EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NA COMPREENSÃO DE IMPLICAÇÕES SOCIAIS E DE SAÚDE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17417

Palavras-chave:

Animais domésticos, Educação Ambiental, Abandono

Resumo

A Educação Ambiental (EA) propicia a construção de valores e conhecimentos com intuito de preservar o Meio Ambiente, um bem de uso comum e coletivo. Assim, por meio de espaços formais e informais, pessoas adquirem novos saberes com relação a este tema, objeto de amplo debate no meio acadêmico e científico. O presente estudo teve como objetivo correlacionar breves conceitos de EA e sua interface com o abandono de animais domésticos; o papel da Escola na formação da sociedade e a aplicação de Sequência Didática como metodologia para a construção de conhecimento. Trata-se de um estudo de caracterização bibliográfica, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, realizado entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024. Foram analisados nove artigos para sua elaboração, selecionados no Periódico Capes, na Plataforma SciELO e nos Cadernos da FUCAMP. Para a investigação, considerou-se como critérios: principais teóricos; ações pedagógicas propostas para o ensino de Ciências voltadas à EA; público alvo; campo de pesquisa; conceito de Meio Ambiente e a Legislação referente à proteção ambiental e manejo de animais. Portanto, é evidente que para garantir a manutenção da vida, bem como o bem-estar animal e a preservação do planeta, é necessário que o meio ambiente esteja em equilíbrio e seja protegido. Isso requer a colaboração da comunidade e a atuação do Poder Público na sua preservação.

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Biografia do Autor

Marcio Mateus Amui Pinheiro, Teacher of Basic Education at the State Department of Education (SEDUC/MT), Cuiabá, Mato Grosso, Brazil,

Mestre em Ensino, com ênfase em Ciências da Natureza, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Octayde, Cuiabá/MT. Minha dissertação, intitulada "A bordo do HMS Beagle: o ensino de Evolução por meio de um jogo sério para dispositivos móveis", foi orientada pelo professor Dr. Marcelo Franco Leão. Possuo graduação em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Confresa (2018), onde apresentei meu trabalho de conclusão de curso em Evolução. Em 2020, concluí uma Especialização em Ensino de Biologia. Entre 2018 e 2019, participei do projeto Residência Pedagógica, financiado pela CAPES. Tenho experiência com turmas do Ensino Médio (1, 2 e 3 anos), principalmente utilizando metodologias ativas e jogos educacionais digitais. Minhas áreas de atuação incluem Metodologias de Ensino, Educação Ambiental, Evolução, Ensino de Ciências e Ensino de Biologia.

Marcelo Franco Leão, Professor of Chemistry at the Teaching Department of IFMT, Campus Rondonópolis, Mato Grosso, Brazil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Instrumentação para o Ensino de Química, Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Rondonópolis/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

PINHEIRO, M. M. A. .; LEÃO, M. F. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ABANDONO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NA COMPREENSÃO DE IMPLICAÇÕES SOCIAIS E DE SAÚDE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24053, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17417. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17417. Acesso em: 14 set. 2024.

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