VIESES E LACUNAS EM PESQUISAS NO ENSINO DE ÁREAS ÚMIDAS IDENTIFICADOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17507

Palavras-chave:

Análise bibliométrica, Educação sobre Áreas Úmidas, Educação Ambiental, Certificação em Áreas Úmidas

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática, baseada na recomendação/método Prisma, que objetivou identificar vieses e lacunas de conhecimento em pesquisas relacionadas ao ensino de áreas úmidas. Para isso, foi realizada a busca por artigos na plataforma Capes com a palavra-chave, Wetlands Education, a qual resultou em nove artigos elegíveis, após a exclusão dos trabalhos repetidos e publicações não revisadas por pares. No geral, observou-se que a pesquisa realizada sobre ensino de ecossistemas de áreas úmidas foi tendenciosa para áreas úmidas de água doce, evidenciando a preocupação com a disponibilidade de água potável. Além disso, observou-se um viés geográfico, pois a maioria dos trabalhos foram realizados nos EUA para o nível superior seguido do fundamental. De todos as pesquisas somente uma preocupou-se com certificação de docentes e/ou profissionais para ensinar sobre ecossistemas de áreas úmidas e não ocorre no Brasil. O avanço no conhecimento sobre restauração e conservação das áreas úmidas brasileiras depende da formação de pessoas com treinamentos específicos com certificação no país.

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Biografia do Autor

Stela Rosa Amaral Gonçalves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2021), mestra em Ciências Cartográficas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2016) e graduada em Engenheira Ambiental - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2013). Especialista em mapeamento de Áreas Úmidas Brasileiras e de seus Macrohabitats e seu funcionamento Ecológico integrado a paisagem.

Catia Nunes da Cunha, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmida (INCT-INAU), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Dra Catia Nunes da Cunha, ecóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Fez pós-doutorado em Ecologia de áreas úmidas no Max-Planck Institut für Limnology, Tropical Ecology Group - Alemanha. Atualmente, é pesquisadora associada e professora no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também foi Professora Titular no Departamento de Botânica e Ecologia. Sua atuação científica está fortemente voltada ao estudo do Pantanal, sendo pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU), e colaboradora do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Conselheira Técnico-científica do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP. Participa do Programa Corredor Azul (Wetlands International Brasil) e coordena projetos de restauração ecológica no Bioma Pantanal, aplicando o conceito de macrohabitats para orientar a gestão e conservação desse ecossistema único. Foi membro do comitê científico e organizador do 8th International Wetland Conference, 2008 realizado em Cuiabá-MT e membro do comitê cientifico 9th IWC 2012, Orlando Fl, EUA e membro organizador e Comite cientifico do I, II, III, IV e V Congresso Nacional de Áreas Úmidas (CONBRAU). Fez parte do Grupo de trabalho que elaborou bases cientificas para Identificação e Caracterização das Áreas Úmidas Brasileiras, e a Classificação de Macrohabitats do Pantanal para fins de gestão.

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

GONÇALVES, S. R. A.; CUNHA, C. N. da .; MELLO, G. J. . VIESES E LACUNAS EM PESQUISAS NO ENSINO DE ÁREAS ÚMIDAS IDENTIFICADOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24067, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17507. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17507. Acesso em: 12 jan. 2025.