ANÁLISE DAS COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ SOBRE AS HABILIDADES HIPOTÉTICO-DEDUTIVAS
DOI:
10.26571/reamec.v12.17054Palavras-chave:
Habilidades, Habilidades hipotético-dedutivas, Licenciatura em FísicaResumo
Nas últimas décadas, houve um foco significativo nas pesquisas sobre o ensino de ciências, que se concentraram em compreender e analisar as dificuldades e lacunas no processo ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, essas pesquisas propuseram metodologias e estudos com o objetivo de aprimorar tanto qualitativamente quanto quantitativamente o processo ensino-aprendizagem. Portanto, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos Estudantes acerca da utilização do método hipotético dedutivo no processo de ensino-aprendizagem, de uma instituição de ensino superior pública do estado do Amazonas, quais são as habilidades hipotético-dedutivas, sejam nas questões acadêmicas, pessoais e profissionais e, desta forma, aplicamos questionários baseados na escala Likert para uma amostra de 21 alunos do curso de licenciatura em Física em que verificamos o desconhecimentos destes quanto as habilidades hipotético-dedutivas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, este estudo visa não apenas reconhecer as habilidades presentes, mas também propor caminhos para aprimorar qualitativa e quantitativamente o processo ensino-aprendizagem, alinhando-se ao contexto específico dos cursos de licenciatura em física na região amazônica.
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