IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.16979

Palavras-chave:

Conhecimento prévio, Aprendizagem Significativa, Funções Orgânicas Oxigenadas, Química Orgânica, Mapas Conceituais

Resumo

Na perspectiva da teoria ausebeliana, o conhecimento prévio é o fator isolado que mais influencia para ocorrência da aprendizagem significativa. Deste modo, para que a aprendizagem em Química Orgânica aconteça de forma facilitada é preciso levar em conta os conhecimentos que os estudantes carregam em sua estrutura cognitiva. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo identificar os conhecimentos prévios dos alunos da 3ª série do Ensino Médio Profissionalizante de uma escola pública do interior do Ceará – CE por meio dos mapas conceituais produzidos por eles. A pesquisa é de natureza qualitativa e se configura como pesquisa-ação e exploratória. Ela foi dividida em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma oficina sobre a construção de mapas conceituais com base nas orientações de Moreira (2012b), Novak e Cañas (2010); e no segundo, os alunos elaboraram os mapas conceituais para levantamento dos conhecimentos prévios a respeito das funções orgânicas oxigenadas. Os resultados alcançados evidenciaram que a maioria dos sujeitos participantes não apresentou conhecimentos prévios relevantes em sua estrutura cognitiva referente ao conteúdo em foco e também demonstrou dificuldades quanto à estruturação dos seus mapas. Assim, sugere-se que a identificação dos conhecimentos prévios seja uma estratégia que possibilite ao professor compreender a estrutura cognitiva dos alunos e, com isso, traçar planos e estratégias objetivando o alcance da aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Felipe de Araújo Silva, EEEP Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, Pereiro, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - (2015). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal Rural Semi-Arido - UFERSA - (2017). Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGE/UERN - (2023). Atualmente é professor temporário na Escola de Educação Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão. Tem interesse em pesquisas sobre o ensino de química, com ênfase no ensino de química orgânica. Atua como presidente da Unidade Executora - UEX e Vice-Presidente do Conselho Escolar da Escola de Educação Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão.

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), tendo concluído mestrado (2008) e doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica na referida instituição. Realizou doutorado sanduíche na Universid de Oviedo (UniOvi), na Espanha. Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros e atua em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nas áreas de produtos naturais, biocatálise e ensino de química. Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em Química e Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRN - campus Pau dos Ferros, também foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Pau dos Ferros. Atua como Avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Atualmente realiza pós-doutorado na Universidad de Burgos.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

SILVA, F. de A. .; BIZERRA, A. M. C. IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24051, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16979. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16979. Acesso em: 13 set. 2024.