ANÁLISE DAS COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ SOBRE AS HABILIDADES HIPOTÉTICO-DEDUTIVAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17054

Palavras-chave:

Habilidades, Habilidades hipotético-dedutivas, Licenciatura em Física

Resumo

Nas últimas décadas, houve um foco significativo nas pesquisas sobre o ensino de ciências, que se concentraram em compreender e analisar as dificuldades e lacunas no processo ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, essas pesquisas propuseram metodologias e estudos com o objetivo de aprimorar tanto qualitativamente quanto quantitativamente o processo ensino-aprendizagem. Portanto, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos Estudantes acerca da utilização do método hipotético dedutivo no processo de ensino-aprendizagem, de uma instituição de ensino superior pública do estado do Amazonas, quais são as habilidades hipotético-dedutivas, sejam nas questões acadêmicas, pessoais e profissionais e, desta forma, aplicamos questionários baseados na escala Likert para uma amostra de 21 alunos do curso de licenciatura em Física em que verificamos o desconhecimentos destes quanto as habilidades hipotético-dedutivas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, este estudo visa não apenas reconhecer as habilidades presentes, mas também propor caminhos para aprimorar qualitativa e quantitativamente o processo ensino-aprendizagem, alinhando-se ao contexto específico dos cursos de licenciatura em física na região amazônica. 

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Biografia do Autor

Willian Miguel Pereira Ramos, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Tefé, Amazonas, Brasil.

Com graduação em licenciatura e bacharelado em Física pela Universidade Federal do Amazonas em 2012 e 2016, seguida por um mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas em 2016, atualmente sou doutorando em Educação pela REAMEC. Exerço a função de professor assistente na Universidade do Estado do Amazonas e também atuo como docente na Universidade Federal do Amazonas. Minha experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, concentra-se principalmente no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.

Josefina D. Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Matanzas, Cuba (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Pos doc Em didadtica da Fisica em Mexico. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula n 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .ê vice organizadora de LASERA internacional e presidenta de LASRA Manaus .Participa do projeto Academis STEM da UEA;SAnsung e do projeto interamericano RIED:OEA STEM /STEAM

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

RAMOS, W. M. P. .; KALHIL, J. D. B. . ANÁLISE DAS COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ SOBRE AS HABILIDADES HIPOTÉTICO-DEDUTIVAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24059, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17054. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17054. Acesso em: 12 fev. 2025.