VIESES E LACUNAS EM PESQUISAS NO ENSINO DE ÁREAS ÚMIDAS IDENTIFICADOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
10.26571/reamec.v12.17507Palavras-chave:
Análise bibliométrica, Educação sobre Áreas Úmidas, Educação Ambiental, Certificação em Áreas ÚmidasResumo
O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática, baseada na recomendação/método Prisma, que objetivou identificar vieses e lacunas de conhecimento em pesquisas relacionadas ao ensino de áreas úmidas. Para isso, foi realizada a busca por artigos na plataforma Capes com a palavra-chave, Wetlands Education, a qual resultou em nove artigos elegíveis, após a exclusão dos trabalhos repetidos e publicações não revisadas por pares. No geral, observou-se que a pesquisa realizada sobre ensino de ecossistemas de áreas úmidas foi tendenciosa para áreas úmidas de água doce, evidenciando a preocupação com a disponibilidade de água potável. Além disso, observou-se um viés geográfico, pois a maioria dos trabalhos foram realizados nos EUA para o nível superior seguido do fundamental. De todos as pesquisas somente uma preocupou-se com certificação de docentes e/ou profissionais para ensinar sobre ecossistemas de áreas úmidas e não ocorre no Brasil. O avanço no conhecimento sobre restauração e conservação das áreas úmidas brasileiras depende da formação de pessoas com treinamentos específicos com certificação no país.
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