IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS
DOI:
10.26571/reamec.v12.16979Palavras-chave:
Conhecimento prévio, Aprendizagem Significativa, Funções Orgânicas Oxigenadas, Química Orgânica, Mapas ConceituaisResumo
Na perspectiva da teoria ausebeliana, o conhecimento prévio é o fator isolado que mais influencia para ocorrência da aprendizagem significativa. Deste modo, para que a aprendizagem em Química Orgânica aconteça de forma facilitada é preciso levar em conta os conhecimentos que os estudantes carregam em sua estrutura cognitiva. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo identificar os conhecimentos prévios dos alunos da 3ª série do Ensino Médio Profissionalizante de uma escola pública do interior do Ceará – CE por meio dos mapas conceituais produzidos por eles. A pesquisa é de natureza qualitativa e se configura como pesquisa-ação e exploratória. Ela foi dividida em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma oficina sobre a construção de mapas conceituais com base nas orientações de Moreira (2012b), Novak e Cañas (2010); e no segundo, os alunos elaboraram os mapas conceituais para levantamento dos conhecimentos prévios a respeito das funções orgânicas oxigenadas. Os resultados alcançados evidenciaram que a maioria dos sujeitos participantes não apresentou conhecimentos prévios relevantes em sua estrutura cognitiva referente ao conteúdo em foco e também demonstrou dificuldades quanto à estruturação dos seus mapas. Assim, sugere-se que a identificação dos conhecimentos prévios seja uma estratégia que possibilite ao professor compreender a estrutura cognitiva dos alunos e, com isso, traçar planos e estratégias objetivando o alcance da aprendizagem significativa.
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