A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DO UNIVERSALISMO EPISTEMOLÓGICO E DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL CRÍTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18095

Palavras-chave:

Universalismo., Multiculturalismo., Educação Inclusiva., Relações étnico-raciais., Ciência.

Resumo

Nesse trabalho, buscou-se levantar evidências, a partir de uma revisão bibliográfica, quanto ao papel dos conhecimentos dos povos tradicionais na construção de conceitos científicos, ou seja, de ideias diferentes do eurocentrismo, apoiadas no Universalismo Epistemológico, cujos principais defensores são Matthews (1994), Williams (1994) e Siegel (1997). Verificou-se que, para a construção de conhecimentos científicos, a perspectiva Multicultural Crítica, proposta por Mclaren (1997), em conformidade com os pressupostos da Pluralidade Epistemológica e do Modelo de Perfil Conceitual, é mais justa e humanitária, por considerar as relevantes contribuições dos povos tradicionais para a compreensão dos fenômenos naturais e do universo, promovendo, desse modo, uma Educação inclusiva, que prioriza as Relações Étnico-raciais, em busca da equidade na Educação. As evidências apontam que o papel do conhecimento dos povos tradicionais, como: dos africanos, dos quilombolas, dos indígenas brasileiros, entre outros, foi de difundir a origem de diferentes áreas do conhecimento, por exemplo: a astronomia, a agronomia, a hidráulica, a medicina, entre outras, além de provocar novas inquietações e motivações em todo o planeta, nos diferentes povos.

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Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorando em Ensino de Física pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo Universidade Federal do Ceará (UFC). Obteve licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005), especialização no ensino de Física pela Faculdade Farias Brito - FFB (2006) e especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013). Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2018). 

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Análise Multilinear e Avaliação Educacional em Teleinformática, Mestre em Computação com pesquisas em Tecnologia Educacional e graduado em Física. Toda a formação acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente Secretário de Educação de Sobral.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE (2021 - 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, J. A.; VASCONCELOS, F. H. . L.; MENEZES, D. B. A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DO UNIVERSALISMO EPISTEMOLÓGICO E DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL CRÍTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24102, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18095. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18095. Acesso em: 12 fev. 2025.