FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE
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Palavras-chave:
Formação Docente, Currículo, Relação Teoria e PráticaResumo
A formação de professores e o currículo para a educação básica têm sido, recorrentemente, tema posto em evidência no campo da pesquisa, no contexto da educação brasileira. Assim, o artigo busca propor reflexões acerca dos currículos dos cursos de formação de professores de Matemática do IFCE e suas implicações para o fazer profissional considerando as dimensões teóricas e práticas. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa de cunho exploratório, recorrendo ao estudo bibliográfico e à pesquisa documental. A revisão de literatura ocorreu a partir de publicações do Portal de Periódicos da CAPES no período compreendido entre 2018 a 2022, sendo escolhido por fornecer publicações que se enquadravam nos aspectos da teoria e prática com dialogicidade na Matemática. Além disso, foi realizada análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática dos campi de Caucaia; Maranguape; Sobral; Maracanaú; Canindé; Juazeiro do Norte; Cedro; Crateús e Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Os resultados foram organizados em dois eixos de análises, os quais abordam: a) O processo de formação docente e a epistemologia da práxis do currículo e b) As dimensões teóricas e práticas nos cursos analisados. As discussões trouxeram reflexões sobre questões curriculares que permeiam o processo formativo, mostrando que ainda há muitos desafios a serem superados, principalmente na área da Matemática, no que tange a contraposição entre os saberes específicos e os pedagógicos, muitas vezes o conhecimento matemático perde a sua estrutura ativa, sendo necessário se pensar em uma articulação entre teórico-prático.
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