FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.17547


Palavras-chave:

Formação Docente, Currículo, Relação Teoria e Prática

Resumo

A formação de professores e o currículo para a educação básica têm sido, recorrentemente, tema posto em evidência no campo da pesquisa, no contexto da educação brasileira. Assim, o artigo busca propor reflexões acerca dos currículos dos cursos de formação de professores de Matemática do IFCE e suas implicações para o fazer profissional considerando as dimensões teóricas e práticas. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa de cunho exploratório, recorrendo ao estudo bibliográfico e à pesquisa documental. A revisão de literatura ocorreu a partir de publicações do Portal de Periódicos da CAPES no período compreendido entre 2018 a 2022, sendo escolhido por fornecer publicações que se enquadravam nos aspectos da teoria e prática com dialogicidade na Matemática. Além disso, foi realizada análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática dos campi de Caucaia; Maranguape; Sobral; Maracanaú; Canindé; Juazeiro do Norte; Cedro; Crateús e Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Os resultados foram organizados em dois eixos de análises, os quais abordam: a) O processo de formação docente e a epistemologia da práxis do currículo e b) As dimensões teóricas e práticas nos cursos analisados. As discussões trouxeram reflexões sobre questões curriculares que permeiam o processo formativo, mostrando que ainda há muitos desafios a serem superados, principalmente na área da Matemática, no que tange a contraposição entre os saberes específicos e os pedagógicos, muitas vezes o conhecimento matemático perde a sua estrutura ativa, sendo necessário se pensar em uma articulação entre teórico-prático.

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Biografia do Autor

  • Patricia Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, , Fortaleza, Ceará, Brasil

    Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Cedro (2014-2019). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Fortaleza. Especialização em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Campus Cedro. Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) (2016-2017). Bolsista do Projeto Estudante Voluntário em iniciação cientifica (IFCE- PRPI) (2017-2018) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) (2018-2019). Pesquisadora externa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do IFCE Campus Cedro.

  • Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil.

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Formação de formadores de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24108, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17547. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17547. Acesso em: 22 abr. 2025.