DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DE ALTAMIRA – PA: UMA ANÁLISE DO SAEB 2021
DOI:

Palavras-chave:
Desempenho, Matemática, Saeb, Altamira-PAResumo
O presente artigo é uma síntese de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), a qual se destinou a analisar o desempenho em matemática dos alunos de dez municípios paraenses no Saeb 2021. O foco deste estudo está situado na análise de apenas um dos dez municípios avaliados na dissertação, o de Altamira-PA. Desta forma, justifica-se esta proposta de pesquisa por ser importante e necessário conhecer o desempenho em matemática dos alunos do município de Altamira, a fim de que se possa realizar intervenções, reflexões e propiciar subsídios para pesquisas futuras sobre a temática estudada e, assim, contribuir de alguma forma para a melhoria da aprendizagem matemática dos alunos residentes no município analisado. A pesquisa apresenta um método de abordagem qualitativo e, quanto aos objetivos, destaca-se como uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Os resultados permitiram compreender o desempenho em matemática dos alunos do referido município, revelando um desempenho muito abaixo do esperado e, portanto, inadequado.
Downloads
Referências
ANDRADE, M.M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções praticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ATTIE, J. P. Relações de poder no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
BLOOM, B. S., ENGLEHART, M.D., FURST, E. J., HILL, W. J. e KRATHWOHL, D. R. Taxonomy of Educational Objectives (Handbook I: Cognitive Domain). Nova Iorque. McKay, 1956.
BRASIL. Ministérios da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sistema De Avaliação Da Educação Básica Documentos De Referência Versão 1.0. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/saeb_documentos_de_referencia_versao_1.0.pdf. Acesso em 18 de outubro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrizes e Escalas. 2020 Disponível em:< https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/matrizes-e-escalas >. Acesso em: 30 de agosto de 2022.
BRASIL. Ministérios da Educação (MEC). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Painel educacional. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-educacional. Acesso em 18 de outubro de 2022.
CORDEIRO, E. M.; OLIVEIRA, G. S. As Metodologias de Ensino Predominantes nas Salas de Aula. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO e III Congresso Internacional Trabalho docente e Processos Educativos. 2015, Uberaba.: Universidade de Uberaba, 2015.
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática. São Paulo: Editora Ática. 2010.
FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. “Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais”. Revista Gestão e Produção – Departamento de Engenharia de Produção – Universidade de São Carlos, V. 17, nº 2, p. 421-431, 2010.
FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. 2002. Curso de Especialização em Comunidades Virtuais de Aprendizagem-Informática Educativa. Universidade Estadual do Ceará, 2002.
KRATHWOHL, D.R. A revision of Bloom's taxonomy: An overview. Theory into practice, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.
MINAYO, M.C.S (Org). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, V. Como é definido o padrão de desempenho dos alunos para os resultados do Saeb?. Foco Escola. 2022. Disponível em: https://ajuda.focoescola.com.br/hc/pt-br/articles/360058736853-Como-%C3%A9-definido-o-padr%C3%A3o-de-desempenho-dos-alunos-para-os-resultados-do-Saeb- . Acesso em 25 de abril de 2023.
RABELO, E.H. Textos Matemáticos: Produção, interpretação e resolução de problemas. 3ª edição. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002.
ROCHA, Eloy da Silva. Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do Saeb, no período de 2011 a 2017. UFAM. Manaus, 2019.
VIANNA, H. M. Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Estudos em avaliação educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 27, p. 41-76, 2003.
WAJNSZTEJN, A. C.; WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. 2. ed. São Paulo: Ártemis, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andreson Soares Viana, Attico Inácio Chassot, Ronaldo Barros Ripardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.