador indicado precisa cumprir certos critérios específicos. Estes critérios são fundamentais para assegurar a qualidade e a adequação do processo de avaliação/revisão. As condições necessárias para um pesquisador ser elegível como avaliador/revisor nesta modalidade incluem:
- Titulação e Qualificação Acadêmica Apropriada: O avaliador/revisor deve possuir qualificações acadêmicas relevantes que garantam sua expertise no campo de estudo do manuscrito submetido e possuir o título de Doutor obtido em Programas de Pós-Graduação na área de Ensino ou Educação.
- Vínculo Institucional: Estar vinculado como docente permanente em Programa de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino, com preferência para aqueles especializados em Ensino de Ciências e Matemática.
- Independência Institucional: Não ter vínculo com a mesma instituição profissional, de origem, ou do Programa de Pós-Graduação dos autores/coautores do manuscrito.
- Participação na Equipe de Avaliadores da Revista: Ser parte, ou aceitar ser parte, da equipe de avaliadores da Revista, cadastrado no sistema da mesma.
- Divulgação de Identidade: Concordar em publicar seus nomes e links do ORCID e Lattes no “Apêndice 1 – Informações sobre o manuscrito”, conforme o Template da Revista.
- Publicação do Parecer: Aceitar que seu parecer seja publicado com um DOI específico e divulgado na página do artigo na Revista. Embora seja uma condição desejável, não é obrigatória.
- Experiência Acadêmica em Avaliação e em Pesquisa: Espera-se que o avaliador/revisor tenha uma sólida experiência de pesquisa e em avaliação na área temática do manuscrito. Isso é crucial para fornecer uma avaliação aprofundada e construtiva.
- Conhecimento Específico do Tema: O avaliador/revisor deve ter conhecimento específico e atualizado sobre o tema abordado no manuscrito, o que lhe permite avaliar a relevância, originalidade e rigor científico do trabalho.
- Disponibilidade e Compromisso: O avaliador/revisor deve estar disponível para realizar a avaliação dentro do prazo estipulado pela Revista e comprometer-se a seguir as diretrizes e padrões éticos da avaliação por pares.
- Imparcialidade e Isenção: É essencial que o avaliador/revisor mantenha uma postura imparcial e isenta, evitando conflitos de interesse que possam comprometer a integridade da avaliação.
- Habilidade de Comunicação Construtiva: O avaliador/revisor deve ser capaz de comunicar suas observações e sugestões de maneira clara, objetiva e construtiva, contribuindo efetivamente para o aprimoramento do manuscrito.
- Conformidade com as Políticas da Revista: O avaliador/revisor deve estar disposto a seguir as políticas e diretrizes específicas da Revista, incluindo os princípios de Ciência Aberta, quando aplicável.
Para solicitar o cadastro, é necessário preencher e enviar o formulário online disponível no link: https://forms.gle/wBoxJdi5znBK6pWh6
Cadastro no ORCID (obrigatório)
Para cumprir os padrões atuais da editoração científica internacional em relação à autoria de trabalhos publicados, a Revista REAMEC estabeleceu a inclusão obrigatória do ORCID durante o processo de submissão de qualquer texto à revista, conforme informado no Template do artigo. Além disso, os editores, membros dos conselhos e comitês científicos, e avaliadores ad hoc também são obrigados a incluir seus números ORCID em seus perfis. O ORCID pode ser criado de forma rápida e gratuita por meio do link: https://orcid.org/register.
Princípios de transparência
A Revista REAMEC adota os seguintes princípios de transparência para garantir a integridade e a confiabilidade de seus processos editoriais:
- Publicação de errata imediata para corrigir qualquer erro identificado em artigos previamente publicados, atendendo às solicitações dos autores.
- Apresentação franca dos aspectos positivos e negativos relacionados ao desempenho da revista, promovendo uma postura transparente com a comunidade científica.
- Compromisso ético com a transparência como base fundamental de todas as atividades da revista.
- Fornecimento de informações relevantes e de interesse para leitores, autores, avaliadores e editores, respeitando estritamente a política de privacidade.
