DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17681

Palavras-chave:

Educação, Desing Universal para Aprendizagem, Ensino de Ciências

Resumo

Este estudo examina a adoção do Design Universal para Aprendizagem no ensino de Ciências no Brasil através de uma revisão sistemática de literatura de 2014 a 2023. A análise identificou uma prevalência de publicações no estrato Qualis A3, refletindo um espectro de impacto diversificado. As publicações foram categorizadas em quatro áreas principais: revisões do estado da arte, desenvolvimento de recursos didáticos inclusivos, estudos de caso práticos, e inovação em planejamento de ensino. Os resultados destacam progressos na integração do DUA, mas também a necessidade de mais recursos e estratégias pedagógicas para uma educação mais inclusiva no ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joao Paulo Cunha de Menezes, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Sou Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Lavras, com período sanduíche no Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences (CITAB/UTAD). Minha trajetória acadêmica e profissional inclui uma sólida atuação nas áreas de recursos hídricos e educação. Atualmente, sou Professor Adjunto no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, onde desenvolvo pesquisas focadas em educação em Ciências, formação de professores e em processos de ensino e aprendizagem, com ênfase na neurociência cognitiva aplicada à educação básica. Coordeno o grupo de pesquisa Neuroeducação, certificado pelo CNPQ, com o objetivo de promover a integração de abordagens científicas ao contexto educacional.

Referências

BASTOS, Amélia Rota Borges; DANTAS, Lucas Maia; TEIXEIRA, Raquel Lopes. Tabela Periódica Acessível: da proposição do recurso à implementação no ensino de alunos com deficiência visual. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2 ESP, p. 34-49, 2017. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1610. Acesso em: 16 de março 2024.

BASHAM, James D.; BLACKORBY, Jose; MARINO, Matthew T. Opportunity in crisis: The role of universal design for learning in educational redesign. Learning Disabilities: A Contemporary Journal, v. 18, n. 1, p. 71-91, 2020.

CAPP, Matthew James. The effectiveness of universal design for learning: A meta-analysis of literature between 2013 and 2016. International Journal of Inclusive Education, v. 21, n. 8, p. 791-807, 2017. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1325074

CAST. UDL and the learning brain, 2018. http://www.cast.org/our-work/publications/2018/udl-learning-brain-neuroscience.htm

CHIBIAQUE, Francieli Martins; RITTER, Jaqueline. Compreensões da prática de gravação em vídeo de microensino na formação de professores de Química. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, n. 1, p. 134-153, 2021. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2613

DERER, Nuriye Batmaz; COŞKUN, Yemliha. The effect of universal design for learning on metacognitive awareness and self–efficacy beliefs in English. International Online Journal of Educational Sciences, v. 13, n. 1, p. 271-289, 2021. https://doi.org/10.15345/iojes.2021.01.018

EDYBURN, Dave L. Would you recognize universal design for learning if you saw it? Ten propositions for new directions for the second decade of UDL. Learning Disability Quarterly, v. 33, n. 1, p. 33-41, 2010. https://doi.org/10.1177/07319487100330010

EVMENOVA, Anya. Preparing teachers to use universal design for learning to support diverse learners. Journal of Online Learning Research, v. 4, n. 2, p. 147-171, 2018. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/181969/. Acesso em: 20 de abril de 2024.

FERNÁNDEZ-BATANERO, José María; MONTENEGRO-RUEDA, Marta; FERNÁNDEZ-CERERO, José. Use of augmented reality for students with educational needs: a systematic review (2016–2021). Societies, v. 12, n. 2, p. 36, 2022. https://doi.org/10.3390/soc12020036

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALL, Tracey E.; MEYER, Anne; ROSE, David H. (Ed.). Universal design for learning in the classroom: Practical applications. Guilford press, 2012.

LIMA NEVES, Frank Presley; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Abordagem curricular do desenho universal para aprendizagem: implicações para a educação matemática inclusiva. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, n. 17, p. 320-345, 2019. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.320-345

LUCA, Anelise Grunfeld; LACERDA, Lúcia Loreto; MONTES, Rebeca. Recursos didáticos inclusivos para ensino de química/ciências e as tramas nas produções acadêmicas: uma revisão de literatura. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 3, p. 1-23, 2022. https://doi.org/10.3895/actio.v7n3.15388

MEYER, Anne; ROSE, David H.; GORDON, David. Universal design for learning: Theory and practice. CAST Professional Publishing, 2014.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, p. 117-128, 2006. https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

MOURA, Antonio Reynaldo Meneses; FIREMAN, Elton Casado. Sequências de ensino investigativo com temas biológicos: principais características presentes nas pesquisas. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. e23041, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14753

NOVAK, Katie; COUROS, George. UDL Now!: A Teacher's Guide to Applying Universal Design for Learning. CAST, Incorporated, 2022.

RAO, Kavita; OK, Min Wook; BRYANT, Brian R. A review of research on universal design educational models. Remedial and special education, v. 35, n. 3, p. 153-166, 2014. https://doi.org/10.1177/0741932513518980

RAO, Kavita. Instructional design with UDL: Addressing learner variability in college courses. In: Transforming higher education through universal design for learning. Routledge, 2019. p. 115-130. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781351132077-8/instructional-design-udl-kavita-rao. Acesso em: 1 de abril de 2024.

ROSE, David H.; MEYER, Anne. Teaching every student in the digital age: Universal design for learning. Association for Supervision and Curriculum Development, 1703 N. Beauregard St., Alexandria, VA 22311-1714 (Product no. 101042: $22.95 ASCD members; $26.95 nonmembers), 2002.

SALA-BARS, Ingrid; MUMBARDÓ-ADAM, Cristina; ADAM-ALCOCER, Ana Luisa. Moving towards preservice teachers’ implementation of universal design for learning: the central role of self-efficacy. Teachers and Teaching, p. 1-19, 2024. https://doi.org/10.1080/13540602.2024.2308900

SANTANA, Gustavo; BENITEZ, Priscila; MORI, Rafael Cava. Ensino de Química e Inclusão na Educação Básica: mapeamento da produção científica nacional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e24795-27, 2021. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u475501

SARTORI, Jerônimo; LONGO, Maristela. Práticas investigativas no ensino de ciências na educação básica. Reamec-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. e21075-e21075, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.11976

SILVA, Karina Roberta; SANZOVO, Daniel Trevisan; LUCAS, Lucken Bueno. Desenho Universal para Aprendizagem no ensino de Ciências–Anos Finais do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 4, p. 617-623, 2022. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n4p617-623

SOUZA PRAIS, Jacqueline Lidiane; ROSA, Vanderley Flor. Organização da atividade de ensino a partir do desenho universal de aprendizagem: das intenções às práticas inclusivas. Revista Polyphonía, v. 25, n. 2, p. 35-50, 2014. https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38148

SOUZA PRAIS, Jacqueline Lidiane; ROSA, Vanderley Flor. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 4, p. 414-423, 2017. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p414-423

ULIANA, Marcia Rosa; SOUZA MÓL, Gerson. Formação de professores de matemática na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual: análise de uma experiência realizada em Rondônia. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, p. 127-145, 2019. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p127-145.i8511

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

MENEZES, J. P. C. de . DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24068, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17681. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17681. Acesso em: 12 fev. 2025.