Sobre a Revista
A Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publica artigos relacionados às diversas temáticas inerentes à área de Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática é considerada como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.
A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática. Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, artigos científicos inéditos, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na referida área. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.
Qualis 2017-2020: A4 Ensino
Qualis 2013-2016: B3 Ensino / B5 Ciências Ambientais / B5 Direito / B5 Filosofia / B5 Interdisciplinar / C Educação
ISSN: 2318-6674
Prefixo DOI: 10.26571
Notícias
"Revista REAMEC: Avançando Rumo à Ciência Aberta - Novidades Empolgantes!"
Revista REAMEC recebe Qualis A4 (Quadriênio: 2017-2020) na área de ENSINO
Revista REAMEC publica Editorial, fecha o Volume 10, Nº. 3, setembro a dezembro de 2022, com 28 artigos
Início da publicação contínua da Revista REAMEC, v. 10. n. 3, setembro-dezembro, 2022, pelo processo Ahead Of Print (AOP)
Revista REAMEC publica Editorial, fecha o Volume 10, Nº. 2, maio a agosto de 2022, com 20 artigos
VOCÊ CONHECE A REVISTA REAMEC?
Início da publicação contínua da Revista REAMEC, v. 10. n. 2, maio-agosto, 2022, pelo processo Ahead Of Print
Revista REAMEC publica Editorial, fecha o Volume 10, Nº. 1, janeiro a abril, de 2022 com 23 artigos
Edição Atual
Educação em Ciências
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O BIOMA CERRADO POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA
Visualizações: 564 | PDF download: 632 -
MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Visualizações: 462 | PDF download: 387 -
ANCESTRALIZANDO: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
Visualizações: 482 | PDF download: 713 -
UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) E A APRENDIZAGEM DA OXIRREDUÇÃO
Visualizações: 245 | PDF download: 334 -
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E METODOLOGIA KOZEL: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 445 | PDF download: 285 -
DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: O QUE DIZEM AS RESOLUÇÕES CNE/CP 2/2015 E CNE/CP 2/2019
Visualizações: 197 | PDF download: 181 -
RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM BASES DE DADOS INTERNACIONAIS
Visualizações: 173 | PDF download: 131 -
IMPLICAÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES
Visualizações: 229 | PDF download: 118 -
PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Visualizações: 135 | PDF download: 156 -
CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE CALOR E TEMPERATURA A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS
Visualizações: 185 | PDF download: 141 -
PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA AULAS DE PALEONTOLOGIA: PROPOSIÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Visualizações: 238 | PDF download: 123 -
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA DIVULGADA EM CINCO PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS (2016-2021)
Visualizações: 232 | PDF download: 112 -
O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DISSERTAÇÕES E TESES (2009-2021): ENTRE AUSÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Visualizações: 163 | PDF download: 212 -
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE MENINAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO
Visualizações: 180 | PDF download: 85 -
COMPREENSÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Visualizações: 112 | PDF download: 54 -
ANÁLISE DOS TIPOS DE ENGAJAMENTOS EM VÍDEOS PRODUZIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO YOUTUBE EM 2021
Visualizações: 192 | PDF download: 186 -
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE COVID-19
Visualizações: 200 | PDF download: 192 -
OFICINA MAKER “DO LIXO AO LUXO” COMO MEIO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES
Visualizações: 305 | PDF download: 188 -
ENSINO DE COSMOLOGIA FRENTE À ABORDAGEM CURRICULAR PEDAGÓGICA ENCONTRADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
Visualizações: 213 | PDF download: 131 -
ESTADO DO CONHECIMENTO: ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE O CERRADO EM TEXTOS ACADÊMICOS
Visualizações: 108 | PDF download: 50 -
UTILIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE FISIOLOGIA HUMANA PARA O ENSINO MÉDIO
Visualizações: 168 | PDF download: 60 -
SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM TEMAS BIOLÓGICOS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NAS PESQUISAS
Visualizações: 138 | PDF download: 112 -
O QUE MOSTRAM OS ESTUDOS SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PILHAS?
Visualizações: 106 | PDF download: 49 -
CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS INTERDISCIPLINARES
Visualizações: 172 | PDF download: 84 -
JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA ELUCIDAR AS PROPRIEDADES BÁSICAS DA MOLÉCULA DE DNA
Visualizações: 137 | PDF download: 95 -
TRANSDISCIPLINARIDADE ENTRE FÍSICA MODERNA E ARTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Visualizações: 186 | PDF download: 39 -
IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO - RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES, RECORRENDO AO LETRAMENTO DIGITAL
Visualizações: 171 | PDF download: 99 -
CULTURA DA MANDIOCA: CONTRIBUIÇÕES PARA O REDESENHO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA AMAZÔNIA
Visualizações: 59 | PDF download: 30 -
TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS DE 2017 A 2021?