- Rigoroso cumprimento de todas as políticas estabelecidas pela revista, sem exceções, garantindo uma conduta transparente e consistente.
- Divulgação clara dos critérios e procedimentos de seleção e revisão de artigos, oferecendo transparência sobre o processo editorial.
- Manutenção de comunicação aberta e transparente com autores, avaliadores e leitores, respondendo prontamente a dúvidas, solicitações e feedbacks.
- Disponibilização de métricas e estatísticas relevantes sobre a revista, como número de artigos submetidos, tempo médio de revisão e taxa de aceitação, permitindo uma avaliação transparente de sua produtividade.
- Inclusão obrigatória do número ORCID tanto para autores quanto para avaliadores e editores, promovendo a transparência e a identificação precisa dos envolvidos.
- Compromisso constante com a melhoria contínua dos processos editoriais, revisando e atualizando as políticas de transparência para se adaptar às melhores práticas e necessidades da comunidade científica.
Assinaturas
Com o objetivo de ampliar a disseminação das pesquisas publicadas, a Revista REAMEC optou por disponibilizar sua versão exclusivamente online, eliminando a necessidade de assinaturas e versões impressas. Dessa forma, todos os números da revista podem ser acessados, arquivados e baixados gratuitamente por meio de seu próprio site. Isso possibilita um amplo alcance e facilita o compartilhamento das contribuições científicas publicadas no periódico.
Taxas para submissão e publicação de textos
A Revista REAMEC adota uma política de não cobrança de taxas de submissão e processamento de artigos (APCs). Isso significa que os autores não são obrigados a pagar qualquer valor para submeter seus textos à revista ou para que seus artigos sejam processados e publicados. A revista busca promover o acesso aberto e gratuito às pesquisas científicas, garantindo a igualdade de oportunidades e o incentivo à produção acadêmica de qualidade.
Histórico da Revista
A Revista REAMEC foi fundada em 2013 por iniciativa de doutores e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM). Nos primeiros três anos, a revista adotou uma periodicidade anual. A partir de 2017, passou a manter uma publicação semestral, o que incluiu a realização de uma Edição Especial para o Simpósio LASERA realizado em Manaus, em 2018.
Em 2019, a periodicidade da Revista tornou-se quadrimestral. A partir desse ano, passou a publicar três números anualmente e adotou a modalidade de publicação Ahead Of Print (AOP). Esta abordagem permite a disponibilização imediata dos artigos aprovados e editados, acelerando a comunicação científica das pesquisas realizadas. Portanto, assim que um manuscrito é aprovado e revisado pelos autores, a editoração é realizada e o texto é publicado imediatamente, recebendo o seu respectivo DOI.
A partir de 2020, a Revista REAMEC adotou uma periodicidade quadrimestral, resultando na publicação de três edições ao longo do ano. Os intervalos de publicação são distribuídos da seguinte maneira: o primeiro número abrange de janeiro a abril, o segundo de maio a agosto, e o terceiro de setembro a dezembro. Cada edição é aberta no início de seu respectivo período, seguindo as diretrizes da publicação em fluxo contínuo (AOP), e é concluída no último mês do intervalo designado, momento em que são adicionados elementos como capa, ficha técnica, sumário, editorial, equipe editorial e equipe de avaliadores ad hoc.
A partir de 2021, a Revista REAMEC passou por adaptações e mudanças, alinhando-se às boas práticas da editoração científica e adotando princípios da Ciência Aberta. Naquela ocasião, foram implementados diversos aspectos qualitativos, incluindo: a obrigatoriedade de “Notas”, disponíveis na parte final do Template dos artigos; a implementação da “Política de Retratação da Revista REAMEC”; a indexação no índice de revistas em consolidação AmeliCA; a divulgação dos artigos publicados nas redes sociais e acadêmicas da Revista REAMEC; a instalação do plugin Disqus, concebido como um fórum de discussão sobre os artigos publicados; a inclusão de novos indexadores da Revista REAMEC; a organização dos artigos publicados na Revista REAMEC em duas seções: Educação em Ciências e Educação Matemática. Além disso, passou-se a identificar os artigos publicados por meio da codificação eLocation - Electronic Location Identifier.
