MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16983


Palavras-chave:

Educação em ciências, Desenvolvimento do currículo, Diálogo problematizador

Resumo

Nesta pesquisa é trilhado um caminho em busca de compreensões sobre o funcionamento do Ensino Médio em vigor a partir da Lei nº 13.415/2017. Objetiva-se responder: como as mudanças no Ensino Médio que são propostas nos documentos curriculares estão sendo desenvolvidas pelos professores e compreendidas pelos coordenadores pedagógicos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) das escolas de Ensino Médio da Rede Básica de Ensino do RS pertencentes à 14ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (CRERS)? O corpus de análise é composto pelos dados obtidos através de respostas a um questionário semiestruturado, que foi disponibilizado na plataforma Google Forms a professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e coordenadores que trabalham em escolas estaduais da 14ª CRERS. Sendo a Análise Textual Discursiva a metodologia de análise, que resultou em duas categorias: necessidades junto às mudanças no Ensino Médio e planejamento e desenvolvimento de atividades na área da CNT, as quais serão discutidas ao longo deste trabalho. Percebe-se que os olhares tanto do professor quanto do coordenador não destoam, mas demonstram as mesmas dúvidas diante das mudanças propostas. Mesmo que alguns tenham deixado claro que veem a importância destas mudanças, não as compreendem no todo. Sobre os estudantes, são discutidos apontamentos e respostas que mostram a diferença entre o protagonismo que lhes foi prometido e evidências de um processo antidemocrático.

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Biografia do Autor

  • Jeanine de Mello Neckel, Rede Básica de Ensino, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil,

    Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Pós-graduação em Ensino de Biologia no Instituto Alfa Faveni- Faculdade Venda Nova do Imigrante.Pós-graduação- Especialização em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Curso do programa Ciências é 10, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) pela UFRGS.Mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS (2022).

  • Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009); Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2024); Mestra em Educação (2012) e Doutora em Educação (2016) na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta IV na área de Ensino de Física e Ciências; professora, orientadora e coordenadora da Linha de pesquisa 1 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora de Estágios e integrante Colegiado nos Cursos de Física e Matemática, integrante do NDE nos cursos de Física e Pedagogia. Editora de Seção de Ensino de Física da Revista Insignare Scientia (RIS). Foi Conselheira no Conselho Universitário e na Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis. Foi Coordenadora Adjunta de Extensão, campus Cerro Largo. Integrou o Comitê Assessor de Pesquisa e Comitê Assessor de Extensão e Cultura, Integrou o Grupo de Estudos Temáticos Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação da UFSM. Integra os Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP), vinculados à UFFS. Coordena o Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, Física e Química. É colaboradora no PET Ciências. Coordenou o PIBID, nos subprojeto Interdisciplinar e subprojeto Física. Coordena e orienta pesquisas. Atua na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24052, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16983. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16983. Acesso em: 28 mar. 2025.