Sobre a Revista

A Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publica artigos relacionados às diversas temáticas inerentes à área de Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática é considerada como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.

A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática. Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na referida área. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.

Qualis 2017-2020:
A4 Ensino 
Qualis 2013-2016: B3 Ensino / B5 Ciências Ambientais / B5 Direito / B5 Filosofia / B5 Interdisciplinar / C Educação
ISSN: 2318-6674 
Prefixo DOI: 10.26571

Notícias

"Revista REAMEC: Avançando Rumo à Ciência Aberta - Novidades Empolgantes!"

2023-05-29

Caro/a leitor/a, autor/a e avaliador/a,

É com grande satisfação que informamos sobre os avanços significativos da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - em direção à ciência aberta.

No ano de 2023, estamos dando mais um passo rumo a esse modus operandi transformador. Além de continuar com a publicação contínua e sem cobrança de qualquer taxa de APC (Article Processing Charge), e oferecer acesso aberto e gratuito, identificação do editor responsável pelo manuscrito e outras informações exigidas dos autores, a Revista REAMEC está agora sugerindo, incentivando e colaborando com as seguintes práticas de ciência aberta:

  1. Publicação do Prepints do manuscrito: Encorajamos os autores a disponibilizarem as versões prévias de seus artigos, chamadas de "preprints". Isso permite que os resultados sejam compartilhados mais rapidamente e obtenham feedback antecipado da comunidade científica.
  2. Publicação e abertura dos dados da pesquisa: Incentivamos os autores a tornarem seus dados de pesquisa disponíveis de forma aberta. Isso promove a transparência, permite a reutilização dos dados por outros pesquisadores e fortalece a base de evidências científicas.
  3. Avaliação Aberta - identificação dos avaliadores no manuscrito: Valorizamos a contribuição dos avaliadores e agora sugerimos que seus nomes sejam publicados nos artigos revisados. Isso reconhece seu trabalho e promove a transparência no processo de revisão por pares.

Informamos que as políticas editoriais da Revista REAMEC em relação à ciência aberta estão sendo desenvolvidas com base em orientações do Programa SciELO, da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e de outras diretrizes de boas práticas editoriais nesse novo paradigma da produção e divulgação do conhecimento científico globalmente defendido.

Convidamos você a explorar os artigos publicados até o momento, que refletem nosso compromisso com a excelência científica. Você pode acessá-los no seguinte link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/view/767

Nas próximas semanas publicaremos artigos que evidenciam outros avanços assumidos por este periódico e informados nos apêndices dos manuscritos.

Agradecemos sinceramente a confiança e a parceria de todos/as.

Viva a Ciência Aberta!

Atenciosamente,
Equipe Editorial da Revista REAMEC

Saiba mais sobre "Revista REAMEC: Avançando Rumo à Ciência Aberta - Novidades Empolgantes!"

Edição Atual

v. 11 n. 1 (2023): Janeiro a dezembro de 2023 - Publicação Contínua (10 ANOS DA REVISTA REAMEC)
					Visualizar v. 11 n. 1 (2023): Janeiro a dezembro de 2023 - Publicação Contínua (10 ANOS DA REVISTA REAMEC)
Publicado: 2023-02-05

Educação em Ciências

Educação Matemática

Ver Todas as Edições