Em 2022, a Revista REAMEC passou por adaptações e mudanças, alinhando-se às boas práticas da editoração científica e aos princípios da ciência aberta. As mudanças incluíram a ampliação do número de editores envolvidos no fluxo editorial da Revista e um esforço contínuo para qualificar a Revista de acordo com os critérios exigidos por indexadores renomados, tais como Redalyc, SciELO, Web of Science e Scopus. Desde 2019, a equipe editorial deste periódico tem estudado e implementado mudanças para atender aos critérios estabelecidos por esses importantes indexadores internacionais.
A partir de 2023, a Revista REAMEC mudou sua periodicidade de quadrimestral para publicação contínua, atualizou seu Template e começou a convidar os avaliadores a informarem seus nomes no Apêndice do artigo aprovado para publicação. Além disso, passou a solicitar que os autores indiquem, também no Apêndice do Artigo, se o manuscrito é um Preprint e se os dados da pesquisa estão disponíveis em um repositório de dados. Essas mudanças representam mais um passo em direção ao modus operandi de Ciência Aberta.
A partir de 2024 a Revista REAMEC assume o modus operandi de Ciência Aberta (registrado nas suas Políticas de Ciência Aberta) e implementa o ¨Modelo de Submissão e Avaliação de Manuscritos de Ciência Aberta”, registrados no texto do Editorial intitulado “Ciência Aberta na Revista REAMEC: Políticas e Método de Submissão e Avaliação de Manuscritos”, de autoria do Editor Dailson Evangelista Costa.
Resumidamente, por um lado, as políticas de Ciência Aberta da Revista pontuam 16 aspectos inerentes a esse novo paradigma de produção e publicação científica, tais como: Preprint, Dados Abertos, Avaliação por Pares aberta, Acesso Aberto. Por outro lado, o método em questão estabelece três opções distintas para a submissão e avaliação de manuscritos na Revista REAMEC, as quais são consideradas práticas inerentes à Ciência Aberta, especialmente no que tange à abertura da avaliação por pares. Todas essas opções são gerenciadas pelo Open Journal Systems (OJS), plataforma digital da Revista. As opções são:
a) Primeira opção: submissão de manuscrito com a possibilidade de avaliação por pares tanto na modalidade duplo-cego quanto na modalidade aberta (sem indicação e sem pareceres de avaliadores/revisores);
b) Segunda opção: submissão de manuscrito para avaliação por pares aberta, incluindo a indicação de avaliadores/revisores;
c) Terceira opção: submissão de manuscrito para avaliação por pares aberta, incluindo pareceres detalhados de avaliadores/revisores.
Para detalhes sobre estas três opções o leitor pode consultar o “Processo de avaliação por pares” na aba “Para autores” ou conferir a íntegra do texto publicado: https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16911
Sobre o PPGECEM/REAMEC - doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) é um programa acadêmico de doutorado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil, em fevereiro de 2010. Seu objetivo é formar pesquisadores e professores na área de Educação/Ensino de Ciências e Matemática, visando fortalecer essa área na Região Amazônica, especialmente nas licenciaturas em Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia.
A coordenação geral do PPGECEM está sediada na Universidade Federal do Pará, sendo liderada pelo Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. As atividades acadêmicas e de gestão do curso são desenvolvidas em três instituições de ensino superior polos: Universidade Estadual do Amazonas (UEA-Manaus), coordenada pela Profa. Dra. Josefina Barrera Kalhil; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Cuiabá), coordenada pela Profa. Dra. Gladys Denise Wielewski; e Universidade Federal do Pará (UFPA-Belém), coordenada pelo Profa. Dra. Terezinha Valim Gonçalves.
A região da Amazônia Legal Brasileira é composta por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em 2019, a REAMEC contava com a participação de 28 instituições de ensino superior associadas e mais de 60 professores pesquisadores e orientadores. Até maio de 2023, o programa havia formado mais de 200 doutores em Educação em Ciências e Matemática, que atuam como docentes nas instituições de ensino superior da Região Amazônica.
Apoio
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)
Observação:
Textos “Sobre a Revista” atualizados em: 08/01/2024.