MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
10.26571/reamec.v12.16983Palavras-chave:
Educação em ciências, Desenvolvimento do currículo, Diálogo problematizadorResumo
Nesta pesquisa é trilhado um caminho em busca de compreensões sobre o funcionamento do Ensino Médio em vigor a partir da Lei nº 13.415/2017. Objetiva-se responder: como as mudanças no Ensino Médio que são propostas nos documentos curriculares estão sendo desenvolvidas pelos professores e compreendidas pelos coordenadores pedagógicos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) das escolas de Ensino Médio da Rede Básica de Ensino do RS pertencentes à 14ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (CRERS)? O corpus de análise é composto pelos dados obtidos através de respostas a um questionário semiestruturado, que foi disponibilizado na plataforma Google Forms a professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e coordenadores que trabalham em escolas estaduais da 14ª CRERS. Sendo a Análise Textual Discursiva a metodologia de análise, que resultou em duas categorias: necessidades junto às mudanças no Ensino Médio e planejamento e desenvolvimento de atividades na área da CNT, as quais serão discutidas ao longo deste trabalho. Percebe-se que os olhares tanto do professor quanto do coordenador não destoam, mas demonstram as mesmas dúvidas diante das mudanças propostas. Mesmo que alguns tenham deixado claro que veem a importância destas mudanças, não as compreendem no todo. Sobre os estudantes, são discutidos apontamentos e respostas que mostram a diferença entre o protagonismo que lhes foi prometido e evidências de um processo antidemocrático.
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