CONTRIBUIÇÕES DO AVALIABARRA COMO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EXTERNA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17279

Palavras-chave:

Avaliabarra, Acompanhamento/Gerenciamento da Aprendizagem, Professores que Ensinam Matemática, Aprendizagem dos Alunos, Anos Iniciais

Resumo

Neste artigo, objetivamos identificar as contribuições do Avaliabarra como política de avaliação externa na perspectiva dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Barra do Bugres/MT. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, analisar e interpretar as respostas de 48 professores participantes do Avaliabarra que responderam a um questionário do Google Forms. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a definição de seis Unidades de Registro, que, articuladas entre si, para constituir a Categoria de Análise: Contribuições do Avaliabarra como Política de Avaliação Externa, pela qual realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Como resultados, inferimos que o Avaliabarra contribuiu para que os professores pudessem ter um diagnóstico sistemático das aprendizagens consolidadas e das defasagens dos alunos em cada bimestre do ano de 2022, proporcionando assim uma reorganização constante nos planejamentos dos professores para abordar e superar as lacunas de aprendizagem identificadas. Além disso, as análises explicitadas por meio das “vozes” de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental evidenciaram que o Avaliabarra, contribuiu com a prática pedagógica, com orientações por meio de devolutivas pedagógicas e formações continuadas focadas na recuperação das habilidades não alcançadas, para que as intervenções em sala de aula proporcionassem uma melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aristimar Roberta de Oliveira, Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

Sou graduada em Pedagogia (2006), História (2012) e Geografia (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Complemento minha formação com Pós-Graduação em Interdisciplinaridade pelo Instituto Cuiabano de Educação e em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Panamericano de Educação. Desde 2007, atuo nos anos iniciais do 1 ao 5 ano e, desde 1997, trabalho na área de Humanas, com foco em História e Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, sou tutora do Curso de Licenciatura em Geografia (2021/1) pela UAB/UNEMAT no polo de Barra do Bugres - MT. Sou Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT) e membro do grupo de estudos e pesquisa em Educação Matemática nas escolas (GEPEME).

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Educador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT.

Cláudia Landin Negreiros, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil.

Possui Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1987), Bacharelado em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1988), Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus de Barra do Bugres. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) UNEMAT - Barra do Bugres. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural - PPGECII - UNEMAT - Barra do Bugres. Docente Permanete do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - UNEMAT - Sinop. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Diretoria de Educação a Distância - DEAD - UNEMAT - UAB - CAPES. Coordenadora do Museu Casa Borges - UNEMAT - Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. Atualmente é licencianda em Artes Visuais - Diretoria de Educação a Distância - DEAD - UNEMAT - UAB - CAPES - Polo Cuiabá. Tem experiência nas áreas de: Artes, Linguagem, Educação, Ensino, Formação de Professores.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, 2018.

BURIASCO, Regina Luzia. Corio de. Sobre Avaliação em Matemática: uma reflexão. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 255-263, dez. 2002.

D’AMBROSIO, B. S; D’AMBROSIO, U. Formação de Professores de Matemática: Professor-Pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, PPGE/ME FURB, v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006.

FOERSTE, Erineu. Parceria na Formação de Professores. São Paulo: Cortez, 2005.

GATTI, Bernardete Angelina. Políticas de Avaliação em Larga Escala e a questão da Inovação Educacional. Série-Estudos (UCDB), v. 33, p. 29, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HECK, M. F. Reflexões Acerca do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 124–141, 2018. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p124-141.i6183

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LÜCK, Heloísa. Avaliação e monitoramento do trabalho educacional. (Série Cadernos de Gestão). Petrópolis: Vozes, 2013

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Ecos Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, dez. 2002.

NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, L. H. Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. Notas de Aula. Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha, MG, 2005.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2001

RODRIGUES, M. U; MISKULIN, R. G. S; SILVA, L. D; FERREIRA, N. C. PIBID como “Terceiro Espaço” na Formação de Professores de Matemática no Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 162-183. 2016.

RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019.

RODRIGUES, Márcio Urel. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP, 2016.

SILVA, Luciana Pegoraro Francisco de Mello; TORRES, Julio Cesar. Políticas de avaliação externa e seus desdobramentos para a gestão escolar. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira, Medianeira, PR, v. 1, n. 13, p. 58-67, jan./jun. 2016.

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional. Brasília: Liber Livro, 2005.

VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 1, p. 53-69, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. de .; RODRIGUES, M. U. .; NEGREIROS, C. L. .; VASCONCELOS, F. H. L. . CONTRIBUIÇÕES DO AVALIABARRA COMO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EXTERNA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24056, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17279. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17279. Acesso em: 30 set. 2024.