FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NO MODELO DE BARRAS: MULTIESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.15608

Palavras-chave:

Álgebra, Resolução de Problemas, Formação de Professores, Formação Matemática. Licenciatura em Matemática. Modelo dos Campos Semânticos.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e discutir o potencial do Modelo de Barras, como disparador de multiestratégias para resolução de problemas matemáticos, possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem na transição da Aritmética para a Álgebra e para ampliação do repertório docente em situação de formação continuada. Com postura de pesquisa qualitativa, implementou-se, junto a onze professores que ensinam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental uma Ação Formativa, na qual os professores conheceram a estratégia do Modelo de Barras conciliado com os quatro passos para resolução de problemas de Pólya (2006). Com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), realizamos a leitura plausível das soluções desenvolvidas pelos docentes, das falas dos professores a respeito do potencial do Modelo de Barras como disparador para desenvolvimento de várias estratégias de resolução do problema na transição da Aritmética para a Álgebra, como ampliador do repertório docente e avaliamos implicações de sua adoção em salas de aulas do Ensino Fundamental. Como resultado, observamos que o uso do Modelo de Barras apresentou potencial para oportunizar, na formação docente, multiestratégias de resolução de problemas, ampliar repertório docente e, quando aplicado em sala de aula, de modificar o modo que alunos e professores resolvem problemas, contribuir para constituir espaço de negociação de significado ao uso de letras em expressões matemáticas.

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Biografia do Autor

Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). , atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino colaborativo, atividades didáticas, categorias do cotidiano e ctsa.

Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Especialização em Matemática pela UNICAMP (2005), Doutorado em Educação Matemática na UNESP/Rio Claro (2012) e é professor efetivo, Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Didática da Matemática e Formação de Professores. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT), é membro do corpo docente permenente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) do Campus de Sinop/UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática,educação inclusiva, ensino de matemática e produção de significados.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

ZAMBIASI, G. A. M.; BARBOSA, E. P. FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NO MODELO DE BARRAS: MULTIESTRATÉGIAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24010, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.15608. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15608. Acesso em: 27 abr. 2024.