Visualizações: 74 | PDF download: 28 -
PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 27 | PDF download: 15 -
CONTRIBUTOS À COSMOLOGIA NO ENEM NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA
Visualizações: 76 | PDF download: 52 -
TRAJETÓRIA INICIAL DA HISTÓRIA NATURAL NAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARÁ (1870-1890)
Visualizações: 58 | PDF download: 26 -
A COMPREENSÃO DOCENTE DA LUDICIDADE COMO UMA FERRAMENTA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Visualizações: 62 | PDF download: 16 -
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO INTEGRADO SOBRE O BIOMA CAATINGA
Visualizações: 35 | PDF download: 13 -
REVISÃO SISTEMÁTICA DAS ABORDAGENS (INTER)DISCIPLINARES EM CIÊNCIAS NATURAIS FUNDAMENTADAS EM GALPERIN
Visualizações: 100 | PDF download: 35 -
ESTÁGIO DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Visualizações: 48 | PDF download: 16 -
CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Visualizações: 30 | PDF download: 20 -
UM OLHAR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Visualizações: 28 | PDF download: 11 -
A AÇÃO MEDIADORA COMO ESTRATÉGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Visualizações: 25 | PDF download: 7 -
OLHARES DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE PÚBLICA E PRIVADA SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Visualizações: 30 | PDF download: 17 -
DA TEORIA AO PLANEJAMENTO: OFICINA FORMATIVA E A DIMENSÃO DO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
Visualizações: 24 | PDF download: 11
Educação Matemática
-
FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: A CENA CIENTÍFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES
Visualizações: 245 | PDF download: 189 -
CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO EM DISSERTAÇÕES E TESES
Visualizações: 310 | PDF download: 231 -
ANÁLISE DA ABORDAGEM DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CURRÍCULO AO LONGO DO TEMPO
Visualizações: 290 | PDF download: 159 -
PESQUISAS SOBRE CULTURA ESCOLAR EM TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2021)
Visualizações: 261 | PDF download: 204 -
CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PHET
Visualizações: 149 | PDF download: 117 -
INTERFACE ENTRE O ENSINO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Visualizações: 127 | PDF download: 42 -
A EXPERTISE DO PROFESSOR RUBENS DE CARVALHO NO CONTEXTO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE (1923 – 1927)
Visualizações: 94 | PDF download: 49 -
A COPRODUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS INDÍGENAS
Visualizações: 142 | PDF download: 74 -
INVESTIGANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)
Visualizações: 141 | PDF download: 94 -
O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: DA LEI DE DIRETRIZES E BASES À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Visualizações: 399 | PDF download: 272 -
A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARANAENSE (1970-1990): SABERES A E PARA ENSINAR
Visualizações: 177 | PDF download: 90 -
PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REVISTA REAMEC
Visualizações: 155 | PDF download: 112 -
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 138 | PDF download: 234 -
RELAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ETNOCIÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Visualizações: 149 | PDF download: 71 -
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Visualizações: 161 | PDF download: 113 -
INVENTÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TEA (2000-2020)
Visualizações: 202 | PDF download: 78 -
PERFIL DAS TESES E DISSERTAÇÕES ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS NO CATÁLOGO CAPES
Visualizações: 51 | PDF download: 51 -
ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O PCK (MTSK) PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Visualizações: 108 | PDF download: 57 -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA
Visualizações: 204 | PDF download: 93 -
MAPEAMENTO DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA ENCONTRADAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Visualizações: 89 | PDF download: 25 -
ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO AEE EM JI-PARANÁ (RO)
Visualizações: 94 | PDF download: 25 -
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DOCENTES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS EM AULAS DE MATEMÁTICA COM JOGOS
Visualizações: 83 | PDF download: 25 -
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA COM AUXÍLIO DO CHATGPT: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA
Visualizações: 169 | PDF download: 91 -
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UM RECORTE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2017-2022
Visualizações: 42 | PDF download: 7 -
ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA NOS TRABALHOS PUBLICADOS NO EBRAPEM (2014-2021)
Visualizações: 112 | PDF download: 19 -
UM OLHAR SOBRE A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE TEORIAS COGNITIVAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO
Visualizações: 65 | PDF download: 16
Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
-
OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS COMO INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DA EVASÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO PET/FISICA UFAM
Visualizações: 124 | PDF download: 28 -
O ENSINO DE ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PROFISSIONAIS TÉCNICAS AMAZONENSES (1873-1926)
Visualizações: 65 | PDF download: 28 -
ABORDAGEM HISTÓRICA EM MANUAIS DO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA: NOMENCLATURA E ALQUIMIA
Visualizações: 67 | PDF download: 23 -
EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFSC/FLN E A RELAÇÃO COM O SABER
Visualizações: 70 | PDF download: 20 -
O ENSINO DE FÍSICA E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO
Visualizações: 99 | PDF download: 23 -
NO CULTIVO DE UMA OFICINA COM ARTE CONTEMPORÂNEA INDÍGENA: A SOBERANIA DE UM SABER DA MATEMÁTICA NA ESCOLA
Visualizações: 49 | PDF download: 31 -
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SABERES E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICOS DE ESTUDANTES EM CONSTRUÇÃO
Visualizações: 53 | PDF download: 16 -
MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Visualizações: 75 | PDF download: 32 -
CARTOGRAFIA DA USABILIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL NA PESQUISA STRICTO SENSU
Visualizações: 64 | PDF download: 25 -
CONEXÕES ENTRE O MÉTODO MONTESSORIANO E A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE BRUNER: NOVAS PERSPECTIVAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Visualizações: 82 | PDF download: 29 -
REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INPA: UMA VISÃO A PARTIR DA ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA
Visualizações: 137 | PDF download: 34 -
OS SABERES MATEMÁTICOS PARA MENINAS NO MARANHÃO: UM BREVE CONTEXTO A PARTIR DA PRIMEIRA LEI EDUCACIONAL BRASILEIRA DE 1827
Visualizações: 48 | PDF download: 16